Dalegrave

O industrial do ramo madeireiro senhor Rubens Dalegrave estava para ampliar suas atividades com a implantação de uma fábrica de papel, porém, os novos funcionários necessitavam de casa para morar. Seu Rubens procurou o prefeito Toti e expos a situação, pedindo que o programa de moradias se estendesse para perto da nova indústria, visto que a administração da época já havia feito outros conjuntos habitacionais, no sistema de mutirão. Num acordo entre as partes, seu Rubens cedeu para Prefeitura um terreno, próximo a nova indústria, com área de 30.250,00 metros quadrados, mais de um alqueire de terra, próximo ao centro da cidade e mais próximo ainda às instalações da nova indústria.

Diante da elogiável iniciativa do empresário a Prefeitura, através da Sociedade Comunitária Habitacional, a Prefeitura topou a parada para construção de um novo bairro, o Bairro Dalegrave.

Novamente,a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismoprojetou o novo loteamento denominado Dalegrave. O nome em decorrência da benevolência e visão do seu Rubens Dalegrave. O projeto contemplou 9.645,50 metros quadrados para ruas; 13.801,00 metros quadrados para edificações e 6.803,50 metros quadrados para área institucional. Áreas que se prestam para execuções de obras para toda comunidade, destinadas à edificação de equipamentos comunitários, tais como praças, ginásio de esportes, áreas de lazer, escolas, postos de saúde, entre outros.

Buscaram-se recursos junto aos governos estadual e federal para dotar o local de infraestrutura necessária, rede de energia elétrica, rede de água, esgoto e pavimentação poliédrica foram conseguidos com tais recursos. O bairro acolheu principalmente, funcionários da nova empresa Dalegrave Papel, dentre outros municípios. As casas foram feitas, outra vez em sistema de mutirão, em alvenaria de tijolos.

Foram edificadas 51 unidades habitacionais e um centro comunitário. A Sanepar para levar água até o local dotou o sistema de um “booster” (bombeamento hidráulico) e deum reservatório elevado, visto que o bairro se situava num local bem alto na cidade. O acesso ao bairro é feito pelas ruas João Bader Maluf e Antônio Pingas.

Assim nasceu o bairro Dalegrave. Surgiu da determinação e empreendedorismo de um empresário aliado à sensibilidade das autoridades da época.Praticamente uma parceria público-privada ocorreu na criação desse novo bairro. Com mais esse relato continuamos resgatando mais uma parte de um importante capítulo da história de Irati.

Salve a história de nossa cidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.