Arroz branco ou integral?

Tacielle Pes

Pergunta constante que é feita em uma consulta nutricional, qual arroz eu devo comer, apesar de terem praticamente o mesmo número de calorias?

Muitas pessoas consideram que o arroz é um alimento que não pode estar muitas vezes na alimentação diária de quem quer emagrecer ou manter o peso. Então, afinal, o arroz engorda ou não? Tudo vai depender qual arroz você vai consumir, qualidade e quantidade.

Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) em 60g de arroz equivalente a 3 colheres de sopa temos a seguinte composição:  

 Arroz branco tipo 1, 1,51g de proteínas, 16,84g de carboidratos, 0,14g de lipídios e 76,96 calorias.

 Arroz integral ,1,55g de proteínas, 15,49 carboidratos, 0,6g de lipídios e 74,12 calorias com maiores percentagens de nutrientes.

A versão integral é mais recomendada devido ao seu maior teor de fibras, que se encontra nas camadas externas dos grãos, além de maior oferta de minerais e vitaminas, O arroz integral é a versão não refinada do arroz branco. Antes do arroz branco passar pelo processo de refinamento, ele tinha a mesma aparência do arroz integral.

Mas não é só isso. Enquanto o arroz branco é absorvido mais rápido e traz menos benefícios, o integral atrasa a digestão – o que gera uma maior sensação de saciedade e evita que mais calorias sejam ingeridas.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.