Compromisso assumido

Compromisso Assumido

O prefeito de Inácio Martins e presidente da AMCESPAR, Junior Benato, recebeu o secretário da Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex (PSD), durante inauguração de uma super creche no município. Alex anunciou que vai liberar recurso para pavimentar o em torno da creche. A vinda de Alex para a solenidade foi devido a entrega de ônibus para o transporte escolar, que viabilizou para Inácio durante a gestão anterior. Segundo o secretário, além do trabalho no governo do estado, ele tem de manter sua base que o elegeu deputado.

 

Colégio Militar

O deputado federal, Evandro Roman, (PSD) e o deputado estadual e líder do governo na ALEP, Hussein Backri, reforçaram esta semana, a ideia de instalarem em Irati uma unidade do Colégio da Polícia Militar. Roman iniciou este trabalho no ano passado, onde viabilizou, junto com Ratinho Junior (secretário na época), a construção de uma unidade em Cascavel. Na época, já formalizou os primeiros passos para assegurar que Irati seja beneficiada. Esta semana, a Câmara de Vereadores de Irati protocolou ofício solicitando a retomada do tema junto ao gabinete do deputado Hussem Brackri, que confirmou a parceria para implantar o projeto.

 

Olhem a Lista

O chamamento do concurso público de Rebouças está nas bocas de matildes do município. A prefeitura está realizando uma significativa convocação de pessoas que passaram no último concurso público, nos mais diversos setores. Mas o vereador Alessandro fez um contraponto, dizendo que é desnecessário o chamamento de mais enfermeiros, sendo que ainda não ocorreu o reajuste da data base dos servidores, que deve elevar a folha de pagamento. Mas é importante olhar com lupa a lista dos aprovados e ver onde se quer chegar.

 

Aproximando

O Prefeito Jorge Derbli vai reunir os vereadores para explanar sobre alguns pontos e projetos que deverão passar pela casa legislativa. Derbli convidou todos os vereadores para que possa falar de todas as pastas, e tirar todas as dúvidas. O momento servirá, inclusive, para que os vereadores possam fazer as reivindicações necessárias ao alcaide.

 

Asfalto Garantido

O secretario da SEIL, Sandro Alex (PSD), informou que recebeu sinal verde do BID para a pavimentação entre Rebouças e a comunidade do Marmeleiro, entroncamento com a PR-364. O trecho deve ser estadualizado para então ser pavimentado, com a economia gerada pela licitação do trecho Irati a São Mateus do Sul. Agora o processo ainda deve passar pela Assembleia para dar sequência.

 

E as Maquinas?

Teoricamente a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul já começou. Mas na prática ainda não percebemos máquinas na pista. O secretário da SEIL informou, durante sua visita a Inácio, que o governo ainda está formalizando a contratação de uma consultoria que deve acompanhar a obra. Este procedimento precisa ser liberado pelo BID, órgão financiado do recurso. Sandro acredita que nos próximos 15 dias as máquinas deverão estar a pleno vapor. A empresa Triunfo já está instalada e as máquinas estão no pátio aguardando. Alguns serviços de topografia e corte de árvores já estão sendo realizados. 

 

Anuncio

Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares estão entre as 13 cidades que vão receber as primeiras unidades de casas pelo novo governo. O anúncio foi feito por Hussein Backri. Isso se deve ao fato de que os deputados da base do governo estão pressionando o chefe da Casa Civil, Guto Silva, para que inicie ações objetivas para atender as expectativas geradas na campanha eleitoral em todo o Paraná. Sentem que há um início de desencanto, pois as esperanças eram grandes e não percebem nada de concreto sendo feito.

Ratinho Presidenciável

Segundo informações da base governista, está nos planos do governador Ratinho e sua equipe, em posicioná-lo a disputar o planalto num futuro próximo. O chamado núcleo estratégico de Ratinho Jr trabalha para torná-lo presidente na sucessão de Jair Bolsonaro. A expectativa nasce de a possibilidade da reforma política acabar com a reeleição, onde Bolsonaro não poderia ser candidato novamente, e poderia apoiar Ratinho que é próximo a ele. Outro fator é que os possíveis candidatos não estão bem na popularidade. As viagens do governador e as medidas aplicadas no estado já dão mostra disso, inclusive pelo governo inovador que pretende implantar no Paraná, com investimentos do exterior o qual busca incessantemente. Aí cresce o poder e a estratégia do chefe da Casa Civil, Guto Silva, que ocupa lugar de liderança e confiança do governador com poderes quase ilimitados no estafe político do atual governo.

 Eu não culpo os políticos por serem desonestos. Culpo a sociedade por acreditá-los”

Francisco Imerson Sêl Massucume

Peso importante

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) pode adotar como rotina receber grupos de jornalistas para encontros e conversas no Palácio do Planalto. A ideia de assessores é distensionar a relação do presidente com a imprensa, convidando grupos de profissionais para conversar com ele de acordo com o tipo de veículo em que trabalham —rádio, TV, jornal ou internet. No começo do mês, Bolsonaro recebeu um primeiro grupo de jornalistas. Gostou do formato e dos resultados. As informações são de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo.

Vice-líder

O deputado Pedro Lupion (DEM-PR) foi escolhido para ser um dos vice-líderes do governo no Congresso Nacional. Lupion tomou posse junto a outros oito vice-líderes, no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (12), durante reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Pedro tem a influência do pai, Abelardo, que conquistou espaço significativo nas articulações que o governo necessita. A líder do governo no Congresso é a paranaense, Joice Hasselmann (PSL-SP).

