PL que autoriza o município a contrair empréstimo de R$ 30 milhões é aprovado em primeira votação

Assessoria Câmara Municipal de Irati

A Câmara realizou na tarde de ontem (8 de novembro), a 2ª Sessão Extraordinária deste período para apreciação em primeira votação do Projeto de Lei nº 051/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, Programa Finisa. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos e segue agora para segunda votação na Sessão Ordinária de hoje (9).

De acordo com a justificativa do projeto nº 051/2021, o mesmo visa contrair um empréstimo na ordem de R$ 30 milhões junto à Caixa Econômica através do Programa denominado Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, para execução de obras de infraestrutura municipal e também para construção de casas relacionadas ao programa habitacional Nossa Casa, aprovado por meio da Lei n° 4905/2021. Ainda conforme a matéria, é de conhecimento de todos a situação crítica das ruas da cidade, com pavimento comprometido, imperfeições, buracos e irregularidades. A baixa capacidade de investimentos com recursos próprios também compromete a execução das obras e a infraestrutura básica. O projeto beneficiará tanto a área rural como a área urbana do município. Além disso, também se propõe a possibilidade de investimento no novo Programa Habitacional de Irati.

O Líder do Governo, Nei Cabral, reforçou a importância da matéria. “O município está em dia, pagando suas contas corretamente e sabemos que na vida particular para adquirirmos algo é preciso fazer empréstimos, financiamentos, o mesmo acontece na gestão pública, este recurso vem realizar o sonho de muitos munícipes, pois o número de pessoas que nos procuram pedindo pavimentação, melhorias de rua e casa própria é grande. É uma dívida para o próximo prefeito, mas o executivo também vem pagando empréstimos e parcelamentos de gestões passadas”.

 José Ronaldo Ferreira afirmou que se o município teve oferta, é sinal que está com crédito e este recurso vem melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Vera Gabardo acrescentou, “qual a empresa dentro de Irati que hoje tem idoneidade para não ter financiamento? Poucas pessoas hoje têm condições de comprar uma casa ou um carro a vista, a maioria recorre para os financiamentos. Só vai existir pavimentação e melhorias nas vias na cidade se este crédito for aprovado”, destacou a vereadora. Leomar Jacumasso disse: “se nós não fizermos conta, não compramos nada. Para adquirir meu carro tive que financiar e, portanto, para que nossas indicações de pavimentação sejam atendidas, precisamos de recursos”, justificou.

 Aprovado por unanimidade de votos em primeira votação, o projeto segue agora para apreciação em segunda votação na Sessão Ordinária de hoje (9), às 19 horas.   

Fonte: https://www.irati.pr.leg.br/institucional/noticias/pl-que-autoriza-o-municipio-a-contrair-emprestimo-de-30-milhoes-e-aprovado-em-primeira-votacao

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.