TRE confirma candidatura de Clayton Treviso à Prefeitura de Ivaí
Presidente do TRE-PR, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, utilizou seu voto de minerva para desempatar a votação em 3 a 3
Nilton Pabis e Sthefany Brandalise
Em uma decisão crucial para o cenário político de Ivaí, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou, na segunda-feira (30), a candidatura de Clayton Rodrigo Treviso (PSD) à Prefeitura Municipal de Ivaí. O julgamento teve um desfecho apertado, com o presidente do TRE-PR, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, utilizando seu voto de minerva para desempatar a votação em 3 a 3, deferindo o registro de candidatura do candidato.
A decisão rejeitou o pedido de impugnação apresentado por Orli Antônio Camargo de Cristo (PL) prefeito do município, que é candidato ao executivo, e foi proferida pela juíza eleitoral. A impugnação baseava-se no fato de que Clayton Treviso é filho de Idir Treviso, ex-prefeito de Ivaí, que faleceu 3 de agosto de 2023 enquanto ocupava seu segundo mandato consecutivo.
A legislação brasileira estabelece que, em caso de reeleição, o prefeito não pode candidatar-se novamente, e o mesmo impedimento poderia se estender a parentes em linha direta, como filhos. Mas, com o falecimento de Idir, habilitou Clayton a participar da disputa ao cargo de prefeito.
Em Ivaí a disputa pelo cargo de prefeito tem quatro postulantes. Clayton Treviso pelo PSD, o atual prefeito, Orli de Cristo, que busca a reeleição pelo PL, Osvaldo Martiniuk pelo PSDB e Plinio Pezzini pelo PT.
Orli de Cristo era o vice de Idir e por isso assumiu a prefeitura do município, e com pouco mais de um ano no exercício do cargo busca a reeleição.
SITUAÇÃO ATUAL DA CANDIDATURA:
Deferido com recurso
Candidatura regular e com pedido de registro julgado deferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.