Pesquisa aponta Leandro Jasinski liderando cenário eleitoral com 64% das intenções de votos
Pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 e ouviu 300 eleitores de Rio Azul
Nilton Pabis
A disputa eleitoral que conduzirá os próximos prefeitos, vices e vereadores já está iniciando e a Folha de Irati fez algumas sondagens para ver o comportamento do eleitorado. Em Rio Azul, apenas dois candidatos disputam a prefeitura, o atual prefeito que disputa a reeleição, Leandro Jasinski e o ex prefeito Vicente Solda. A pesquisa realizada pela empresa Agili Pesquisa e Marqueting entrevistou 300 pessoas e mostra que Leandro Jasinski é o preferido da população. As entrevistas aconteceram entre os dias 9 e 12 de agosto de 2024 e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PR-07661/2024.
A pesquisa buscou saber como o eleitor votará nas próximas eleições, por isso foram questionados de várias maneiras. Uma das formas foi quando você indica os candidatos da disputa. Neste cenário, foram apresentados ao eleitor os candidatos com seus respectivos vices. Leandro Jasinski, que vai à reeleição junto do seu vice Jair Boni, teve 50.0% dos votos. Vicente Solda que tem como vice Alcides Thaskos, aparece com 27.30% das intenções de votos. Os entrevistados que optaram em não votar em nenhum dos candidatos somaram 13.3% do eleitorado e os que não souberam somam 9.30%.
Quando destes números são retirados os indecisos e analisados apenas os votos válidos, os números sobem. Leandro Jasinski chega a casa de 64.70% dos votos enquanto Solda vai a 35,30% do eleitorado.
A Folha também quis saber se o voto é convicto, isso quer dizer, se pode ou não mudar. Dos entrevistados, 75.30% já têm o seu voto como definitivo e não muda mais o voto, enquanto 24.70% dos eleitores podem mudar os votos durante o processo eleitoral.
Quando se fala na definição do voto, o perfil mais definido são de eleitores que votam em Leandro Jasinski. Destes eleitores, 75.30% dos eleitores de Jasinski não mudaram de voto, enquanto 24.7% podem mudar. Já dos eleitores de Solda 69.5% não mudarão de voto. Isso quer dizer que 8.30% dos eleitores de Rio Azul que devem votar em Solda podem mudar o voto.
Outro aspecto importante para se mostrar numa eleição é a rejeição que registra até onde o candidato pode crescer num resultado final. Quando foi perguntado em qual candidato você não votaria de jeito nenhum, Vicente Solda teve 43.30% dos votos enquanto Leandro obteve 23.70%, 13.30% disseram que não votariam em nenhum e 19.30% optaram em não responder a pergunta.
A Folha também buscou saber sobre a transferência de voto do governador e do presidente Lula e do ex presidente Bolsonaro. Se Ratinho apoiar um candidato, 22% do eleitorado poderia votar no candidato, 11.30 não votaria, 61% é indiferente e 5.7% não respondeu. Lula transfere menos apoio do que Bolsonaro em Rio Azul. Dos entrevistados, 37.7% não votariam em alguém indicado por Lula, enquanto que 21.7% aumentariam sua vontade de votar num candidato apoiado por Lula. 35.70% é indiferente sobre o tema e 5% não responderam. Já quanto a Bolsonaro, 40.30% aumenta a vontade de votar num candidato que tem o apoio de Bolsonaro e 29.70% é indiferente. Outra parcela de 24.70% do eleitorado diz que sua vontade diminui de votar num candidato apoiado por Bolsonaro, e 5.7% não responderam.
Quanto a aprovação dos governos, 66% aprova o governo de Ratinho Junior e 19.70% Reprova e 14.30% disseram que não sabem. Referente ao governo Lula, 53.70% diz que reprova sua administração enquanto que 38.30% aprova e 8% não soube responder.
Já no quesito administração municipal, 71% aprova e 25.70% reprova e 3.30% não souberam opinar. Segundo o analista da Agili Pesquisas, este é um número que, casado com a intenção de voto, coloca Leandro Jasinsk e Jair Boni com a maior expectativa de vitória. Segundo Julio, a administração bem avaliada mostra um contentamento da população.
No âmbito rural, Leandro também tem a preferência. Quando o instituto entrevista a área Rural na pergunta definida, Leandro e Jair aparecem na frente com 49% das intenções de votos, Vicente Solda e Alcides com 33% e 18% somaram os brancos e nulos e os que não souberam e não quiseram responder.
A pesquisa também avaliou os eleitores na forma espontânea para saber qual é o nome mais lembrado pelo eleitor. Neste cenário, 31% dos entrevistados indicaram o nome de Leandro Jasinski, 12,70% em Vicente Solda, 0.30% em Rodrigo Solda e 56% não souberam responder.
O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5,6% pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.