Estudantes vão eleger representantes da Câmara Mirim – Legislatura 2022

Assessoria Câmara Municipal de Irati

Na manhã desta quarta-feira (8 de junho), o Presidente Helio de Mello acompanhado da vereadora Vera Gabardo e da coordenadora do Programa Câmara Mirim na Secretaria de Educação – Dione Cristina Antunes, estiveram em algumas escolas repassando informações e orientações aos alunos do 5º ano sobre a importância do voto e a função do vereador na sociedade. A eleição para eleger o Vereador Mirim e respectivo Suplente será realizada no dia 21 de junho nas escolas.

Este ano as 10 escolas participantes do Programa são: Escola Municipal Ana Amaral Gruber; Antonina Fillus Panka; Mercedes Braga; Plinio Anciutti Pessoa; Tancredo Martins; Rosalina Cordeiro de Araújo; Olaria Filipaki; Esperança Carignano Chuilki (Guamirim); Escola dos Colonizadores (Gonçalves Junior) e Olavo Anselmo Santini (Rio do Couro).

De forma simples e objetiva, o Presidente Helio de Mello conversou com as crianças, repassando orientações sobre os poderes constituídos e principalmente sobre o voto consciente, que deve ser feito de forma democrática com responsabilidade. Os estudantes demonstraram bastante interesse pelo Programa, sendo que em algumas escolas, inclusive, alguns já apresentaram propostas com o intuito de convencer os colegas, que serão bons representantes para a comunidade escolar.

A intenção do Programa, de acordo com Helio, é justamente conscientizar as crianças para que sejam bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos. “Este período que antecede a eleição é importante para demostrar como funciona o processo democrático de escolha dos representantes, os desafios enfrentados pelos candidatos de como pedir votos e fazer campanha em uma eleição”, destacou.

Até o final do mês de junho, as escolas deverão divulgar os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2022, que terá sua Sessão de Posse no dia 06 de julho, às 9 horas, com diplomação e juramento dos eleitos e eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim – Legislatura 2022 por meio do site no ícone “Sessões Gravadas”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.