Confidencial
Esta aberta a "janela"

Distribuição de Ambulâncias

O governador Ratinho Junior, fez ontem (4) a entrega de várias ambulâncias para o estado. O prefeito Jorge Derbli recebeu três veículos. As indicações foram do deputado Nelson Justus, do deputado Artagão Junior e do subtenente Everton. Na foto, Derbli está com o secretário de Saúde, Beto Preto. Também, Rodrigo Solda, Bertoldo Rover e outros prefeitos estiveram na entrega.

Padre Candidato?!

Em Inácio Martins, poderemos ter um embate diferente nas próximas eleições. “Informações de Cocheira” dizem que a disputa pode ser polarizada padre da cidade contra o atual prefeito. O cenário está começando a se desenhar neste formato. O filho do ex-prefeito Silvino, Álvaro Pasqualin, “Batata”, segundo informações, pode estar declinando da disputa. Por outro lado, a turma ligada ao ex-prefeito Marino não está quieta. Mas a surpresa pode vir da candidatura do Padre Marcos Méreque, que pode ter como vice a mulher do ex-prefeito Marino, Sida Kutianski, ambos do PSB. Se isso acontecer o cenário deu uma reviravolta, uniu grupos e a “peleia” vai ser grande. Aí aparecem os traumas pra quem já teve eleição ganha.

Janela para Câmara

A partir do dia 5 até o dia 4 de abril, está aberta a janela para que os vereadores possam mudar de partido. Já na Câmara, a migração do presidente Belo, que deixa o Podemos para ingressar ao PSD do prefeito Junior, mostra que a possibilidade de Batata declinar pode se confirmar, uma vez que, Batata e Belo eram próximos. Em contra partida, Laureci que é oposição a Benato, vai deixar o PSDB e deve ingressar no Podemos. Sid Lopes que estava no PSB vai para o PV. A vereadora Sandra, que estava no PR, vai seguir o mesmo caminho e deve ingressar ao PV. Os outros vereadores devem ficar nos partidos que estão.

1º Km

O deputado líder do Governo, Hussein Bakri, anunciou na tarde da quarta o primeiro km pavimentado da estrada de Irati a São Mateus do Sul. Esta é uma obra importante para o desenvolvimento da região. Junto com o governador Ratinho Junior, foi anunciado em União o primeiro Colégio Militar da região que começa a funcionar no próximo ano.

De Fato

O secretário chefe da SEIL, deputado Sandro Alex, anunciou a entrada oficial do prefeito Luiz Zak e do secretário de finanças Vicente, ao PSD de Rebouças. Na foto, também esta o até então detentor do partido na esfera local, Chico Cabral, que já foi nomeado como diretor de planejamento do município. Mostra que acordo fechado, é acordo fechado.

Vereadora quer mordaça na imprensa

A vereadora Marisa utilizou espaço na sessão da Câmara para pedir ao presidente do legislativo municipal de Mallet para tomar providências quanto a rádio Comunitária. O fato é que a rádio transmite momentos da sessão da Câmara do município, e com isso mostra as discussões entre os edis. Isso incomodou a vereadora que resolveu pedir uma mordaça na imprensa local. Ela sugeriu que a Câmara utilize os advogados para fechar a rádio. “O senhor tem que ver, presidente, se a Rádio Continua ou não continua”. A vereadora precisa entender que as sessões são públicas e a questão não é a rádio, mas, sim, a atuação do legislativo local.

Posicionamento correto

O presidente Nei Cabral teve uma atitude firme na ação desta semana. Durante a participação do proprietário da empresa Transiratiense, que faz o transporte público local, e teve sua saúde financeira agravada após a aprovação de lei que diminui a idade para isenção de passagens, um vereador quis se sobre por dizendo que a lei deveria ter sido melhor discutida e se ele tivesse acesso não teria votado favorável. O presidente com tom forte lembrou que a lei ficou mais de 20 dias na Câmara para conhecimento de todos os parlamentares, passou pelas comissões e foi votada em dois turnos. Portanto, não há como tentar se escapar da culpa pelo que aconteceu.

Minha Culpa, minha tão grande culpa...

A atitude dos vereadores foi positiva. Em sua maioria, não procuraram se esquivar do problema, mas assumir a responsabilidade sobre a lei. O problema agora é resolver dentro da legalidade. O presidente Nei Cabral convidou os três vereadores, Rogerio Kuhn, Marcelinho Rodrigues e Soldado Elias, para montar uma comissão e analisar a melhor saída para o assunto. Eles já tinham se posicionado em plenário sobre a questão. Eles deverão estar em contato com a empresa para realizar a captação de dados e atuar em conjunto com a Transiratiense.

