Na reta final, visual de campanha tem marcado a disputa eleitoral na região

Período de propaganda eleitoral nas ruas teve início no dia 16 de agosto e se estenderá até 5 de outubro

Redação

A poucos dias das Eleições Municipais de 2024, que acontecem no dia 06 de outubro, o que se nota na região, é uma certa ausência de material de campanha pelas ruas das cidades. Resultando na falta de um clima eleitoral, percebido pela população de Irati e região, que diariamente transitam pelam cidades e no decorrer do cotidiano acabam nem se dando conta que as eleições estão se aproximando.


O período de propaganda eleitoral nas ruas teve início no dia 16 de agosto, logo após o encerramento do prazo para registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, e se estenderá até 5 de outubro, último dia para, até as 22h, poder promover distribuição de material gráfico e realização de caminhada, carreata ou passeata, acompanhados ou não por carro de som ou minitrio.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda dos candidatos nas ruas é aquela realizada para divulgar os currículos e as propostas das candidatas e dos candidatos. Caracterizada por:

  • utilização de bandeiras;
  • uso de adesivos;
  • distribuição de santinhos;
  • uso de alto-falantes;
  • realização de carreatas e comícios; entre outros.

O movimento e a estratégias dos coordenadores de campanha tem mudado e substituído o alvoroço das ruas por outras estratégias que abrangem muito o mundo digital como a veiculação de vídeos por exemplo. Mas o astral da campanha, que é composto, por exemplo, pela presença dos cabos eleitorais nas ruas, é um dos pontos positivos para obter o sucesso nas urnas. O astral que a movimentação de bandeiras e outros adereços de marketing de rua transmitem otimismo e confiança aos eleitores gerando maior engajamento e identificação, desde que na medida certa.


Em Irati, apenas nesta reta final percebemos esta movimentação buscando contaminar o eleitor. No último sábado percebemos cabos eleitorais da campanha de Emiliano Gomes atuaram no Centro da cidade, elevando o astral da campanha. Durante a semana também surgiram nas ruas bandeiras e placas de Rafael Lucas que disputaram as esquinas com outros candidatos. Mas a primeira movimentação nas ruas com bandeiras foi de Ana Radis, candidata do PT. Essa movimentação deve se intensificar na reta final. A preocupação que a Folha ouviu de leitores é que este movimento não acabe atrapalhando os pedestres e o trânsito em geral.


Aliado a isso, existe ainda a empatia, que é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos e experiências de outra pessoa. Candidatos e equipe que demostram empatia conseguem se conectar melhor com as preocupações da população. Mostrar que se importa com as opiniões e experiências dos eleitores ajuda a construir confiança e um relacionamento mais sólido dando respostas e soluções mais alinhadas com as expectativas da comunidade, mostrando que compreendem os desafios enfrentados.


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