Dicas para organizar os estudos

Estamos na época das provas de vestibular e ENEM e para quem já passou ou está passando por essa fase sabe muito bem que para alcançar um bom resultado é necessário muito empenho e dedicação, mas não é só isso. Como tudo em nossa vida exige organização, nos estudos não é diferente, essa etapa não precisa ser estressante, difícil e complicada como muitos julgam, a organização pode auxiliar para deixar este período mais leve, tranquilo e até mesmo contribuir para o resultado final. Se você está se preparando para um processo seletivo e busca dicas para organizar seus estudos, confira as sugestões que preparamos.

FOCO

Saber onde se quer chegar é fundamental para definir o caminho, por isso tenha clareza nos objetivos, faça a você mesmo algumas perguntas: Porque estou estudando? Porque me candidatei a determinado curso? O que desejo alcançar com meus estudos? Ter objetivos claros ajuda a focar nos resultados.

CRIE UM CRONOGRAMA

Programe suas obrigações e inclua o tempo que você vai dedicar aos estudos diariamente, tendo o tempo correto para cada atividade fica mais fácil dedicar-se por completo a cada uma delas e principalmente aos estudos. Quanto as matérias, opte por começar a estudar pelas mais difíceis, com mais energia e a mente livre, ficará mais fácil sua compreensão.

VISUALIZE O CRONOGRAMA DIARIAMENTE

Deixe o cronograma em lugar visível, quando mais claro e de fácil visualização for, mais fácil será seguir o plano.

FAÇA ANOTAÇÕES

Tenha sempre por perto um bloco de anotações, quando se escreve, nosso cérebro consegue absorver melhor as informações.

CUIDE DO SEU CORPO E MENTE

Crie uma rotina de estudos e intervalos, pois eles são fundamentais para arejar a cabeça, levantar um pouco, tomar uma água e fazer um lanche. Aliás não esqueça de manter uma boa alimentação. Para uma mente sã o corpo precisa estar em ordem.

AMBIENTE TRANQUILO

Escolha um bom local de estudos, evite lugares movimentados e com muito barulho. Evite utilizar celulares, redes sociais ou coisas que possam tirar a atenção.

UTILIZE AS FERRAMENTAS A SEU FAVOR

Aproveite todos os recursos disponíveis, hoje em dia com a internet ficou muito mais fácil estudar e ter acesso aos conteúdos, tais ferramentas além de serem mais práticas ainda deixam os estudos mais dinâmicos e menos cansativos, mas cuidado com o foco, atente-se para não se distrair e acabar usando a ferramenta para perder o controle. Por fim, mesmo com uma rotina criada, aproveite todo tempo disponível, a concorrência nestes processos seletivos costuma ser grande, por isso seu diferencial pode ser um tempo a mais que você tirou para estudar.

Boa prova!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.