Em sessão ordinária, Legislativo solicita melhorias em várias áreas de Irati

Atendendo as reivindicações das comunidades do interior, o Presidente Helio de Mello solicitou ao Executivo a concentração de trabalhos, com maquinários e funcionários, para recuperação das estradas e atendimento ao programa “Porteira Adentro" nas comunidades de Faxinal dos Melos, Faxinal do Rio do Couro, Rio do Couro, Canhadão, Cerro da Ponte Alta, Cachoeira do Palmital, Cadeado Grande, Cadeado Santana, Pinhal Preto, Faxinal dos Da Luz, Rio da Prata, Valeiros, Cadeadinho, Pinheiro Machado, Itapará e adjacências. De acordo com Helio, as citadas vias rurais, além de serem utilizadas pelos moradores para deslocamento e escoamento da produção, são linhas do transporte escolar necessitando, portanto, de manutenção com urgência. Cabe salientar ainda que o último trabalho realizado nestes locais foi executado no sistema de mutirão, no ano de 2002”, alertou.

O Presidente também apresentou indicação solicitando a retomada das atividades dos sistemas de abastecimento de água das comunidades de Cachoeira do Palmital e Faxinal dos Mellos. Requereu também que seja realizado um levantamento dos serviços do programa “Porteira Adentro” nas comunidades de Faxinal dos Mellos, Rio do Couro, Canhadão, Faxinal do Rio do Couro, Faxinal dos Da Luz, Cerro da Ponte Alta, Cachoeira do Palmital, Cadeado Grande, Cadeado Santana, Pinhal Preto, Valeiros, Rio da Prata e Cadeadinho. “Esta foi uma solicitação feita pelos próprios moradores das referidas comunidades, que também buscam saber sobre os diversos serviços iniciados e não concluídos na região”, questionou.

Sobre as escolas, Mello apresentou indicação pedindo que, conforme solicitação já realizada no ano de 2020 através da indicação n° 072, sejam adquiridos computadores, impressoras, folha sulfite e tinta para impressoras para as escolas municipais e CMEIs. “Além da necessidade de substituição dos equipamentos, a situação da pandemia do Covid 19 fez com que o número de impressões de materiais, para serem fornecidos aos alunos, aumentasse consideravelmente e, ainda devido à pandemia, as instituições não puderam realizar nenhum tipo de evento ou promoção na tentativa de angariar recursos para aquisição dos materiais solicitados”, justificou. Por fim, o Presidente sugeriu ainda que o Executivo disponibilize atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde do interior, “visando oportunizar mais qualidade de vida aos cidadãos que residem na zona rural do município”.

Confira os requerimentos de cada vereador em Irati

Teresinha Miranda Veres solicita instalação de academia ao ar livre na Colina Nossa Senhora das Graças 

Na Sessão Ordinária do dia 16 de fevereiro, a vereadora Teresinha Miranda Veres apresentou indicação ao Executivo solicitando a instalação de uma academia ao ar livre na Colina Nossa Senhora das Graças. “O pedido se justifica pela existência de espaço disponível para a referida melhoria no local, considerando que além da questão de saúde pública, o espaço também servirá de entretenimento da população”, justificou a vereadora.

 

Nei Cabral solicita melhorias na área urbana e a construção de uma nova escola no bairro Nhapindazal

Durante a Sessão Ordinária do dia 16 de fevereiro, o vereador Nei Cabral solicitou ao Executivo a recuperação/restauração do redutor de velocidade localizado na Alameda Virgílio Moreira, em frente à Angaí Autopeças, o qual está bastante desgastado, necessitando de melhorias urgentes. Também sugeriu a realização de serviços de melhorias e recuperação das vias Bronislau Bindas e Angela Borazo Bonete, ambas situadas no bairro Lagoa, que se encontram bastante esburacadas. “Tal atendimento se faz necessário para melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres”, alertou o vereador.

Nei solicitou ainda esforços por parte do Executivo para edificação de uma nova Escola no bairro Nhapindazal, sendo que o terreno ao lado pertence ao município e pode ser utilizado para o novo educandário. “O objetivo da construção de uma nova sede para a Escola Municipal Olaria Filipaki é proporcionar ainda mais qualidade de vida e educação aos estudantes que frequentam esta importante instituição de ensino”, destacou.

 

Amauri Cezar Jacumasso pede REFIS para alavancar retomada econômica

Diante da crise econômica provocada pela pandemia, o vereador Amauri Cezar Jacumasso apresentou indicação ao prefeito Jorge Derbli solicitando a elaboração e a instituição de um plano de Recuperação Fiscal de dívidas dos contribuintes do município de Irati – REFIS (Refinanciamento da Dívida Fiscal).

O pedido, conforme ele, se justifica pelo fato de que, devido a pandemia do coronavírus, grande parte dos munícipes estão atravessando um período de dificuldades para pagar as dívidas. “A iniciativa possibilitará maiores condições para a população em geral e as empresas regularizarem as suas dívidas com a prefeitura. Além disso, o plano implicará em maior arrecadação de créditos tributários como receita própria aos cofres públicos, o que será revertido em serviços públicos à população. A iniciativa vai de encontro à retomada econômica, trazendo um efeito positivo e multiplicador nos setores produtivos, possibilitando às empresas a volta da geração de emprego e renda”, destacou Jacumasso.

Leomar Jacumasso solicita melhorias em vias urbanas e rurais

 

Atendendo reivindicações da população, o vereador Leomar Jacumasso apresentou indicação ao Executivo solicitando a realização de serviços de cascalhamento e alargamento da estrada da Lagoa sentido Pedra Preta, tendo em vista, que a via não recebe manutenção há muito tempo e os usuários estão com dificuldades de acesso.

O vereador requereu também serviços de cascalhamento e patrolamento na parte final da Rua Nereu Ramos. “Tal medida se faz necessária para melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres”, justificou. Por fim, ainda sugeriu a realização de melhorias na estrada do Thoms (desvio do pedágio), especialmente próximo à propriedade da Família Fillus. Conforme Jacumasso, os usuários estão com muitas dificuldades de trafegabilidade devido aos atoleiros que se formaram no local.

Ailton Laroca solicita melhorias no trânsito

Na Sessão Ordinária do dia 16 de fevereiro, o vereador Ailton Laroca apresentou indicação solicitando ao Executivo que seja criada uma vaga de parada rápida (15 minutos) em frente à Panificadora e Restaurante “Doce Mel”, localizada na Rua Conselheiro Zacarias, nº 146. O pedido, segundo o vereador, tem como objetivo facilitar e garantir maior rotatividade de veículos. “Atende também uma reivindicação tanto dos comerciantes da área quanto dos consumidores”, destacou Laroca.

Comentários estão fechados.