Namais Perfeita...
Como organizar o Quarto das Crianças!
(Foto: Reprodução Namais Perfeita)

Quando falamos em organizar o quarto das crianças a primeira coisa que vem à cabeça são os brinquedos, então, devemos sempre começar fazendo uma triagem tirando os brinquedos que não são mais utilizados. O mesmo deve ser feito com as roupas.

Preparamos dicas importantes para que sua tarefa fique mais fácil e a ordem pode ser mantida após a organização.

Brinquedos

Uma dica importante em se tratando dos brinquedos é fazer sempre essa triagem antes das datas em que seus filhos ganham mais brinquedos, como dia das crianças, aniversário e natal.

Inclusive é uma data importante para presentear outras crianças, se possível leve seus filhos para que possam entregar os presentes, isso envolverá eles na atividade.

Organize por tipo: Bonecas, carrinhos, jogos de tabuleiro, instrumentos musicais, etc...

Tenha um cuidado especial com os bichos de pelúcia. Eles acumulam ácaros e podem causar alergias. Caso o fabricante permita, o ideal é lavá-los. Você pode usar os sacos próprios para lavar. Basta colocá-los dentro do saco e higienizar em água, sabão e amaciante. Mas não esqueça de deixar secar bem ao sol. Caso não dê para lavar, você pode colocar em um saco plástico e deixar no freezer por algumas horas. A baixa temperatura é capaz de eliminar ácaros e microrganismos.

Evite armazenar os brinquedos em caixas grandes. Fica difícil para manusear e os brinquedos de baixo são esquecidos. Ah, prefira sempre as caixas transparentes. Não esqueça de etiquetá-los para melhor identificação.

Abuse das prateleiras, de preferência para que fiquem na altura das crianças. Assim fica mais fácil de retirar e voltar para o lugar.

Instale ganchos nas paredes para os skates, instrumentos musicais, patinetes etc...

Aproveite as alturas superiores para guardar as lembranças e os brinquedos que precisam de supervisão.

Cantinho para as artes, leitura e estudos

Crie um espaço para que a criança possa sentar-se e desenhar. Deixe a mão papel, lápis, cola, tesoura, etc...

Você pode usar um cantinho pouco utilizado da casa, como o corredor por exemplo.

Já para a área de estudos o ambiente deve ter iluminação adequada para leitura, um gancho para pendurar mochilas e o mais importante mesa e cadeira confortáveis. É importante que a mesa fique sempre livre. Então não esqueça de instalar prateleiras para livros e cadernos. Um quadro de avisos também é muito importante para que os avisos escolares fiquem sempre à mão.

Outra dica legal é criar um cantinho especialmente dedicado a leitura. Estimule desde cedo este hábito. Crie uma pequena biblioteca. Mesmo que ela ainda não saiba ler, cria-se uma boa relação com os livros.

Mas atenção é muito importante um espaço para cada atividade. Para separar esses espaços fisicamente você pode utilizar cores diferentes nas paredes, móveis, ou tapetes emborrachados. Quanto mais preparado for o ambiente mais prazerosa será a atividade.

Irmão no mesmo quarto

Mesmo quando os irmãos dividem o mesmo quarto é importante que cada um possa ter seu espaço. Faça a separação usando cores diferentes de parede, cabides, lençóis, colchas e toalhas. É ideal que cada um tenha seu espaço para manter organizado.

Roupas

A dica da triagem é a mesmo dos brinquedos.

Para as peças que ficaram é importante usar etiquetas nas prateleiras para que se tenha um lugar certo para cada categoria. Use também separadores nas gavetas para as peças íntimas. Não esqueça que as peças mais usadas como uniformes por exemplo devem estar sempre a mão.

Mas o principal é sempre estimular a criança a manter a organização de uma forma natural, sem pressionar. A organização é uma prática que deve ser passada de pai para filho. Um planejamento certo vai fazer toda a diferença na hora de organizar o quartinho e a rotina das crianças.

Gostou das dicas, mais ainda tem dúvidas? A Namais Perfeita está à disposição para te ajudar.

Entre em contato com a gente!