Vicente solda renuncia a candidatura a prefeito de Rio Azul e indica Rodrigo na substituição
Dia 16 é o último dia para substituição de candidato na chapa
Nilton Pabis
A situação política de Rio Azul teve uma mudança nas últimas horas. O candidato do Partido Republicanos e ex-prefeito do município, Vicente Solda, protocolou sua renúncia a candidatura no sábado (14) no cartório eleitoral de Rebouças, comarca que abrange Rio Azul. Em seu lugar, na mesma chapa, foi protocolado a candidatura de seu filho, Rodrigo Solda, pelo PL. A nova candidatura mantém o mesmo vice do PL, agora com chapa pura. A nova chapa ainda aguarda deferimento do juiz eleitoral.
Entenda os fatos: Vicente Solda que era candidato pelo Republicanos (pelo número 10) tem pedido de inelegibilidade até no mínimo, 2025. A Coligação “Pra Frente Rio Azul” pediu, junto a justiça eleitoral, que Vicente Solda, por ser condenado por improbidade administrativa quando era prefeito de Rio Azul (caso que evolveu também o médico Alexandre Burko), o reconhecimento da inelegibilidade do candidato. Segundo o pedido de impugnação defendido pelo Ministério Público, o transitado em julgado aconteceu em 2013, a partir do qual Vicente iniciou o pagamento da multa. Sua inelegibilidade de oito anos começou a contar a partir do final do pagamento da pena, em 2018, o que o coloca inelegível até 2026.
Mesmo antes do resultado final, a coligação de Solda prefere a estratégia de mudar de candidato a prefeito ao recorrer de uma possível sentença negativa. Esse pode ter sido o fato que tenha levado Vicente a renunciar à candidatura e substituir por seu filho Rodrigo, que foi prefeito do município entre os anos de 2016 à 2020, e que foi derrotado por Leandro Jasinski nas últimas eleições, quando buscava a reeleição.
A estratégia é ousada, uma vez em que se mantem a mesma coligação, mas o número que o eleitor vai encontrar na urna eletrônica é outro. Vicente concorria com o número 10, enquanto Rodrigo concorrerá, se homologado, com o número 22. Ainda cabe ressaltar que o dia 16 de setembro é o último dia para substituição de candidatura junto a Justiça Eleitoral.
Em pesquisa recente registrada pelo jornal Folha de Irati, realizada em agosto deste ano, e registrada no TSE sob nº PR 07661/2024, a disputa política estava liderada por Leandro Jasinski (PSD), atual prefeito do município com 50% dos votos contra 27,30% de Vicente Solda. A Campanha de Solda deve ter uma remodelação, até porque muda os programas de rádio e todo o visual e marketing, devido a mudança do número e manutenção do vice. Isso traz uma dificuldade na campanha, faltando 21 dias para a eleição.
Tão logo visualizamos a substituição na Justiça Eleitoral, tentamos contato com Rodrigo Solda via WhatsApp, mas não obtivemos resposta até a publicação desta matéria. Assim que Vicente Solda ou Rodrigo Solda se manifestem a respeito da substituição da candidatura, nós estaremos atualizando os leitores da Folha de Irati.