Confidencial
Guto estará em Irati na quarta
Guto Silva (Foto: Casa Civil)

Guto estará em Irati na quarta

O chefe da Casa Civil do governo Ratinho Junior, Guto Silva, estará em Irati na próxima quarta-feira (21), às 9h. Ele fará uma reunião na sede da ACIAI para falar sobre a retomada econômica do estado pós-pandemia. Guto tem feito sistematicamente esta reunião pelos núcleos do governo. É a primeira vez que o secretário vem a Irati. Provavelmente, Guto deve aproveitar a passada pela região para gravar com candidatos do PSD, como Emiliano Gomes, que disputa a prefeitura de Irati.

Indeferida a candidatura de Chiaradia

O candidato a prefeito Marcos Henrique Chiaradia (PSL), de Guamiranga, teve sua candidatura cassada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) da comarca. Marcos cometeu um crime ambiental que acabou lhe imputando uma pena que já havia sido cumprida. Além da pena, Marcos ficou inelegível por oito anos a contar do cumprimento da pena que aconteceu em 2018. Com isso Chiaradia descumpre um dos principais requisitos para ser candidato. As penas contra o meio ambiente e saúde pública são acompanhadas de inelegibilidade por oito anos do réu. Assim, o Juiz Matheus Ramos Moura da comarca de Imbituva atende o pedido do MPE e indeferiu o registro da candidatura não só de Marcos, mas sim da chapa eleitoral do PSL. Chiaradia ainda pode recorrer da sentença ao TRE e disputar a eleição sob judice.

Indeferida a candidatura de Michalichen

Prudentópolis também teve uma candidatura indeferida. João Michalichen Neto candidato a vereador pelo PSD teve seu registro de candidatura cassado uma vez que a justiça entendeu que Michalichen teve seu pedido de candidatura fora do prazo, sendo intempestiva. A sentença fala que João participou da convenção do PSD, lançou-se candidato, mas não registrou sua candidatura no prazo, mas para manter sua candidatura utilizaram da tática de substituir um candidato o que não foi acatado pelo juiz eleitoral Alberto Moreira Côrtes Neto. Michalichem pode recorrer, mas se sua candidatura for negada, seus votos serão anulados não sendo computados.

Em Irati quatro aguardam desfecho

Em Irati quatro candidaturas aguardam desfecho. A mais emblemática é a da disputa entre o PCdoB e o PT. O Juiz eleitoral, Dr. Fernando Eugênio Santos Lima, ainda não deu o desfecho se irá manter Claudete Basen (PT) na chapa de João Dreminski (PCdoB) ou se irá autorizar a candidatura pura do PT. Ainda outros três candidatos a vereador têm impugnação sendo analisadas. Vamos aguardar a sentença.

Secretários a campo

Alguns secretários da administração Jorge Derbli estão pedindo afastamento de suas funções para atuar na campanha. João Almeida já se afastou da Secretaria de Planejamento para se dedicar em tempo integral na campanha. Outro que estará se afastando de sua Secretaria é Raimundo Gnatkoski, secretário de Agricultura que estará imergindo na campanha de Derbli.