Confidencial
Buscando a Inovação

Buscando a Inovação

O prefeito Jorge Derbli de Irati, junto de Oscar Muchau que representou a ACIAI e o Fórum de Desenvolvimento de Irati, e das professoras Adriana e Daniele da Unicentro, estiveram na última sexta (27), a convite, fazendo uma visita o Cilla Teck Park na Cidade dos Lagos, em Guarapuava. Além da estrutura apresentada, o Cilla Teck Park apresentou uma proposta de parceria à cidade de Irati, para a busca da inovação e do desenvolvimento tecnológico. Liderados pelo Capitão Lourenzo que é diretor presidente do Cilla e do professor Marcio Fernandes puderam se deslulbrar com a estrutura apresentada.

O que contagia

A busca pela tecnologia pode ser expressada também no hospital São Vicente, onde professores da Unicamp desenvolvem pesquisas sobre o genoma. Mas o que contagia é a estrutura de pessoas envolvidas e motivadas, além das parcerias com universidades como a Unicentro e UTFPR, além dos representantes do Repinho, que no seu fundador, Odacir Antonelli, estruturaram tanto a Cidade dos Lagos, como o Cilla Tech Park.

Compromisso assumido

A parceria do Cilla Tech Park, assumida nesta visita entre o prefeito Jorge Derbli e direção do Cilla na agenda representadas pelas várias esferas, reforça a missão das futuras gestões da busca incessante pela conquista da tecnologia e inovação. Não só para a administração pública, mas, proporcionar a toda comunidade uma estrutura e parceria que se cria para que possa integrar nossa região a tecnologia.

Devido à Covid

O Juiz eleitoral de Irati, Dr. Fernando Eugenio Martins de Paula Santos Lima, está inovando devido à pandemia da Covid-19. Ele está dando a opção aos eleitos de escolherem como querem receber seus diplomas. Dr Fernando está dando três opções: presencial na Câmara com duas pessoas por eleito, por vídeo, ou somente expedição no balcão. Se a escolha da maioria for presencial será limitada aos eleitos e mais um convidado, o evento será nas Câmaras Municipais. Mas o juiz entregará o diploma apenas para os eleitos. Os suplentes deverão retirar no balcão do Fórum eleitoral. Poderão pegar o diploma no cartório dia 16, às 10h, em Irati, e às 14h, em Inácio Martins.

Em Imbituva

Diplomação em Imbituva será online, no dia 17, às 15h.

Comércio local

O presidente da Câmara, Nei Cabral, no final da última sessão, demostrou sua preocupação com a importância de se adquirir no comércio local. Ele passou para os presentes o vídeo institucional que a ACIAI está utilizando como ferramenta para incentivar o consumo no comércio iratiense. Cabral, tanto como político, como comerciante, apoia esta ideia.

Para 13

Por sugestão do vereador Marcelo Rodrigues (PSDB) foi apresentado para leitura um projeto de Lei que aumenta o número de vereadores da Câmara de Irati de 10 para 13. O tema é falado nos bastidores há muito tempo e só agora foi implantado. Mas, além de passar por duas votações, ele só terá vigência para o próximo pleito de 2024.

Momento certo

Mesmo que descordem acho que o momento é o mais correto para que ocorra esse tipo de votação. Apenas vereadores que estão no final do mandato e ainda com um número expressivo de não eleitos é que não têm pressão popular para votar em um projeto dessa envergadura. O importante é que se aumente a representatividade da população na Câmara. E ainda, a Câmara de Irati tem uma estrutura enxuta que permite a recriação das vagas. Recriação porque no passado não tão distante a Casa de Leis já possuía esse formato. E ainda, a qualidade dos vereadores que compõem a Câmara é definida no voto. Então, não é o vereador que representa mal. Se a população está descontente é ela que votou mal.

Corrigindo

Na última edição, de número 2631, por erro de digitação os vereadores Ronaldão e Nato Kfouri aparecem como PSD, mas são do PSDB. Correção apontada, correção feita.

7 mi

O Paraná aposta no Turismo, que gerou 7 milhões de empregos novos no Brasil, em 2019.

Emiliano no Governo?!?!

Buchicho para cá, buchicho para lá, surgiu um comentário durante esta semana que pode ter um fundinho de verdade. Emiliano Gomes, que chegou em segundo lugar na corrida eleitoral, pode participar do governo Ratinho Junior. As especulações dizem que pode ser tanto na Casa Civil ou na liderança do Governo na Assembleia. Mas vamos aguardar pra ver em que isso se traduz.

Traiano na área 

O presidente da Assembleia Ademar Traiano (PSDB) amplia seu espaço na região. Em postagem, em sua rede social, o deputado Traiano diz que será um dos representantes de Irati perante o Governo Ratinho Junior. Na foto está Jorge Derbli, Traiano e Nato Kfuri. “Jorge Derbli, prefeito reeleito de Irati, que estava acompanhado pelo vereador Renato Kfuri, me visitou hoje na Assembleia. Firmamos uma parceria em favor do município. Serei um dos representantes da cidade junto ao governo do Estado e o Parlamento estadual. Vou ajudar a administração municipal a atender os anseios da população e a pleitear obras para a cidade junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. A união fará a força por Irati. Vamos Juntos”. Traiano já exerce grande papel em Prudentópolis, neste sentido.

Erva Mate 

O deputado Hussein Bakri afirmou que o Governo do Estado tem sido um grande incentivador da cadeia produtiva da Erva-Mate do Sul do Paraná, que emprega 100 mil pessoas. No ano passado, inclusive, o Governador Ratinho Junior recebeu o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate) e se comprometeu com as principais pautas do setor. Agora, mais uma vez, demonstra o seu apoio ao produto e ao evento online Mate Experience, que, nos dias 16 e 17 deste mês, vai debater formas de ampliar a divulgação da erva-mate da região para o Brasil e o exterior. E o convite para o evento foi realizado através de cestas do principais produtos envolvendo a erva mate.

Demandas

O deputado estadual Artagão Junior esteve na região recebendo demandas locais. Uma delas foi junto ao provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, que dentro da lista de solicitações apresentou uma mesa cirúrgica, aparelho de anestesia, arco cirúrgico, mamógrafo e outros equipamentos. Agora, o prestígio tem de ser na Secretaria de Saúde para conseguir os recursos.

Eleição do CIS

Acontece na sede da Amcespar, no próximo dia 8, às 9h30, a eleição para a presidência e mesa diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS – Amcespar) que até o final deste ano é presidido pelo prefeito de Imbituva Bertoldo Rover. Na disputa, dois nomes cogitados para assumir o posto, são: a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck (PSD) e o prefeito de Irati, Jorge Derbli. Mas tem um fato complicado nesta eleição que deve ser por aclamação. Guamiranga ainda não tem definido quem será o próximo prefeito. Como a eleição será antes da diplomação, as incertezas são maiores ainda, uma vez que, os votos do prefeito que teve a maior votação estão computados como nulos. Quem será convocado para votar neste momento confuso, ou Guamiranga não terá direito a voto. Dúvida, dúvida, dúvida.