Coluna Política

Roman no Esporte

 

O deputado Evandro Roman (PSD) é mais um paranaense que está sendo indicado para assumir um cargo de alto gabarito no governo Bolsonaro. Roman é ex-árbitro de futebol, formado em Educação Física, mestre e doutor na área, também exerceu o cargo de secretário de Esportes do Paraná além de ser um deputado atuante e bem relacionado em Brasília. O seu nome está sendo indicado para a secretaria de Esportes. Na quarta-feira, o setor de Esportes foi absorvido pelo Ministério da Cidadania. Atualmente ele é um dos nomes mais completos, porque soma a competência técnica, conhecimento do setor e habilidade política. Seu nome foi citado na mídia nacional do setor como o comentarista Milton Neves e Mauro Beting. Esporte que era um dos setores que seria mantido, mas com a necessidade de se cortar será transformado em Secretaria no ministério da Cidadania que terá como chefe o deputado Osmar Terra. Já o governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, do mesmo partido, vê a indicação de Roman com bons olhos. A indicação traz sintonia ao estado, uma vez que Ratinho pretende usar o esporte como atração de eventos para o estado.

Vão os anéis

O prefeito Jorge Derbli vai exonerar todos os cargos em comissão da sua administração até o próximo dia 10 de dezembro. Mesmo com um índice da Folha abaixo dos 50%, ele sofrerá impactos da inclusão no índice de pessoal dos contratados terceirizados do setor de saúde e demais prestadores de serviço. O anuncio foi feito num momento difícil, as vésperas da Festa do Pêssego e também do final de ano.

…ficam-se os dedos! As medidas foram determinadas pelo TCE. Derbli precisa se adequar. Irati está dentro de uma tomada de contas especiais que se arrasta desde a administração Odilon. Derbli ainda disse que tomará outras medidas de contenção de despesas. Com as demissões, Derbli acaba perdendo pessoas que estiveram com ele na sua campanha para a eleição e que agora prestavam serviço na administração. Além de tudo ainda tem a perca do capital político, mas a firmeza da decisão, mesmo que dolorida mostra a gravidade da situação.

Cargos de Ratinho 

O governador eleito Ratinho Jr, deve anunciar no início da semana, se não todos, a maior parte dos secretários que participaram de seu governo. Ele volta do exterior, se reúne com o Instituto Dom Cabral, com a comissão de transição para os últimos ajustes e inicia a divulgação. Na manhã desta quinta-feira, ele oficializou o nome do deputado Guto Silva como chefe da Casa Civil, cargo que já era esperado.

Alex na SEIL?

Do grupo de apoiadores de Ratinho, dois nomes que tiveram expressão na região têm espaço. Um seria o do deputado federal Sandro Alex, que pode ocupar o cargo de secretaria de Infraestrutura e logística. Sandro viria para impor um outro ritmo a secretaria. Ele é próximo de Ratinho, foi presidente da legenda interinamente e incentivador da candidatura do governador eleito.

Leandre na Família

Outro nome possível, para assumir a hoje Secretaria da Família é da deputada Leandre Dal Ponte. Ela teve expressiva votação na região e tem laços fortes tanto com o setor social (secretaria da família que deve se tornar uma super secretária, tal como com o setor da saúde pelo trabalho que faz junto a casa de apoio e ao trabalho parlamentar. Contraponto O contraponto da situação é que o PV, sigla que Leandre milita não quer abrir mão de seu trabalho em Brasília, declinando da possível indicação. O partido encolheu e sua atuação em Brasília passa a ser extremamente relevante para o partido. Ainda se comenta nos bastidores que Dagoberto Waydzik, um de seus mentores na nossa região foi convidado a ocupar uma posição mais próxima a deputada. Em virtude a isso se desligaria no início do próximo ano do cargo de secretário que ocupa na Administração Jorge Derbli. Dagoberto disse que ainda está analisando o convite. Seu compromisso com Derbli seria de seis meses e já estaria cumprido.

Perdeu Lula

A crise está pegando vários municípios. O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, que passa por uma greve de motoristas disse que desafiava qualquer prefeito da região que tivesse menos comissionado que Teixeira Soares, que atualmente tem apenas oito. Lula perdeu a aposta para o prefeito de Irati, Jorge Derbli que num só canetasso vai exonerar todos os comissionados, ficando com zero.

Lula com perfil de Bolsonaro

O prefeito de Teixeira Soares Lula disse em entrevista ao ser abordado sobre as medidas que está tomando na administração, que o povo está pedindo por posturas e condutas similares as de Bolsonaro. É só o que faltava ter no Paraná um político com nome de Lula e perfil de Bolsonaro.

Já em casa

O ex-prefeito de Rio Azul, Vicente Solda já está se recuperando em casa após passar por uma cirurgia e implantar cinco pontes de safena. Ele passou mal dia 12/11 quando trabalhava no interior de Rio Azul quando descarregava um caminhão de lenha. Foi levado ao hospital São Francisco de Assis após o diagnóstico de infarto foi encaminhado ao hospital Bom Jesus onde foi operado.

Douglas assume

O vereador Douglas Goe, assumiu a cadeira do vereador Rogerio Kuhn que está se recuperando de acidente sofrido a poucos dias. Na mesma sessão quem visitou a câmara foi o deputado eleito de São Mateus do Sul, Emerson Bacil (PSL)que veio apresenta

Presidência

Também com a proximidade das eleições, da câmara, a articulação está crescendo. O vereador Roni Surek tem a pretensão de assumir a presidência e conta para isso com o vereador Bartoski. Do outro lado Ney Cabral busca articular chapa para presidir a casa. Mas a hipótese do vereador Marcelinho Rodrigues voltar da secretaria e montar uma chapa não está descartada. O que dificulta a articulação é o fato de dois suplentes de vereadores terem assumido, pode limitar o jogo.

"Estou aplicando o Bolsonarismo"

Lula Thomaz – prefeito de Teixeira Soares

 Eleição do CIS

Na próxima sexta (30) acontece as 15:30hs na sede da Amcespar a eleição para o Consorcio de Saúde, no próximo biênio. Atual prefeito Bertoldo Rover é indicado para a continuidade. Entre os fatos que levam para isso é a ótima gestão à frente da entidade e o outro é o fato que a princípio Rover é o único prefeito que não pode ser candidato a reeleição. Hipoteticamente se todos forem a reeleição, Rover teria que assumir o CIS no final de 2019 novamente. Pelo pensamento dele, então é melhor continuar.

Cida e os Pedágios

A governadora Cida Borghetti anunciou que o Estado vai solicitar à Justiça Federal que não autorize o reajuste das tarifas de pedágio no Anel de Integração. Por todas as situações que acompanhamos, com as ações envolvendo a operação Integração acredito que o reajuste das tarifas vai aumentar ainda mais o prejuízo para a economia do nosso Estado, afirmou a governadora. Construí um histórico de defesa dos interesses dos paranaenses nesta relação com os pedágios, e é esta linha que continuarei adotando, acrescentou.

Só parabéns e mais nada

Neste ano o município de Fernandes Pinheiro não terá festa para comemorar o aniversário do município. No ano passado a prefeita fez uma festa regada a ostentação, mas para 2018 o cobertor ficou tão curto que faltou dinheiro para a Festa. Até o momento apenas um baile no dia 7 foi anunciado como festejo. Parece que até lá que recebeu um caixa polpudo da administração Oziel já vive momentos de crise.

100

 É o número "magico" de funcionários em comissão que Derbli vai exonerar da prefeitura a partir do dia 10 de dezembro.

 

Comentários estão fechados.