Redação, com informações de Keller UrbikSurmacz
A Prefeitura de Rio Azul convida todos os cidadãos a participarem da 3ª Audiência Pública da revisão do Plano Diretor de Rio Azul. Neste evento, serão apresentados e debatidos com a comunidade as diretrizes e propostas para o futuro da cidade. A audiência é aberta ao público em geral. É fundamental a participação da população para a construção do Plano Diretor com a identidade da cidade.
A audiência acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 18:30 horas, na Câmara Municipal.na Rua Getúlio Vargas, 250.
Segundo o secretário de Planejamento, Keller UrbikSurmacz, é importante salientar que o Plano Diretor deve ser construído pela população. “Qual cidade eles querem para daqui 10 anos? Como eles veem a cidade hoje e o quais mudanças querem que aconteçam, pensando em melhorias, benefícios, uma cidade melhor para se viver no futuro. Como imaginam a cidade em 2035, por isso é importante que participem”, disse.
O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, falou sobre a importância da participação popular na audiência. “A participação popular é algo que vai modificar a cidade, é o futuro de Rio Azul para os próximos 10 anos e a população pode e deve ter voz nas decisões públicas”, comenta.
Ainda, Surmacz diz que é importante lembrar que o PDM é a Lei que vai dirigir o município para os próximos 10 anos, e isso não somente na área de planejamento, obras, mas sim, envolvendo e ditando as regras em todas as áreas: saúde, educação, assistência social, esporte, finanças, etc.
“Muitos munícipes nos procuram e fazem a crítica de que há 10 anos atrás, a última revisão do PDM, que está em vigência, foi feito por uma minoria, como achavam que era bom e assim foi deferido e aprovado, não sendo levado ao conhecimento e debate do público”, complementa o secretário.
Nesta audiência a gestão pensa em fazer de uma forma diferente. “É por isso que apelamos e fazemos questão da presença da população na audiência pública”.
Sobre a aprovação de projetos, que é o caso do planejamento, muitos projetos são indeferidos devido aos parâmetros que são ditados no PDM, mas, segundo Keller, a lei é para ser seguida à risca, inclusive, acaba gerando a revolta dos profissionais técnicos e dos proprietários de obras. Então, estes também devem estar presentes trazendo suas contribuições.
“É importante salientar que não é necessário ter nenhuma formação para participar e trazer as contribuições na audiência. Faz-se o apelo a toda a população, sem restrições, da área rural e urbana, pois cada munícipe vive uma realidade, e cada um tem um ponto de vista diferente. Por isso, cada ponto de vista é uma questão a ser debatida com a finalidade de contribuir para um Rio Azul melhor, que já vem acontecendo na gestão do prefeito Leandro Jasinski, e para o futuro”, explica Keller.
Posteriormente, deve existir uma quarta audiência, sem data definida, para que o plano seja apresentado de uma forma mais concreta e completa. Segundo o secretário de Planejamento, será a audiência mais importante.