Educa Juntos

Educa Juntos

O prefeito de Inácio Martins e presidente da AMCESPAR, Junior Benato, junto da secretária de educação do município participaram do lançamento do programa Educa Juntos, do Governo do Paraná. A iniciativa é da Secretaria da Educação e do Esporte e busca ampliar o suporte técnico e pedagógico oferecido aos municípios e promover ações colaborativas na Educação.

 

 

 

Lambança administrativa

A prefeitura de Irati não se entende mais. A entrada do vice Amilton em exercício, trouxe uma série de desajustes na administração. Enviou à Câmara um projeto de cargos e salários que está com erros, que acaba mais por desagradar vários setores, em especial o SISMI. Mas como existem inconsistência, o projeto não deve prosseguir na Câmara, uma vez que votado, o assunto só poderia ser revisto no próximo período.

 

Lambança II

Ainda não existe uma razão existência do motivo pelo qual o prefeito Derbli se afastou da administração. Na sua ausência, Amilton, por questões pessoais, acabou exonerando várias pessoas que lhe desagradavam. Dentre elas dois casos chamam mais a atenção. Um é o servidor Nato Kifouri, suplente de vereador do PSDB, era um desafeto do vice. Mas estava prestando um serviço de qualidade no que se refere às recuperações de postos de saúde e finalização da construção da UPA. Outro caso foi de um professor que contribuía para um projeto social de escolinha de Futsal encabeçado pelo Medico Davaus. Ainda, houve um remanejamento de valores, tirando de uns e colocando em outros para agradar ao gestor.

 

Rony’s e os malabares

Ontem, no jogo Athletico PR versus Internacional, um jogador chamado Rony, do Furacão, se destacou no comentário do narrador Cléber Machado pelo malabarismo. Mas, na política também tem Rony’s que fazem malabarismo, mas com o intuito de aparecer e se sobrepor aos edis, sem avaliar se para isso transforma a sua atuação em fanfarronice, depreciando a casa onde serve e os parceiros de atuação. Se mentir for necessário e jogar uns contra outros for propício ao jogo, será feito. Sirva a carapuça a quem couber.

 

Regras

A Câmara de Vereadores de Irati, por meio do presidente Nei Cabral, e acordado com os vereadores, ficou combinado e determinado que as sessões de entregas de títulos, durante o período Legislativo, serão realizadas apenas nas terças-feiras. Isso deve-se em aproveitar o momento em que todos os vereadores vêm para a sessão e que vários residem no interior, onde o deslocamento é mais trabalhoso, e também para organização da casa. A regra só altera no período de recesso parlamentar. Na próxima terça, quem recebe o título é Ozires Gubert. 

 

Contra os malabares

O vereador Rogério Kuhn fez um ofício ao prefeito Jorge Derbli solicitando a retirada, ou proibição, dos malabares nas ruas de Irati. O vereador argumenta que os malabaristas acabam trazendo fatos inconvenientes e infringem o artigo 254 do CTB, em que veda o uso da faixa para apresentações variadas. Os malabares usam pirotecnia, armas brancas e objetos diversos, que atrapalham quem usa a faixa no momento. Isso vem de encontro ao desejo de vários motoristas, pedestres e empresários.

 

A revolta de Derbli

O prefeito Jorge Derbli volta ao cargo, de direito, no próximo sábado. Esta é a segunda vez que retorna. Mas, de fato, ele estará na próxima segunda. Muito pouca informação Derbli trará em sua bagagem. Mas terá que corrigir, de imediato, a bagunça dos cargos, tanto junto à Câmara, quanto na própria Prefeitura. Espera-se que com a “re-volta” de Derbli movimente o quadro político e migrações para as próximas eleições.

                                “13”

                  Nos últimos tempos o numeral foi de azar apenas para o PT.

X preside o PSB

O PSB está sendo presidido pelo representante do deputado Federal Aliel Machado, Luciano Menon, conhecido no meio esportivo pela alcunha de X-Salada. Mas tem gente de olho na sigla. Dois deputados estaduais de peso, Artagão Junior e Alexandre Curi, ambos do PSB, podem, ou devem, estruturar a legenda para sua base. A diferença é que Aliel é ligado a Burgath e os estaduais a Derbli. Vamos ver como fica.

 

Peso Eleitoral

O prefeito Bertoldo Rover de Imbituva está indo para o encerramento de seu mandato. Além de gozar de uma saúde de ferro, Bertoldo terá um peso inquestionável para eleger o próximo prefeito. Isso é reflexo da administração austera que exerceu frente do município, tirando do abismo financeiro em que se encontrava. E se conselho fosse bom eu diria para quem quer suceder Rover: cole no prefeito e aprenda a administrar como ele.

 

Social Mídia

O secretário de Esportes de Irati esclareceu a este colunista que não tem nenhuma participação no vídeo que foi publicado nas redes socias que fala de seu nome. No vídeo, Antônio Celso de Souza é mencionado pela alcunha de “Xoxolo”. Segundo comprovou o secretário, o vídeo foi uma homenagem produzida por alunos da Unicentro. Dúvida esclarecida.

 

Três poderes

O Desfile de Irati já se transformou numa marca do Mandato de Jorge Derbli. Mesmo licenciado, ele participou do desfile onde entrou no evento no mesmo veículo o prefeito em exercício, Amilton Kominitski, o prefeito licenciado, o presidente da Câmara Nei Cabral e o juiz de direito, Henrique Kurscheidt.

                              

 

 O maior inimigo do administrador público é o tempo.

Rodrigo Solda

Decepcionado

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Irati, Emiliano Gomes se demostrou frustrado com o corte de funcionário de sua pasta. Foi lhe ceifado, um funcionário e outra foi diminuído o salário. Segundo o secretário fica difícil desenvolver um trabalho quando lhe podam a estrutura. As demissões foram assinadas pelo prefeito em exercício Amilton Kominitski, mesma pessoa que segundo os bastidores defendeu veementemente a nomeação de Emiliano como secretário.

Nova secretaria

Em Rebouças a nomeação da secretaria de Educação, Cultura e Esporte quase virou novela. Com a exoneração de Rogéria, o chefe de gabinete Jader Molinari ficou interino até a escolha da nova secretaria. O prefeito Zak para priorizar a transparecia acabou por realizar uma nova eleição onde Elismara Teixeira foi eleita como secretaria.  

Tirol em Ipiranga

A cidade de Ipiranga, nos Campos Gerais, vai receber o maior investimento da história. A Tirol Alimentos confirmou a instalação de uma planta no município de aproximadamente 15 mil habitantes. O investimento total da fábrica de laticínios será de R$ 152 milhões, com apoio do Governo do Estado, por meio do programa Paraná Competitivo. A capacidade total da estrutura industrial pode chegar a até 2 milhões de litros de leite/dia. Inicialmente este investimento poderia ter vindo para Irati, mas não houve habilidade suficiente para conduzir o processo. Desde o anuncio da instalação o processo parecia não estar definido, o que foi concluído agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.