Apoio 

Apoio 

Questionei o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, sobre a posição do governador Ratinho Junior nas próximas eleições. Guto disse que ele deve gravar para os candidatos de sua base, principalmente ao PSD, seu partido. Em Irati, disse o secretário, o Governador apoia a candidatura de Emiliano Gomes e Felipe Lucas. Também, em outros municípios, o governador deve gravar para os candidatos do PSD como já fez em Inácio Martins e Irati, por exemplo.

Assista ao vídeo:

Ieda continua como candidata

A candidata a vice-prefeita de Irati na chapa de Jorge Derbli teve uma condenação em segunda instância pelo TJ da 4ª Região, num processo de compra de duas ambulâncias, na administração do então prefeito, Toti Colaço. A licitação não causou nenhum prejuízo ao município. Não é o caso que chama a atenção, mas sim, se Ieda continua ou não como candidata devido a ser julgamento em segunda instância. Os boatos que se espalhavam pela cidade é que ela seria substituída. Mas o candidato Jorge Derbli optou por manter a candidatura da vice por haver condições legais permitindo que ela participe da eleição. O fato foi julgado em 30/10, mas apenas agora veio à tona.

23

Faltam três semanas para as eleições.

Do limão a limonada

A advogada fez uma live no final da manhã de quinta-feira (22) em que afirma que seus direitos estão preservados e poderá continuar com sua candidatura a vice. Ieda disse que ninguém fez nada de má fé. Ela reafirma que esta elegível e não houve nenhuma impugnação de sua candidatura. Esta decisão era de 30 de setembro de 2020. Ieda, além de reafirmar sua idoneidade, com habilidade, está reforçando o seu palanque. Quem está explorando o fato negativamente pode estar fortalecendo a dupla Jorge Derbli e Ieda. Vamos ver a repercussão disso lá nas urnas.

Gravando 

A deputada Federal Leandre esteve em Irati nesta quinta-feira (22). Cumpriu agenda com Derbli e Ieda, gravou vídeos e também material para os programas de rádio. Leandre tem um papel importante como deputada na área da saúde e Derbli busca tanto o seu ativo eleitoral em Irati, como também sua representatividade perante o governo federal.

Guto em Irati 

O secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, esteve em Irati na manhã da quarta-feira (21). Guto veio apresentar as perspectivas do governo Ratinho Junior na retomada das atividades. Na sua fala, ele defendeu como umas das principais armas para a retomada das finanças locais a compra no comércio local. Ainda ele aponta os investimentos em estruturas e obras do governo como uma forma de gerar emprego nas cidades. Além de responder questionamentos dos participantes, ele recebeu uma carta com demandas, entregue pelo presidente da ACIAI, Elias Mansur.

Carta aos candidatos

Num exercício de balizar a futura administração voltada ao desenvolvimento, o Fórum de Desenvolvimento Econômico reuniu os candidatos a prefeito de Irati para entregar uma carta com quatro eixos que devem nortear o desenvolvimento da cidade. Apenas sete candidatos estiveram presentes. Após a apresentação de Marcos Dalegrave que falou em nome do Fórum, os candidatos tiveram 10 minutos para se pronunciar sobre o tema.

Passou mal

O Fórum de Desenvolvimento Econômico acabou por não terminar. Os candidatos estavam falando por ordem alfabética e quando o candidato do PT, Osvaldo Zaboriski, estava fazendo uso da palavra acabou tendo um infarto e foi hospitalizado. Ele foi socorrido inicialmente por algumas pessoas que estavam no evento e logo após por bombeiros, foi encaminhado ao hospital. Segundo informações da Santa Casa, ele está internado na UTI. Devido a este fato o evento foi encerrado prematuramente e Rafaela (PDT) acabou por não utilizar o seu tempo.

Claudete renuncia

A disputa dentro do PT acabou. Claudete Basen renunciou sua a candidatura a vice na chapa de João Dreminski (PCdoB). Claudete enviou uma carta falando dos motivos. Dentre eles explicou o porquê renunciou. Claudete renunciou num momento onde ainda se pode substituir a candidatura. Leoni Ribas foi indicada como vice de Dreminski. Como Zabo (13) está hospitalizado e num quadro considerado grave, não se sabe se o PT conseguirá substituir o candidato vindo possivelmente a ficar fora das eleições deste ano.

Indeferida a candidatura de Chiaradia

O candidato a prefeito Marcos Henrique Chiaradia (PSL) de Guamiranga teve sua candidatura cassada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) da comarca. Marcos cometeu um crime ambiental que acabou lhe imputando uma pena que já havia sido cumprida. Além da pena, Marcos ficou inelegível por oito anos a contar do cumprimento da pena que aconteceu em 2018. Assim, o Juiz Matheus Ramos Moura, da comarca de Imbituva, atendeu o pedido do MPE e indeferiu o registro da candidatura não só de Marcos, mas sim da chapa eleitoral do PSL. Chiaradia ainda pode recorrer da sentença ao TRE e disputar a eleição sob júdice.

Declarou apoio

O deputado Federal Pedro Lupion (DEM) esteve novamente na região esta semana. Em Imbituva, declarou apoio para o candidato Geraldo Rocha (DEM). Lupion visitou o prefeito Bertoldo Rover (PSD) e a candidata a vice Preta (PSD). Mais do que apoio, o deputado levou as demandas do município que podem ser atendidas pelo Governo Federal. Pedro Lupion ainda esteve no município de Guamiranga onde apoia Angelo Mahado para a reeleição. “O Angelo tem todos os predicados para continuar o trabalho que está fazendo em Guamiranga. Quero ajudar este prefeito com 82 anos, sendo o mais maduro do Paraná, a fazer um mandato que marque Guamiranga”, disse o deputado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.