Está quase lá!

Governador na região

O governador Ratinho Junior esteve no sábado (07) fazendo carreata com alguuns dos candidatos que apoia. Em Irati, ele esteve na carreata do Emiliano Gomes. Em Prudentópolis, subiu em um caminhão militar para demonstrar o apoio a Osnei Stadler, do DEM. O Governador gravou mensagem de apoio para vários candidatos de várias cidades, mas na nossa região apenas Irati e Prudentópolis receberam o apoio presencial.

Vai ser na foto

A expressão que define o final das corridas para o desempate, uma foto do qual cavalo passa primeiro na linha de chegada define a disputa da prefeitura de Imbituva. Uma diferença de menos de 1% separa o candidato Geraldo Rocha (DEM) que tem como vice a vereadora Preta (PSD) e tem apoio incondicional do prefeito Bertoldo Rover, que conduziu uma transformação na administração do município. Como segundo colocado vem Celso Kubaski (Cidadania) que já foi prefeito do município, mas ainda aguarda a confirmação da sua candidatura devido a um pedido de impugnação feito por Vinicius Pontarolo.

O pau está “torando” 

Em Rio Azul, o clima está quente. Na justiça, o prefeito Rodrigo Solda (PSL) derrubou um vídeo realizado pelo médico e ex-prefeito, Alexandre Burko, em que tecia críticas mentirosas sobre fatos da cidade. A liminar foi contra Alexandre Burko e também contra o candidato a prefeito Leandro Jasinski (PSD). Rodrigo alegou que como o médico faltou com a verdade leva o eleitor a erro e prejudica o resultado das eleições. E o juiz acatou e concedeu a liminar. A publicação da resposta está sendo exibida na página do candidato Leandro Jasinski.

 

 

ERRATA:

Na edição desta sexta-feira (13), na nota “O bicho vai pegar”, da Coluna Confidencial, houve um erro de interpretação nas informações repassadas ao colunista, que acabou confirmando o apoio de Elvis Martins à candidatura de Fabio Seidel (PSC), em Rebouças. A visita de fato aconteceu e foi para uma espécie de consulta para atração de investimentos de empresas e formas de implementar políticas públicas que atraiam empresários.

Em uma publicação, Elvis Martins informou que tem uma empresa PRIVADA, e NÃO TEM POSIÇÃO POLÍTICA, inclusive, já recebeu visitas de outros candidatos de Rebouças e também de Rio Azul.

Pedimos desculpas pelo erro e próxima edição será publicada a errata.  

Regularização Fundiária

O prefeito Bertoldo Rover recebeu uma notícia importante nesta semana. Estão prontas as 1.300 escrituras do programa regularização fundiária. É mais uma das metas da administração Bertoldo Rover dar o documento para as pessoas que receberam casa ao longo dos anos, mas não os documentos. Além do custo, Bertoldo conseguiu franquear a burocracia da documentação.

Mais casas

O prefeito Rodrigo Solda também recebeu notícia boa na reta final da eleição. Foi autorizada a construção de mais 34 casas para o município. Solda vinha trabalhando intensivamente para liberar estas casas que serão construídas no bairro. Serão casas para pessoas necessitadas sem o pagamento de nenhuma parcela. Este é um projeto que aconteceu inteiro dentro do mandato do prefeito Rodrigo Solda.

Tempo quente

Uma série de denúncias que aconteceram no programa “Pardal” do TSE, foi utilizada para denunciar muitos candidatos a vereador. Alguns partidos tiveram que regularizar os registros dos candidatos a vereador. Mas foi a turma do MDB que estava mais brava com a denúncia. A presunção da culpa é evidente deixou Josué e sua turma com “sangue nos olhos”. Prometeu que iria “abrir o motor deles” na live, o que não aconteceu. Josué reclamou da falta de respeito e se referiu que a denúncia teria partido do candidato “Mãos Calejadas”, como ele chama. Josué disse que pode pagar até R$ 160 mil de multa. Isso irrita qualquer um. Mas parece que tudo já era fogo de palha e está tudo mais calmo novamente.

Renovação que não renova

Há uma presunção que a Câmara de Irati possa sofrer uma renovação. Mas alguns nomes já passaram pela casa, o que dá uma sensação falsa de renovação. Dos nomes em disputa acredito que apenas dois ou três candidatos com chances reais de eleição ainda não assumiram o cargo de vereador. Ainda resta saber como as mulheres serão votadas nesta eleição.

Na Região

A expectativa de renovação é grande na região. As câmaras em geral têm passado por processos de renovação constante e esta eleição será mais uma demonstração em algumas cidades. Mas não basta renovar, e sim colocar vereadores com capacidade. Em geral, é necessário que as Câmaras cresçam em qualidade. Nem sempre os mais populares são os melhores.

Comemorações sem aglomerações

As comemorações das eleições podem se tornar mais um grande ponto de transmissão da Covid-19. Não adianta a Justiça Eleitoral tomar todas as medidas para proteger os eleitores, se no momento de as comemorações a população ultrapassar os limites da aglomeração e do bom senso. Cabe aos eleitos frear as exposições para que isso não ocorra e agravemos ainda mais o quadro, que já está ruim.

Lucro ou Prejuízo

O governador pode não ter saído tão bem na nossa região. De 10 cidades apenas seis seriam da base aliada do governador. Claro que todos têm bons relacionamentos, mas não são de partidos da base. O DEM pode fazer de dois a quatro, o PSDB um, o PSL um e o PSC, também um. O PSD pode fazer no máximo seis. A conta é meio maluca, mas alguns municípios a situação embolada, e bem.

Encolheu

O TSE recolheu cerca de 20% das urnas eleitorais do Paraná. Justo num momento de pandemia foi uma ação perigosa em termos de aglomeração de pessoas. Mesmo que as medidas de prevenção ao covid estejam sendo tomadas, os eleitores estarão sendo aglutinados em sessões próximas as suas. Isso aconteceu porque alguns estados do sudeste precisaram reforçar a sua estrutura de urnas e o TSE buscou isso também Paraná.

Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.

Otto von Bismarck

Ameno ou aparência

O clima da campanha de Irati esta muito ameno para esta reta final. Às vezes, o clima por fora esta sossegado, mas as estratégias mais elaboradas podem estar se desenrolando no silêncio. De bobo ninguém tem nada e “não existe almoço grátis”. Resta saber se o clima esta ameno até pela falta de recurso ou tudo não passa de aparência para “inglês ver”!

                                    3

E o coração dos candidatos vai apertando. Faltam poucos dias para a eleição

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.