Confidencial
Discussões sobre o pedágio esquentam na região

Cidade do Idoso

Foto: Reprodução

O prefeito Jorge Derbli e a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, acompanhados da vice Ieda, apresentaram na manhã da quarta o projeto “Cidade do Idoso”. O projeto é inovador e utilizará uma estrutura que já serve para outros fins no CT Willy Laars. Ratinho se comprometeu em apoiar o projeto que já cresce de tamanho e poderá atender não só a Irati, mas a toda a região.

Destravando

A visita articulada pela deputada Leandre destrava um possível distanciamento entre o governador Ratinho Jr e Derbli, uma vez que apoiou outro candidato em Irati. Agora a visão é outra. O que se pensa é a candidatura à reeleição de Ratinho ou outros planos e ter aliados são pontos importantes para os planos futuros do governador. É apenas para constar, o governo tem obras estruturantes como a pavimentação entre Irati e São Mateus que se em tempo poderá ser inaugurada pelos dois. Em campanha é preciso ter todos os apoios possíveis.

Emenda garantida

O vereador Getúlio Gomes Filho, presidente da câmara de vereadores de Rebouças, junto do Prefeito Zak e do vereador Jader, conquistaram para o município uma emenda de R$650 mil que será destinada para aquisição de uma colheitadeira de milho para silagem. Segundo Getúlio, esta máquina tem alto poder de rendimento e deve ajudar muito na produção de silagem para o gado leiteiro do município.

Contra a outorga

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), realizou em Guarapuava, na manhã da quinta (18), uma audiência pública da comissão especial que discute o pedágio no Paraná. Várias autoridades estiveram presentes e defenderam que se tenha o menor preço, obras executadas e transparência. Ainda, a maioria dos líderes usaram a palavra para dizer que o Paraná é contra a “outorga onerosa” e contra o “degrau tarifário”.

Precisa convencimento

Os políticos paranaenses de “A à Z” deverão tomar partido nesta causa. O Ministro de infraestrutura coloca uma proposta que já percebemos que tem a rejeição dos paranaenses tanto civis quanto das entidades organizadas. Agora o Governador Ratinho Junior terá que atuar com eficiência para que o modelo implantado agrade a população paranaense. Vamos lembrar que já estamos próximo as eleições e tanto ele como Bolsonaro podem ser afetados com isso, se as propostas desagradarem a população.

Benato defende Associações

Foto: Reprodução

O prefeito Junior Benato, presidente da Amcespar, participou na audiência pública promovida pela ALEP para discutir os novos modelos de licitação e contrato do pedágio. Benato defende que um pequeno percentual do ISS (Imposto Sobre Serviço) recolhido dos pedágios sejam encaminhados para as Associações de Municípios como forma de contemplar os municípios que pagam pedágio e não são lindeiros.

Derbli no pedágio

Outro prefeito que esteve acompanhando a Audiência Pública, foi o prefeito Jorge Derbli junto do presidente da câmara Hélio de Mello. Jorge defendeu que as tarifas referentes as obras só tenham seu aumento após a conclusão da obra. “Se na prefeitura só podemos pagar as obras conforme são executadas, porque no pedágio temos que pagar antes da execução da obra. Na nova concessão isso tem de mudar”, disse.

Dedé no esporte

Foto: Reprodução

André Demczuk (Dedé) assume essa semana a Secretaria de Esporte de Irati. Ele comentou em sua página social sobre o novo desafio. Derbli fez uma escolha pessoal ao optar por Dedé, que tem experiência no setor. Ele foi técnico de futsal em Irati e Prudentópolis. É uma aposta técnica, com inovação, mas traz a experiencia política de Eugênio Demczuk, pai de Dedé. A Secretaria de Cultura ainda está indefinida.

Turismo Rural

Nesta semana, o Presidente Hélio de Mello recebeu a visita da Presidente da Adecsul - Estela Mara Rosa e da Rozenilda Romaniw Barbara que apresentaram novas ideias e projetos acerca do turismo local e regional. Hélio colocou a Câmara à disposição para debater e auxiliar a Agência no que for preciso, visando o desenvolvimento da região com foco no turismo rural.

Cesar Jacumasso pede REFIS

O vereador Amauri Cesar Jacumasso (MDB) fez uma indicação ao prefeito que seja implantado um plano de recuperação fiscal no município. A justificativa é de que devido à crise e a pandemia os munícipes precisam de um instrumento que possam diminuir o impacto das dívidas com tributos municipais. “A iniciativa possibilitará maiores condições para a população em geral e as empresas regularizarem as suas dívidas com a prefeitura. Além disso, aumenta a receita própria do município”, alegou.

Nei Cabral pede nova escola no Nhapindazal

O vereador Nei Cabral solicitou ao Executivo esforços para edificação de uma nova Escola no bairro Nhapindazal. O terreno ao lado da atual escola pertence ao município e pode ser utilizado para a nova Escola Municipal Olaria Filipaki que proporciona ainda mais qualidade de vida e educação aos estudantes que frequentam esta importante instituição de ensino”, destacou.

Foto: Reprodução

“Só Falta as alianças”, diz Roman

O deputado Federal e presidente estadual do Patriota, Evandro Roman, disse a este colunista que a relação entre o Bolsonaro e o Patriotas já passa de um noivado. Segundo Roman, que tem acompanhado as conversar, “numa analogia de um casamento o sim já foi dado. Basta agora trocar as alianças que deve acontecer no fim de março”. O caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL RJ) deve fortalecer o casamento de Bolsonaro com o Patriota. Lira, teria orientado Bolsonaro a afastar-se do caso. Bolsonaro deixou o PSL após um raxa interno, mas diz que a relação do o Patriotas ainda é “namoro”.

Irritabilidade

O prefeito Jorge Derbli estava perceptivelmente irritado no que tange a transferência ao Rali Transparaná que seria em Irati. Ouve falha nas tratativas. “Prospectar sem consultar a prefeitura, fazer uso de espaço sem autorização, pedindo apenas por ofício sem assinar e sem protocolar na prefeitura, enviado somente por WhatsApp é falta de respeito com a administração pública municipal. Para as tratativas darem certo e os eventos possam ocorrer é preciso diplomacia e trato de forma correta.

Participação

A participação do Deputado líder do governo, Hussein Bakri PSD na audiência pública da Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná mostrou que o governo está com os olhos voltados para o tema. “Reafirmei a posição firme do Governador Ratinho Junior em trabalhar por uma nova concessão que reúna tarifas mais baixas e obras sendo realizadas já no início dos contratos. Essa discussão precisa ser feita sem demagogia e de forma séria e transparente, justamente como a Assembleia Legislativa está fazendo. Há 25 anos pagamos tarifas vergonhosas, que prejudicam os paranaenses e a nossa economia. Por isso, não há margem para errar na construção do novo modelo, que vai vigorar pelos próximos 30 anos. A partir dessa união de forças entre lideranças políticas e sociedade civil organizada, o Paraná terá um pedágio justo e dentro da realidade do Estado” disse Hussein.

34,7%

A alta da gasolina acumulada em um ano.