Começando com esperança

Foto: Divulgação

A Esperança Chegou

Vários prefeitos da região participaram do evento na 4ª regional de Saúde como simbolismo da chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A presidente do CIS, Cleonice Schuck (PSD) e o presidente da AMCESPAR, Junior Benato (PSD), junto do chefe da 4ª Regional, Walter Trevisan, foram a Guarapuava receber as vacinas que vieram até o aeroporto da cidade. O governador Ratinho Junior e o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, coordenaram um trabalho brilhante fazendo que as vacinas chegassem rapidamente em todas as 399 cidades do estado.

Amcespar reelege Junior Benato

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato foi reeleito para seu 4º mandato à frente da AMCESPAR. Celso Kubaski, prefeito de Imbituva, foi eleito como vice e Cleonice Schuck é a nova tesoureira da entidade. Devido as eleições, Vanderlei Kawa, secretário executivo da Associação, estava como presidente interino até a posse. Benato já foi presidente da entidade em seu primeiro mandato como prefeito e no mandato passado ficou os dois anos, articulando de tal forma que foi reeleito para um novo mandato.

Cleonice assumiu o CIS-AMCESPAR

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, assumiu o Consorcio Intermunicipal de Saúde. A prefeita deve implantar um novo sistema administrativo, que aos poucos se adequa ao seu sistema de administrar. A nova secretaria executiva do Cis ainda não assumiu devido a estar se licenciando de suas funções em Ponta Grossa, também ligadas ao setor da saúde. A ex secretaria de saúde de Inácio Martins está assessorando Cleonice na gestão da entidade.

Apenas oito secretários em Irati

Até o momento a prefeita em exercício nomeou apenas oito secretários em Irati. Daniele Cavalli na Administração, Juarez Miguel da Silva no financeiro, Magda Lozinski no Meio Ambiente, Wilson Pedroso (Buzina) em Obras, Amarildo José Polo (Becão) no Interior, Jussara K. Hassen na Saúde, Sybil Dietrich na Assistência Social e Carla Queiroz na Procuradoria são os oficializados até o momento. Destes, cinco são mulheres. Outros assumiram de forma interina como Jandira Teresinha Girardi na educação, e Jéssica Custódio que está à frente da pasta de arquitetura. Mas várias pastas como Agricultura, Cultura, Esportes, Planejamento aguardam nomeações que devem acontecer apenas quando o titular do cargo de prefeito, Jorge Derbli, voltar à ativa. Enquanto isso, muita angustia para saber quem fica e quem sai.

Foto: Divulgação

Apresentando demandas

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), recebeu a visita do deputado Artagão Junior na manhã desta quinta-feira (21). Leandro está trabalhando com uma visão mais econômica neste início de mandato e ainda aguarda para nomear secretários como Industria e Comercio e Planejamento que deverá acontece apenas depois da pandemia. Com Artagão, Jasinski e o vice Jair Boni fizeram pedidos de algumas demandas do município.

Foto: Nilton Pabis

Estudo de viabilidade

A prefeitura de Irati está realizando vários estudos sobre a saúde do município. Dentre a nova visão para o setor está uma consultoria viabilizada pela deputada Leandre, que terá como objetivo do melhor aproveitamento dos índices do sistema de saúde e como transformar isto em ganho para o município. Por outro lado, o município está fazendo um estudo sobre a sua participação no Consorcio de Saúde e avaliando quais são os ganhos que o município, efetivamente, tem participando da entidade. Na gestão Sergio Stoklos, Irati ficou de fora do CIS. Tudo isso está sendo levado em consideração para melhorar a performasse da saúde municipal.

                                                    “3/02”

O prefeito de Irati, Jorge Derbli deverá retornar a prefeitura no início de fevereiro. Pelo menos é a data da licença aprovada pelos vereadores.

 

Foto: Jaqueline
Lopes

Mais jovem do Paraná

O município de Guamiranga está tendo um momento antagônico. Enquanto na administração 2016-2020 tinha o prefeito mais idoso do estado, Angelo Machado (DEM), que encerrou seu mandato aos 81 anos, nesta administração que se inicia, tem o prefeito mais novo do Paraná, André Possebom (Patriota) de apenas 23 anos. Angelo Machado faleceu no início deste mês, vítima de Covid-19.

 O eleitor pode ser empossado como prefeito após completar 21 anos. O   mais jovem do Brasil é de São Paulo, com apenas 21 anos, Júlio   Tomazela Neto, conseguiu se eleger prefeito em Conchas (SP).

A diferença

Mas há uma diferença no processo. André Possebom está como prefeito devido a candidatura de Marcos Chiaradia (PSL) estar sob judice, por conta de uma ação na justiça eleitoral proposta pelo MPE. Em virtude disto, não houve a diplomação de Chiaradia fazendo com que o presidente da câmara assumisse como prefeito. Jacir Iansen (PSC) assumiu a presidência da Câmara e Jorge Antoneli (Patriotas) assumiu a vaga de vereador deixada vaga por André.

Foto: Nilton Pabis

 Por 30 dias

A vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski (PSL), assumiu a prefeitura na última segunda (18). O prefeito Lula Thomaz (PSD) pediu afastamento por 30 dias para cuidar de assuntos particulares. Juliana já esteve várias vezes a frente do município e utiliza dos espaços proporcionados por Lula para aprimorar seus conhecimentos na administração pública. O prefeito Lula tem confiança no comando de Juliana a frente ao município quando se ausenta. Belinoski participa de forma intensa da administração, o que lhe permite assumir com tranquilidade o cargo quando necessário.

 

  “Aquele que te faz crer em absurdos também pode te fazer praticar atrocidades”

Voltaire

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.