Derbli não quer Lockdown, mas…

Assista a Coluna Confidencial também em vídeo

 

Lockdaw depende de comportamento de empresarios

O prefeito Jorge Derbli busca uma sintonia, mas com rigor no setor produtivo da cidade. Antes de aplicar um rigor maior, principalmente na fiscalização do comercio da cidade, mais uma vez ele reuniu proprietários de supermercado e Aciai para sensibilizar o setor. Derbli procura fugir de um Lockdown (confinamento). “Mas isso depende, exclusivamente, da atuação dos empresários”, disse o prefeito. Mas alertou que a PM e GM vão entrar nos estabelecimentos para fiscalizar.

Em defesa da Ucrânia

 O prefeito Adelmo Klosowski, de Prudentópolis agiu com firmeza ao emitir carta de repudio direcionada a Fernando Haddad (PT). O ex-candidato a presidente do Brasil, fez uma postagem na sua conta no twiter dizendo que “Bolsonaro expulsou médicos de Cuba e importou terroristas da Ucrânia. Bela troca!”.  Segundo Adelmo a postagem e o uso de símbolo nacionais da Ucrânia em manifestações extremistas é uma agressão ao povo Ucraniano, no Brasil e na própria Ucrânia.

 

 “O povo ucraniano não merece tal agressão desnecessária e gratuita, tampouco merece a ligação da sua cultura e história a desvirtuados movimentos de extremismo, sejam eles quais forem”

Adelmo Klosowski

Recurso para Hospital

O prefeito Lula Thomaz, de Teixeira Soares, recebeu a liberação de recursos de R$ 2 milhões, para a reforma do hospital do município, que ficou fechado por dois anos. A Fecomércio contribuiu com recursos para custeio dos projetos complementares. Lula enalteceu o apoio do Governo Ratinho Junior e do secretário estadual de Saúde, Beto Preto,  neste momento de dificuldades que vivem, principalmente, os pequenos municípios. É a união de todos no combate à maior pandemia que o planeta atravessa. Com este recurso, o hospital terá uma revitalização e ampliação em sua estrutura.

“Quem quer dinheiro?”

Dono de um dos bordões mais conhecidos na TV brasileira, agora Silvio Santos vai dar palpites também na comunicação do Governo de Jair Bolsonaro. Para tentar conter a crise na imprensa, melhorar sua imagem  e agradar ao mesmo tempo o “centrão”, grupo de partidos que JB defenestrou na campanha, com o qual agora faz aliança, foi anunciado a recriação do Ministério das Comunicações. Para gerenciar a nova pasta Bolsonaro nomeou Fabio Faria (PSD-RN),  genro de Silvio Santos, empresário dono do SBT. O novo ministro, que é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, uma das seis filhas do homem do Baú da Felicidade. O SBT é uma das emissoras de TV mais fiel a Bolsonaro.

Quem é Fábio

 Agora os ministérios são 23, 8 a mais dos 15 prometidos em campanha. Segundo a revista Veja, Fábio Faria é autor de um projeto de lei que pretende fazer com que “qualquer serviço que permita a divulgação de conteúdo publicamente”, como as redes sociais, exijam a vinculação de CPF ou CNPJ de seus usuários às suas respectivas contas. A medida facilitaria a identificação de autores de postagens ofensivas, criminosas e de notícias falsas, e combater perfis falsos.

                                                        “110%

                  Valor do crescimento de casos de Covid-19 em cinco dias, em Irati

Páreo de Rio Azul

Parece que o páreo de Rio Azul já foi definido para as próximas eleições. Rodrigo Solda é candidato nato a reeleição, ou melhor dizendo, pré-candidato. Mas a oposição coloca o nome de dois vereadores para a disputa. A dobrada seria encabeçada pelo vereador Leandro Jasinski ex-PV e atualmente PSD, tendo como vice Jair Boni do PSB. Leandro é apoiado pela deputada Leandre, mas o deputado Sandro Alex, que fez mais votos no município não teve representatividade expressiva na dobrada. Ou alguém será traído no processo.

