Cartão Comida Boa

Cartão Comida Boa

Os prefeitos da região estiveram na Amcespar durante a quinta-feira (20), prestando contas do Cartão Comida Boa, programa que o governo Ratinho Junior criou para auxiliar as famílias em dificuldade e vulnerabilidade social, neste momento de pandemia. Estiveram vários prefeitos ou seus representantes. Dentro da Equipe que esteve em Irati estava Lyana Bacil, que é diretora da Sejus. A equipe esteve representando o secretário Mauro Rockenbach no ato. Isto faz parte da interiorização da secretaria, pedido feito pelo governador ao novo secretário.

Convergência 

Nesta semana, os pré-candidatos, Felipe Lucas (Cidadania) e Emiliano Gomes (PSD) sentaram para aproximar as bases. Há uma convergência dos partidos mais ligados ao governo Ratinho Junior. Mas diferente do que está sendo espiculado, “informações de cocheira” dizem que há um estímulo para que os partidos do governo estejam juntos na campanha municipal, mas não houve pacto neste sentido, mas sim tratativas mais significativas. As conversas avançaram e poderá surgir várias combinações e não se descarta numa mesma chapa os dois maiores postulantes. Lembrando ainda, que na base do Lucas há o PSC que é partido irmão do PSD no Paraná.

Mexeu no vespeiro

O vereador Rogério Kuhn mexeu no vespeiro na última sessão da Câmara de Vereadores de Irati. Kuhn entrou em defesa de não ocorrer mais Lockdown em Irati. Este compromisso o prefeito Jorge Derbli já havia assumido em reunião na Amcespar junto de outros prefeitos, mas devido à algumas pessoas da equipe técnica da Santa Casa terem se contaminado com o vírus, segundo o vereador Rogério, o provedor Ladislao Obrzut Neto estava pedindo ao prefeito que novamente determinasse um decreto limitando a saída de casa das pessoas.
 

Vespeiro II

O prefeito Derbli junto do Comitê de Crise da Covid-19, do vereador e de membros da Santa Casa, decidiu por não mais endurecer as medidas. Segundo Derbli, embora a Santa Casa esteja lotada na área da Covid, no Paraná existem leitos suficientes para dar conta da situação. Em contrapartida, Irati irá ajudar a contratar médicos para dar suporte a Santa Casa, mantendo as regras como estão.

Reforma garantida

O vereador Hélio de Mello (PV) e o secretário de Esportes, Antônio Celso (Xoxolo), receberam a informação do chefe do Núcleo de Educação de Irati que a obra do Colégio Padre Pedro, no Itapará estará recebendo melhorias. O pregão eletrônico que contratar a empresa, será dia 25 de agosto, e o investimento está na casa de R$ 99 mil.

Primeira no Brasil 

A visita da delegação da Ucrânia na região está dando os primeiros frutos. A prefeitura de Irati assinou um convênio com a empresa Sk Telemed da Ucrânia para uso de um equipamento de exames clínicos a distância. A utilização do equipamento e do software permite que um exame que foi realizado numa comunidade distante com o devido acesso à internet, possa ser enviado para que o médico avalie os exames e já repasse as orientações necessárias. Sergio J. Maciura ressalta que Irati é a primeira cidade no Brasil utilizar este formato dentro desta parceria inédita no setor médico entre o Brasil e Ucrânia. Quem saiu de bem na “foto” foi o secretario Joãozinho Almeida que segundo a equipe ucraniana teve mérito por Irati ser a primeira cidade a firmar o convênio.

Declinou 

O ex-prefeito, Odilon Burgath, anunciou pelas redes sociais que não disputará mais o cargo de prefeito de Irati. Segundo a postagem, ele indica o nome da psicóloga Rafaela Maria Ferençz para representar o PDT na disputa. Uma reunião dos partidos, na tarde da quinta-feira (20), firmou o nome da Rafaela como pré-candidata. Outro nome que figura é de Luciano Menon, o X Salada. Segundo o momento a dobrada sairá dos partidos PDT, PCdoB, PSB e Republicanos. Não se descarta que uma sugestão seria Rafaela e Luciano Menon para formar a dobrada do executivo.

Convenções marcadas

Quatro partidos já marcaram a data das convenções que irá definir os candidatos em suas legendas nas próximas eleições. Ambos devem apoiar o pré-candidato a prefeito de Irati, Jorge Derbli. PSDB, do próprio prefeito Derbli, DEM, PDT e PV marcaram as convenções para o dia 14 de setembro, penúltimo dia para definir os candidatos a prefeito, vice e vereadores.

Por aclamação

Com a desistência da candidatura de Ildefonso Zanin, e a decisão de Fabio Santos não disputar a prefeitura, o prefeito Luiz Zak (PSD, possivelmente, será candidato único a prefeito de Rebouças na sua reeleição. Sua estratégia de negar em seu discurso de posse que nem ele e nem seu vice Fabio Chiqueto seria candidato a reeleição, e de migrar do PT – PROS e finalmente PSD até agora teve sucesso. Rebouças foi uma das cidades onde o clima político era mais aquecido e vemos uma oposição apática permitindo que Luiz Zak, que pulos seja reeleito.

No Pareô

O professor Ico Ruva (PSL) pré-candidato a prefeito de Irati confirmou seu afastamento das funções públicas para se dedicar à campanha. Questionado das possíveis combinações, Ico disse que esses fatores só serão confirmados nas convenções. Mas tem conversado com muitos partidos. Esta semana ainda recebeu Emiliano Gomes com o qual já deve ter conversado mais de oito vezes. Há muita conversa com todos os partidos, mais assiduamente com aqueles que compõe a base do governo. Ico disse que “ninguém coloca seu nome como irrevogável. Estamos conversando muito para o melhor entendimento e a melhor composição da chapa”.

50

Número de casas que o prefeito Rodrigo Solda tirou da cartola para Rio Azul

Beira Linha

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, prometeu que depois da sua quarentena por Covid-19 traria novidades, cumpriu a palavra. Ele conquistou a construção de mais unidades habitacionais na comunidade da “Beira Linha”. As casas são financiadas pela Caixa Econômica Federal com recurso do FGTS. Quem vai executar a obra é a construtora Village.

Quem não quer ser aconselhado, não pode ser ajudado.

Benjamin Franklin

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.