Eleições 2024: convenções partidárias definem pré-candidatos a prefeito e vice em Guamiranga
Marcelo Leite (PSD) foi definido como pré-candidato à reeleição, tendo como vice Aroldo Kelte (PSD)
Karina Ludvichak, com reportagem de Nilton Pabis
Durante convenção partidária do Partido Social Democrático (PSD), no sábado (3), foi confirmado a pré-candidatura de Marcelo Leite, atual prefeito de Guamiranga, à reeleição nas disputas municipais. Com a pré-candidatura apoiada pelos deputados Sandro Alex, Alexandre Curi e Artagão Júnior, Aroldo Kelte foi nomeado como pré-candidato a vice-prefeito na formação da chapa.
A candidatura de Marcelo Leite até pouco tempo antes das convenções era um mistério para o cenário político de Guamiranga, já que o mesmo havia declarado que não tinha interesse em concorrer ao cargo novamente.
O atual prefeito, filiado ao partido do governador do Paraná, declara que a sua participação nas eleições de 2024 também atende ao pedido dos deputados que apoiam a sua pré-candidatura ao pleito. Em relação a escolha do vice, Marcelo afirma que Aroldo Kelte era o mais indicado, pelo fato de ser atuante na política do município. “É alguém que a gente conhece, que já esteve no meio público como vereador e secretário de Obras. É uma pessoa que acho que é preparada para assumir esse compromisso”, destaca Marcelo.
O pré-candidato a vice conta que aceitou disputar o cargo ao lado de Marcelo por ter acompanhado de perto todo o trabalho que o prefeito fez ao longo dos últimos anos no município. “A gente também tem algo a contribuir com o município de Guamiranga, com os nossos trabalhos, com a bagagem que a gente carrega também. Tudo isso nos ajudou a tomar essa decisão, e a população foi indicando e a gente acabou aceitando”, disse Aroldo.
PSDB e MDB
No domingo (4), a convenção conjunta do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) definiu como pré-candidatos prefeito Marcos Nass (PSDB) e vice João Sávio (MDB).
PSB e PP
Com a promessa de uma gestão focada no desenvolvimento e bem-estar da cidade, a convenção entre o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Progressista (PP), no dia 31/07, resultou no lançamento da pré-candidatura de Rosana Machado à prefeita, definindo como vice Audacir Lava.
Rosana Machado (PP), que deixou um legado quando foi secretária de Saúde de Guamiranga, fundamenta sua pré-candidatura justamente no compromisso com o setor social e a saúde do município. “É o momento de colocar à disposição tudo o que aprendi na saúde e o que entendo que pode ser melhorado para prestar um serviço de mais qualidade à população. Também é o momento de fazer mais no setor social”, ressaltou a pré-candidata.
PT, PV e PCdoB
No sábado (3), o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB), durante a convenção partidária, com o slogan “Esperança e Trabalho”, reuniu membros e simpatizantes para anunciar a pré-candidatura para vereador de Claudinei de Lima, representando o PT.
Além disso, a presidenta do PT local, Alexia Kauana Kingerski, foi escolhida como uma das principais candidatas para o pleito, demonstrando a confiança e apoio do partido em sua liderança.
Foram apresentados na convenção apenas os pré-candidatos do PT, no qual não há a formação de uma chapa única entre os partidos citados.
UNIÃO BRASIL
O União Brasil abriu mão de apresentar pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições de 2024, além de não estabelecer coligações com outros partidos.
Sem pré-candidatos na disputa pela administração da prefeitura, o União Brasil nomeou os pré-candidatos a vereadores, que são eles: Adilson Stadler, Nilda Scorsin, Olívio Krik, Irony Wolski e Ana Elizabete Nascimento (UDA).
PRD
Representando o Partido Renovação Democrática (PRD), são pré-candidatos ao pleito Cleberson Kordiak (PRD) como prefeito ao lado vice Carlos Ricardo Muller (PRD).