Confidencial 04 de Outubro de 2019

Fomentando Irati

O prefeito Jorge Derbli recebeu na manhã desta quinta o deputado Hussein Bakri (líder do Governo na ALEP), e o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, acompanhado da ex-governadora, Emilia Belinati. A visita aconteceu em virtude de uma aproximação das Fomentos e das prefeituras. Irati tem aproximadamente R$10 milhões em financiamentos sendo liberado entre pavimentação e retomada da construção do novo ginásio de Esportes. Além de tudo, veio o desafio de ampliar o crédito que a Fomento oferece à população, principalmente, ao pequeno investidor.

No Patriota

Legenda

 

O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislau Obrzut Neto, nome de peso no campo político de Irati, aceitou o convite do deputado Evandro Roman e assumiu a terceira vice-presidência estadual da Legenda. Ladislau, que marcou época na Câmara de Vereadores por seu perfil combativo, agora, pretende pleitear o executivo iratiense. Ladislau não deve apoiar Jorge Derbli a reeleição, mas busca a indicação no seu nome numa possível vice. Se o cenário for outro, a proposta muda também.

Suave na nave

Se será candidato ainda não sabemos, mas o médico Felipe Lucas, que se reestabelece de um quadro clinico, está numa das fases mais suave de sua vida política. Tem recebido elogios e mudou sua postura de mais radical, para conciliador. Educado, gentil e conversando muito com a base e com seus “opositores”. Quem sabe não vem daí uma candidatura contra o prefeito Derbli.

Nas mãos de Derbli

Em Irati desde quinta, o deputado Hussein Bakri conversou com o prefeito Jorge Derbli a portas fechadas. Mas antes, Hussein, em tom descontraído, reafirmou o interesse de ter Derbli no PSD. Na quarta, Hussein esteve reunido com membros do PSD discutindo os rumos da legenda na cidade. O PSD destituiu todos os diretórios e provisórias no estado e agora está restituindo. Embora tenha grande influência do secretário Sandro Alex, o convite para Derbli ingresse no PSD está cada vez mais real.

Solda em Brasília

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, esteve em Brasília nesta semana. Em particular, esteve com o presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini do PSL. Rodrigo teve a confirmação do deputado na busca de mais equipamentos rodoviários. Depois de adquirir mais dois ônibus novos para a educação, Rodrigo quer mais, e está visualizando na figura de Francischini a viabilidade da conquista. A proximidade esta tanto que não se descarta a possibilidade de Rodrigo concorrer à prefeitura de Rio Azul pelo PSL.

Resposta

O deputado Aliel Machado enviou nota a este jornal explicando o ocorrido na emenda de R$450 mil para veículos da Guarda Municipal. A emenda em questão é impositiva (de indicação exclusiva do parlamentar) e já estava empenhada (pagamento garantido) antes mesmo do início do atual Governo, tendo sido paga no dia 30 de julho deste ano. Portanto, segundo a nota, “não estava praticamente perdida”. O deputado afirma que vai continuar a auxiliar o município de Irati e a população com recursos, o qual já conquistou para o município durante o seu mandato. Ele ainda afirma que os pagamentos de suas emendas não necessitam de “interferência externa” para que aconteça.

Resumindo

O deputado tenta explicar, mas com poucas ferramentas que não houve a intervenção do senador Álvaro Dias para que houvesse o pagamento da sua emenda. Agora fica o dito pelo não dito. Mas a emenda era de 2017 e estava parada. Vou utilizar de uma expressão de um amigo meu que pode definir o caso. Dias, utilizou de “embargos auriculares” para destravar a emenda. E credito para todos.

Provocação

Ao final da nota o deputado provoca os senadores que também possuem recursos de emendas parlamentares em Irati. O deputado provoca para que coloquem o mesmo valor da emenda, num “aporte semelhante” na área de segurança possa beneficiar toda a população iratiense. Com a palavra agora Marciello Mazzochin que, segundo ele, articulou a liberação da emenda via Álvaro Dias que estava travada.

Rossoni agora é de União

O ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), transferiu seu título e domicilio eleitoral para União da Vitória. Isso leva a crer que o italiano deve disputar a eleição da cidade no próximo ano. Rossoni, tanto como deputado, quanto como chefe da Casa Civil, articulou muitos recursos para União. Ele afirma que quer participar da eleição para oferecer ao município sua experiência.

Zequinha contra o PV?

O vereador José Bodnar encaminhou ofício a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Irati denunciando o vereador Rogerio Kuhn ao conselho de ética. Zequinha leu o conteúdo do ofício durante o uso da palavra livre ao que foi aceito pela mesa que tomara as medidas cabíveis nas próximas semanas. O caso traz uma instabilidade no PV, mesmo que negado. Como você articula uma base onde os vereadores da base estão se digladiando.

Patrulha Escolar

O deputado Hussein garantiu conquistas importantes para Irati e região. No próximo dia 10, está prevista a entrega de uma viatura para a Patrulha Escolar. Ainda para a saúde, ele garantiu equipamentos para a UPA e também uma viatura para atender a unidade. Hussein, que é líder do Governo na ALEP, na oportunidade, esteve com o vereador Soldado Elias, e estará mais presente nas ações do Governo do Estado na região.

Irati

O vereador Helio de Mello, de Irati, esteve no início da semana acompanhado do deputado Artagão Junior apresentado as demandas ao secretário estadual de educação, Renato Feder, Ele apresentou os pleitos do Colégio Estadual do Campo do Rio do Couro, que foi atingido com a tempestade que causou grande prejuízo. Ele solicitou a substituição do telhado atual por telha aluzinco termoacústica. A reforma do colégio foi inaugurada a pouco mais de 30 dias e foi surpreendida por outra tempestade.

Peso na disputa

O clima de eleições já está esquentando nos municípios da região. Em Prudentópolis, pesquisas internas feitas por pretensos candidatos à Prefeitura, mostram que os concorrentes vão se esforçar para ter como principal cabo eleitoral o prefeito Adelmo. O alcaide, segundo os levantamentos, alcança o impressionante índice de 80% de aprovação popular. O prefeito diz desconhecer as pesquisas e afirma ter muito trabalho a realizar até deixar o posto em 2020. O legado pelo jeito será grande!

                                         “80”

Índice de aprovação do governo do prefeito Adelmo/Osnei em Prudentópolis

Foto Flagra

Legenda

A construção de uma passarela no bairro Stroparo está mudando a vida de quem precisa, que até agora passava por uma situação improvisada. Agora, a construção ficou definitiva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.