PV de Inácio vai apoiar Benato

O Partido Verde de Inácio Martins informou, através de Júlio Mendez que unificou as bases de apoiadores da deputada Leandre, tal como, do deputado estadual Estacho. Ainda, durante a janela partidária, trouxeram para a legenda dois vereadores: Sid Lopes, ex-PSB e Sandra Daniel, ex-PR. Júlio, ainda, informou que está na expectativa do partido a ampliação destas vagas nas eleições deste ano. Este processo de fortalecimento pelo qual passou o partido, em Inácio, ainda determinaram que o partido irá apoiar o prefeito Junior Benato a reeleição.

A espera de um milagre

 

Irati recebeu no final do ano passado um castramóvel com emenda do deputado Evandro Roman (Patriota). Mas até esta data, o veículo ainda se encontra parado no almoxarifado central da prefeitura. Segundo informações, as exigências para que o equipamento passe a ser usado ainda necessitam de um investimento de mais R$ 70 mil. Enquanto o veículo está parado, a proliferação de cães acontece à solta em nossa cidade. A cidade espera uma decisão rápida sobre o assunto, até porque quando a prefeitura recebeu o castramóvel não havia pandemia.

 

Transparência

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (10), projeto de lei que dará mais transparência ao cálculo de revisão de tarifas de empresas prestadoras de serviços públicos no Paraná. De autoria do deputado Homero Marchese, a proposta recebeu uma emenda do Líder do Governo, Hussein Bakri, tornando mais claros os mecanismos para facilitar a vida dos paranaenses no momento de entender os reajustes de serviços de luz, água, gás, pedágio, transporte público, entre outros.

Patriotas tem executiva em Irati

 

O Patriotas (51) reuniu seus filiados na terça-feira (9) para elevar de provisória para diretório. Patrícia da Luz foi conduzida a presidência tendo Paulo Secco como Vice. No partido, também, está filiado o provedor da Santa Casa, Ladislau Obrzut que é vice presidente estadual da legenda, onde tem como presidente estadual o deputado Federal Evandro Roman. Na mesma legenda esta Robson Krupzak procurador jurídico do município de Irati.  O Partido é próximo a Derbli e está nos planos indicar um vice numa composição na majoritária, uma vez que segundo eles, nomes para isso o partido tem. Para as próximas eleições o partido deve apresentar uma chapa completa de vereadores. Em seus quadros atualmente existem mais de 120 filiados.

 Ratinho quer que a economia circule

A informação foi antecipada pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva, em entrevista à rádio CBN Curitiba nesta quarta-feira (10). O pacote deve incluir medidas de apoio a empresários, à manutenção de investimentos privados no Estado e de incentivo às compras de pequenos comerciantes pela população. “Estamos finalizando este pacote com ações para fazer a economia circular. Nosso grande desafio é sair da crise com rapidez”, explicou. Segundo ele, o governo está fazendo um trabalho muito forte junto aos empresários para que os investimentos que estavam previstos possam ser mantidos.“O que estamos desenhando agora são ações de continuidade de atração de investimentos, com menos burocracia, mais segurança jurídica para que os investidores continuem colocando recursos no Paraná, e de financiamento ao setor produtivo, facilitando o acesso ao crédito para os pequenos negócios”, disse.

 MP quer ampliação das campanhas de orientação

Giacoia, enviou um ofício ao governador Ratinho Junior (PSD) no fim da noite de segunda-feira (8) pedindo para que o governo estadual revise a flexibilização do distanciamento social. Gilberto Giacoia também pediu para que o Governo do Paraná explique com transparência os critérios técnicos que fundamentaram a liberação de cada uma das atividades para que essa flexibilização não traga efeitos graves e irreversíveis à saúde das pessoas que vivem no estado. Outro pedido do procurador-geral foi para que as ações de ampliação do afastamento social sejam retomadas e acrescidas, assim como campanhas de orientação e de esclarecimento para o público. A repercussão desta nota pode ter desdobramento também nos municípios. Uma vez que Giacoia está pedindo ao governador caberá também aos prefeitos serem mais efetivos nos cumprimentos. Podem esperar as correspondências do MP municipal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.