Pilates e você
10 razões para praticar Pilates na Gestação

Bruna Fernandes Cordeiro

 

Pilates na gravidez é um assunto que muito se fala, mas você realmente sabe as principais razões que devemos recomendar que a futura mamãe continue praticando ou comece a praticar o método nesse período de vida?

 

 

Durante o período de gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais que necessitam de uma atenção maior nos cuidados com a saúde, essas mudanças podem gerar dores e desconfortos para a mãe.

            Para evitar incômodo, o Pilates durante a gravidez pode ser um grande aliado nessa fase, amenizando as grandes alterações estruturais e proporcionando benefícios, nesse texto vamos falar as principais razões para você instrutor indicar a pratica. 

            Dentre os diversos benefícios que o método traz, o Pilates na gravidez tem várias razões para que comece a ser praticado hoje mesmo! Aqui selecionei os 10 principais.

1) A prática de Pilates beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e da força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.

2) A pratica do método reduz as dores gerais em todo o corpo e melhora a postura. Regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso que o bebe traz e o aumento de uns quilinhos a mais.

3) A gestante que pratica Pilates melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.

4) Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.

5) Com certeza há um aumento na resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso, que se ganha devido a situação.

6) Aprende-se a respirar melhor, de maneira profunda e controlada. Este tipo de respiração é o indicado para a hora das contrações e do próprio parto.

7) A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea, mas especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.

8) Bom-humor! Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento faram com que a mulher fique relaxada e aliviada sem chegar a se exercitar exaustivamente e por tanto se sentir mais feliz.

9) O método também pode ser praticado em pós parto.

10) A pratica de Pilates  na gravidez com os fabulosos exercícios, lhe proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente chegar no seu corpo antes da gradizes em menos tempo.

Concluindo...

            Busque sempre um profissional capacidado para melhor atendê-la, e pratique esta modalidade que é maravilhosa e inovadora.