Novatos com peso

Outros dois novatos estão com grandes responsabilidades no Congresso. Felipe Francisquini foi confirmado na quarta-feira (13), como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Outra novata é a deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR), que presidirá a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, na Câmara dos Deputados. Luísa é a mais jovem parlamentar desta legislatura e a presidir uma comissão na Casa. Mas, todos são filhos de deputados de expressão.

Calcanhar de Aquiles

As insistentes chuvas têm se tornado, nos últimos dias, o calcanhar de Aquiles dos prefeitos. Em Irati, Derbli procurou aliviar o serviço do pátio terceirizando a manutenção da estrada que liga Irati a Itapará, até a divisa com Inácio. Para isso, ele criou a IR 01 e sinalizou os quilômetros do trecho. Com isso, possibilita que o maquinário da prefeitura atenda outros locais.

 21 mil

O Governo Bolsonaro extinguiu cargos, funções e gratificações. Pretende economizar mais de R$195 milhões.

Nas comissões

O deputado federal, Evandro Roman (PSD), vai compor como membro titular ou suplente diversas comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Na definição dos membros das comissões, nesta última quarta-feira (13), Roman foi escolhido como membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Comissão do Esporte. O parlamentar também fará parte como suplente das comissões de Constituição e Justiça e de Minas e Energia. Fazer parte das chamadas comissões permanentes da Câmara dos Deputados é condição fundamental para uma boa atuação do parlamentar, e isso envolve relacionamento e articulação política, enfatiza Roman.

 

Salvando a Lava Jato

Tudo indica que o STF vai sacramentar uma mudança nos rumos da Lava Jato. O tribunal definirá se crimes como corrupção e lavagem de dinheiro associados ao notório caixa 2 de campanha serão julgados pela Justiça Eleitoral. Mas nem tudo está perdido. Se o projeto anticrime de Sérgio Moro for aprovado, vai separ os crimes reservando a Justiça Eleitoral, o que é função dela, os delitos eleitorais. O desafio agora é aprovar o pacote. Para isso, é preciso fiscalizar os poderosos e as tentativas de atrapalhar o caminho de Moro. Com informações do Antagonista

Mulher Poderosa

A mulher mais poderosa do Brasil, hoje, atende pelo nome de Tereza Cristina, e é ministra da Agricultura. Ela deu força também ao agronegócio. Enquanto todos os outros grupos (da administração Bolsonaro), se defrontam com as dificuldades do poder neste início de governo, ela (a ministra) e os ruralistas têm ganhado todas. A maior parte das vitórias se deu em quedas de braço com a equipe econômica de Paulo Guedes. As informações são da Crusoé.

Medicamento inovador

O Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) recebeu autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para lançar no mercado brasileiro o Tecplas, um medicamento biofarmacêutico inovador utilizado para a inativação de vírus no plasma utilizado em transfusões de sangue. O Tecplas, que deve ser produzido na fábrica que o Tecpar construirá em Maringá, é uma solução inédita para eliminação de vírus de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O produto é utilizado para limpar o plasma humano utilizado em transfusões de sangue. Não existe no país nenhum outro produto semelhante e o mercado brasileiro depende da importação do medicamento. O deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirma que a publicação do registro na Anvisa cria mais uma oportunidade de atualização e desenvolvimento tecnológico com aumento de mercado e ampliação de faturamento ao laboratório público paranaense. O processo de registro iniciou há cerca de três anos com incentivo do então ministro da Saúde.

Interação

Cerca de 30 parlamentares participaram de uma reunião no Palácio Iguaçu, organizada pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Hussein Bakri (PSD), para conhecerem o planejamento e as estratégias da Segurança Pública estadual para os próximos quatro anos. A apresentação foi feita pelo secretário da pasta, general Luiz Felipe Carbonell, que expôs todo o plano de trabalho da área. Faremos essa interação entre deputados e secretários periodicamente, para que não haja nenhum descompasso entre Executivo e Legislativo. Agindo em sintonia e com transparência é a forma mais certeira para que os paranaenses sejam beneficiados nas políticas públicas nos 399 municípios do estado, afirmou Hussein Bakri.

Compliance

Com nome não muito popular, o governo Ratinho quer implantar este programa que já foi instituído no SEDU enquanto foi secretário do órgão.  Agora como atual governador do Paraná, ele vai instituir o programa que envolve a concepção, implementação e monitoramento de políticas, procedimentos e práticas em torno do respeito à moralidade e eficiência administrativa. O Paraná é o primeiro Estado do país a implementar um programa desta natureza, no sentido de avançar para que todos os órgãos públicos tenham o Compliance. Seu objetivo é garantir maior transparência à prestação de serviços para o cidadão e também em licitações e contratos feitos pelos órgãos públicos, com a iniciativa privada e prestadores de serviços. A implementação desse programa está sendo estendido às demais pastas.

Menos impostos

O ex deputado federal pelo PSDB, um dos maiores tributaristas, apresentou ao presidente, Jair Bolsonaro, nesta quarta –feira (13), as principais linhas do projeto de reengenharia tributária, aprovado na Comissão Especial da Câmara no final do ano passado, o qual está pronto para seguir tramitando até a aprovação final em plenário. Também participou da reunião o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. Bolsonaro elogiou, durante a campanha por diversas vezes em diferentes veículos de comunicação, o projeto de Reforma Tributária da Câmara, liderado pelo então deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Foi uma conversa na qual apresentei os grandes benefícios que a aprovação da Tributária trará para o Brasil. Vamos eliminar 10 tributos e criar o IVA – Imposto sobre Valor Agregado – que vai fortalecer os Estados mais pobres, vai diminuir o custo de produção das empresas, vai reduzir o custo dos produtos para as famílias de menor renda e muitos outros benefícios para nossa economia. Nosso projeto é revolucionário, é 100% tecnológico
finalizou Hauly.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.