Não me venha com churumelas

O vereador Roni Surek tentou se justificar sobre o voto da lei que afeta o transporte público local. Mas não há como justificar o injustificável, ou procurar tentar sair de bonzinho. Não foi verificado as consequências da lei, mas sim os ganhos políticos. Agora, tem de resolver o problema que foi criado pela inobservância de todos.

Ano eleitoral

O prefeito Rodrigo Solda ganhou de presente da Câmara de Rio Azul a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI). Com essa atitude declarou-se aberto o ano eleitoral no município, e a oposição mostra que vai utilizar todas as armas cabíveis e possíveis para tumultuar o processo eleitoral e tentar descapitalizar, eleitoralmente, o prefeito, que vai bem. A oposição, que ainda não tem candidato definido, procura, neste momento, “cabelo em ovo”.

Denunciante

O que chama a atenção é que o denunciante foi o ex-prefeito Paulo Girardi, que tem várias denúncias de irregularidades na sua administração. A denúncia foi aceita por vereadores de oposição, os mesmos que não aprovaram os empréstimos para realização de pavimentação e compra de máquinas e caminhões para o município. Mas como o assunto da denúncia não é novo, o prefeito Rodrigo disse estar com a consciência tranquila.

E Irati?

Pra quem acreditava que eu iria deixar Irati sem informação, se enganou. O prefeito Jorge reuniu lideranças dos partidos que estarão no seu entorno numa reunião com pré-candidatos na última quarta (3). PSDB, PV, PODEMOS, e DEM estiveram discutindo estratégias e melhor distribuição de candidatos. Chamou a atenção a participação do vice Amilton que é PSD, mas promete deixar o partido e acompanhar o prefeito como candidato a vereador na base de Derbli. Na manhaã desta quinta, Derbli esteve com a deputada Leandre (PV) e Cezinha Silvestre em Guarapuava dando sequência as articulações.

Por outro lado

Emiliano Gomes se movimenta e, segundo boatos não confirmados, belisca na pessoa do empresário Ticão Prado um possível vice. Mas uma coisa já conseguiu: trazer o sobrinho Marcio para ser candidato a vereador com potencial expressivo. Ainda mais que trafega pelas famílias Prado e Spaki.

E os Lucas?

A família Lucas deve fortalecer a sua base voltando mais ao PSC, partido próximo do governo. Está conversando com vários partidos que têm sua simpatia, mas nenhuma definição. Já sentaram com o PSD, de Emiliano, O PDT de Odilon, o PSL de Ico Ruva, dentre outros. Mas estão cautelosos. As informações que chegam é que planos mirabolantes e composições de risco ou cabresto não é do interesse deles.

Três grupos em Teixeira Soares

A disputa em Teixeira Soares promete mover céus e terra. A candidatura do prefeito Lula pelo PSD, tendo a vice Juliana Belinoski mantida, está praticamente confirmada. Do outro lado, o ex-prefeito, Ivanor Muller, esta assumindo o PP em que deve disputar a prefeitura. Um outro grupo formado pelo presidente da Câmara, vereador Fifo e também pelo ex-vereador Admilson Pires pode inflamar a disputa. Mas tudo ainda na base da especulação.

Rebouças dois vereadores assumem

O vereador Chico Bier (PR), assumiu, temporariamente, a vaga da vereadora Fran Cabral do PSD que se afastou para tratamento de saúde. Por outro lado, o vereador Roberto Tulio do PROS oportunizou pelo seu afastamento para assuntos particulares a participação no legislativo de Marcia Freitas do mesmo partido. Em Rebouças, a participação das mulheres no executivo é significativa.

Candidatos Fora

Embora os prazos de afastamento estejam mais a diante, o governador Ratinho Junior informou nesta quarta-feira (04) que os integrantes do Executivo que pretendem disputar as eleições devem deixar o governo até o final de março. De acordo com o TSE, a desincompatibilização de cargos públicos deve acontecer até quatro de junho por aqueles que querem concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Para os que vão concorrer a função de vereador o afastamento tem de ocorrer até seis meses antes das eleições, até quatro de abril.

                                                            “4”

Próximo dia que encerra a janela partidária para vereadores

“A democracia não faz heróis, enquanto os outros regimes precisam de heróis!” -Rogério Kuhn