150 anos da imigração polonesa no Paraná

A Polônia, situada na Europa Central, foi constituída como Estado no ano de 966, sofreu modificações em suas fronteiras devido as várias invasões e dominações estrangeiras. Os poloneses viveram muitas adversidades, foram submetidos às mais diversas privações, fazendo com que muitos tivessem que abandonar a terra natal em busca de espaços onde pudessem viver com liberdade. Todas essas batalhas fizeram com que a história da Polônia e dos poloneses se tornasse uma história de lutas para a conquista da liberdade e independência política conseguida em 1918.

Sucessivas guerras, desorganização interna, interferências externas possibilitaram que em 1795 a Polônia fosse tripartida entre a Rússia, Prússia e o Império Austro-Húngaro. Foi neste período de crise, sem nenhum tipo de auxílio, influenciados pela propaganda brasileira feita na Europa – febre brasileira -aconteceu o grande fluxo imigratório para o Brasil com destaque para o Paraná. As primeiras famílias chegaram em 1869, instalaram-se em Brusque – SC. Em 1871, dezesseis famílias saíram de Brusque e instalaram-se no bairro Pilarzinho em Curitiba. Posteriormente, vieram outras famílias que instalaram-se em Abranches e nas Colônias Tomás Coelho, Murici, dentre outras.

Quanto a Irati, segundo Orreda (2007) os primeiros poloneses e seus descendentes, chegaram em 1904, eram provenientes destas Colônias; fixaram-se na Serra dos Nogueiras e os que vieram posteriormente, instalaram-se em diversas localidades e na jovem cidade.

Os agricultores eram em maior número, mas também vieram os que se dedicavam ao comércio, à indústria, à carpintaria e os artesãos, como os oleiros. Gluchowski (1924), primeiro Consul da Polônia no Brasil, ao visitar o interior do Paraná em 1923, no livro Os poloneses no Brasil, escreveu que “a colônia Irati é uma bela prova e exemplo do vigor do nosso camponês” (p. 75). Além das atividades laboriais que exerciam trouxeram a cultura representada pela língua, música, gastronomia, arquitetura, religiosidade. Com sua presença e seu trabalho contribuíram para o crescimento do município e construção da identidade da região.

Para Irati a data é especial, além da comemoração dos 150 anos da imigração no Paraná, comemoramos os 100 anos da fundação da atual Sociedade Beneficente Cultural Iratiense, conhecida como Clube Polonês, idealizada e construída pelos poloneses, inicialmente como escola étnica e depois transformada em sociedade.

Nesta data tão significativa, 150 anos da presença dos poloneses no Paraná e 100 anos do Clube Polonês, o Núcleo da BRASPOL de Irati – Representação Central da Comunidade Polonesa no Brasil, homenageia, com atividades que serão realizadas durante este ano, os corajosos desbravadores que para aqui vieram, assim como os que aqui nasceram e colaboraram na construção do município e outras localidades. Dentre as atividades propostas, serão publicadas neste espaço, biografias de poloneses e seus descendentes. Com apoio de instituições locais, também serão realizadas palestras, antologia de crônicas, publicações, solenidades religiosas, cívicas, culturais, artísticas e outras atividades pertinentes, em datas e locais a serem divulgados oportunamente.

Convidamos as pessoas que conhecem a história dos imigrantes e seus descendentes, a colaborarem para as referidas publicações, indicando nomes e dados biográficos para que possam ser divulgados. Agradecemos pela colaboração. Acompanhem.

Comentários estão fechados.