Derbli diz que reforma não tem influência de partidos políticos

Na manhã de terça-feira (22), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, apresentou, oficialmente, cinco secretários para o início da metade de seu primeiro mandato. Dos nomes apresentados, três foram remanejados de pastas e dois assumem pela primeira vez.

Na manhã de terça-feira (22), o prefeito de Irati, Jorge Derbli, apresentou, oficialmente, cinco secretários para o início da metade de seu primeiro mandato. Dos nomes apresentados, três foram remanejados de pastas e dois assumem pela primeira vez. As alterações são nas secretarias de Cultura, Comunicação Social, Serviços Rurais, Desenvolvimento Econômico e Serviços Urbanos.

Em uma coletiva de imprensa no Salão Nobre da Prefeitura de Irati, Derbli comentou os motivos de estar fazendo as mudanças em seu governo. Estamos iniciando o terceiro ano de administração e é normal algumas mudanças. Este é um novo quadro de secretários que vem pra melhorar, cada vez mais, o desempenho da administração, disse ele. Na primeira reunião com a nova equipe, o prefeito pediu aos secretários que, diante de todos os projetos de suas pastas, fosse selecionado um como prioridade. Isto seria pra podermos dar ênfase no que é mais necessário, trabalhar para colocar recursos no projeto de cada secretaria para que ele aconteça neste mandato, definiu Derbli como meta de trabalho para 2019.

 Emiliano e Bispo: novos secretários A convite do prefeito, o ex-vereador Emiliano Gomes está assumindo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Questionado sobre o fato de Gomes ter sido seu concorrente na disputa das últimas eleições municipais, Derbli respondeu que isso não afetou a amizade entre eles. Independente de ter sido meu adversário, ele está aqui hoje para compor nosso secretariado e as ideias que ele tinha pode executar. Nós queremos somar as virtudes de todos pra que a cidade de Irati ganhe, justificou o prefeito.

Emiliano, que assume pela primeira vez um cargo na equipe do Executivo, salienta que está tomando conhecimento dos programas que estão em andamento e que pretende dar continuidade a eles, criando também, novos projetos. Com certeza, o maior desafio é trazer empresas e indústrias. Então, o meu papel será na articulação, na apresentação da cidade de Irati pra gente poder atrair investimentos. Gomes explica que tem o entendimento de que o Condomínio Industrial está defasado e que são necessários investimentos urgentes. Para atender esta situação, ele complementa que vai buscar emendas parlamentares.

Jair Bispo, que já trabalhou com Derbli em sua construtora, é topógrafo prático e mestre de obras. Ele vai coordenar os Serviços Rurais. Nosso projeto é dar continuidade nos trabalhos dos secretários anteriores. A diferença, a partir de agora, é que vamos trabalhar com uma equipe grande com os equipamentos e realizar os serviços no mesmo local. Também teremos uma equipe pequena para fazer aqueles serviços mais simples, de reparos. Secretários remanejados O ex-secretário de Comunicação Social, Wilson Roberto Pedroso, iniciou na segunda-feira (21), os trabalhos a frente da Secretaria de Serviços Urbanos. Assumi a pasta na segunda-feira (21) e foi uma surpresa para mim, agora, ficar a frente dos Serviços Urbanos.

De início, já fizemos uma reunião com a equipe e estamos dando continuidade nos serviços na cidade. Nesta semana, estamos trabalhando próximo a AABB, bairro DER e Avenidas das Torres, adiantou. Luis Antonio Andreassa (Ico), que estava na secretaria de Desenvolvimento Econômico, assumiu a Secretaria de Cultura. É um novo desafio que estou assumindo. O Sidão, ex-secretário da pasta, já está me passando as orientações, e nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vem acontecendo. Acredito que um dos projetos que vamos dar ênfase é o da criação da Banda Municipal, que é um desejo do prefeito.

Quem esteve no comando da Secretaria da Cultura nestes dois últimos anos, foi Sidnei Jorge, que também terá novo papel nesta administração. O radialista foi nomeado Secretário de Comunicação Social. Nós entendemos que, enquanto setor público, a Prefeitura tem a obrigação de repassar informação para toda a população, não apenas aquilo que está acontecendo, mas especialmente, do que não está acontecendo e o motivo. Obviamente, manter esta interação necessária com todas as secretarias para que os secretários ou responsáveis repassem essas informações para a população.

Haverá mais mudanças O secretário de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, Dagoberto Waydzik, deve deixar a administração de Jorge Derbli até o dia 15 de fevereiro. O engenheiro havia se comprometido a ficar a frente da pasta por seis meses, mas só agora vai deixar o cargo. Nós precisamos que seja uma pessoa técnica nesta pasta. Temos três nomes que estamos avaliando, relatou o prefeito. Além disso, a Secretaria da Fazenda também terá mudanças. Por recomendação do Ministério Público que implica em uma situação pessoal, Derbli teve que afastar o secretário Valmir Emiliano que, neste período, está de férias. Foi aberta uma sindicância, mas o caso do Valmir não possui relação alguma com o município, assegurou. Interinamente, a pasta fica sob os cuidados da secretária de Administração, Daniele Cavalli.

Texto: Fernanda Hraber