Confidencial
Aumento dos vereadores causa polêmica

Cleonice vai comandar o CIS

Foto: Divulgação

A prefeita reeleita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, foi eleita por aclamação como a próxima presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/AMCESPAR. Não houve mais candidatos para a vaga. Ela vai substituir o prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, que ficou no cargo por oito anos sendo reeleito quatro vezes para a presidência. 

A guerra dos vereadores

Os vereadores conseguiram mais uma vez transforma paz em guerra. Ânimos acirrados para defender o projeto que aumenta ou na verdade apenas recoloca o número antigo dos vereadores na Câmara de Irati. A primeira votação aconteceu por unanimidade, ou seja, os 10 vereadores foram favoráveis. Mas o problema é a pressão que várias entidades da sociedade civil organizada estão fazendo para que o projeto seja retirado. Alguns edis dizem que o barco vai “fazer água” até o dia da votação.

Certo ou errado

O momento pode não ser o propício pela pandemia e tudo mais. Mas os reflexos da mudança de cadeira serão percebidos apenas em 2025, onde na prática, a legislatura com 13 cadeiras começaria a atuar. Mas tem muita gente irritada com a proposta, talvez sem entender, ou ainda revoltado pela atuação da classe política como um todo. Mas temos que lembrar que é o eleitor o responsável pelos políticos que estão lá, bons ou ruins.

Foto: Divulgação

Guamiranga em dia

O prefeito Angelo Machado nos seus mais de 82 anos vividos está preparando uma transição exemplar para Guamiranga. A administração já trabalhava em sintonia e baseado na lei criada pelo próprio prefeito Machado, está buscando realizar todos os pagamentos de forma a antecipar todo o processo de fechamento de caixa. Inclusive o 13º salário dos servidores, e segundo o secretário de Finanças, Rui Machado, após o dia 15 de dezembro já será agendado pagamento dos funcionários da Prefeitura, tal como, a exoneração de todos os secretários e cargos comissionados. A pretensão é deixar todos os sistemas em dia, inclusive, o SIM-AM.

Apoio da equipe

O prefeito Bertoldo tem característica de ser administrador de empresa e trouxe seu estilo para o CIS, tendo como diretor e escudeiro o Fernando Almeida. Em seu discurso, Bertoldo agradece muito a equipe, a condição de proporcionar o trabalho realizado. A prefeita que vai assumir, mas ainda não divulgou nomes, tem um estilo similar o de Bertoldo de também ser administradora de empresas. Vamos ver o resultado. 

Foto: Divulgação

Com Covid

O prefeito Jorge Derbli anunciou na quinta-feira (10) que testou positivo para a Covid-19. Ele foi o segundo prefeito a contrair o vírus. Rodrigo Solda já passou por essa experiência na primeira onda da pandemia. Jorge vai ficar em isolamento por 14 dias. Segundo relatos, seus sintomas são leves. Também, o prefeito eleito de Imbituva Celso Kubaski não pode vir a eleição do CIS, porque uma pessoa próxima também foi positivada

 

Nem todo mundo volta...

Em conversa com o prefeito Jorge Derbli esta semana, antes de anunciar a contaminação da Covid-19, que tem a pretensão de fazer uma grande mudança na Prefeitura. Mas para chegar no formato que deseja tem que fazer grandes alterações que mesmo tentando disfarçar já passa pela sua cabeça. Ele tem uma lista enorme de problemas para resolver, e quem sabe a tranquilidade do isolamento forçado possa ajudar a pensar em soluções. Nem todo mundo volta... e nem todo mundo fica.

9 - O prefeito Jorge Derbli pretende fazer uma grande alteração no secretariado. Muitas delas podem sofrer mudanças ou serem extintas

Montando a equipe

Foto: Divulgação

O prefeito Osnei Stadler está montando sua equipe de governo. Deverá iniciar o seu mandato com uma ordem explicita de segurar gastos. Na próxima semana ele deve anunciar os nomes que vão compor a gestão uma vez que já está na fase final da composição. Outro assunto que está tomando tempo é a composição da Câmara. O que se percebe é a presença constante do vice Evaldo nas decisões. 

Já exonerou

Não de direito, mas não pratica, o prefeito Jorge Derbli já exonerou todos os seus secretários, cargos e comissões. Na reunião realizada esta semana, não se comprometeu em trazê-los novamente para os cargos. Derbli ainda foi mais longe, orientou que se tiverem oportunidades de emprego em outras esferas, como na área privada, podem assumir. Derbli parece que vai ser menos coração e mais razão, o que eu ainda duvido.

Zaqueu na Educação?

Foto: Divulgação

Em Imbituva, o prefeito Celso Kubaski deve anunciar seu secretariado nas próximas semanas devido ao início da transição. A primeira data informada seria na terça- -feira (15). Mas como está em isolamento talvez mude. Informações de cocheira dizem que o vice prefeito, Zaqueu Bobato, pode assumir uma Secretaria e pelo perfil poderá ser a Educação.

Passou batido

Para falar em finalização de mandato, o prefeito Jorge recebeu um presente da Câmara de Vereadores. O projeto que parcela a dívida com o CAPS, passou em segunda votação por nove votos a um. Apenas Tucho Bartoski foi contrário. Talvez a discussão da elevação do número de cadeiras tenha tirado a atenção do público. Com este caso resolvido, Derbli terá maior tranquilidade no fechamento das contas. Ele vive de fato um novo momento administrativo. 

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário" -George Orwell