Confidencial
Fechando o ano

Empoderadas

Foto: Divulgação

A vice-prefeita eleita, Ieda Waydzik, representou o prefeito Jorge Derbli na terça-feira (22) durante a eleição da chapa para comandar o CIMSAMU. Irati assumiu a Secretaria da chapa, Ponta Grossa a presidência, e Ivaí a vice-presidência. Na foto, as mulheres empoderadas que marcaram o evento. Da esquerda para a direita, a prefeita eleita de Carambeí, Elisângela Pedroso, prefeita eleita de Ponta Grossa, Professora Elizabeth, vice-prefeita eleita de Irati, Ieda Waydzik, e prefeita eleita de Ortigueira, Lourdes Banach.

Ieda pode iniciar no comando

Mesmo sem esta pretensão, a vice Ieda é que pode começar no comando da Prefeitura de Irati. Devido ao internamento do prefeito Derbli, a vice Ieda deve dar as primeiras ordens na casa azul. Mesmo em estado estável, não há previsão de alta e mesmo se estiver de alta ele ainda deve inspirar cuidados. Mas da posse Derbli não deve participar e Ieda assumirá no início. Vamos torcer pelas melhoras...

Amilton Assume 

Diante do quadro clínico de Jorge Derbli, que está internado desde o dia 17, ele pediu afastamento do cargo até o dia 31 de janeiro para tratar do problema de saúde. Assim, quem assume a Prefeitura neste perído é o vice-prefeito, Amilton Komnitski. 

Quadro mínimo

Derbli exonerou todos os secretários e comissionados com ato e efeito para 31 de dezembro. E, quando estava começando a tratar da nova equipe, foi internado. Portanto, não há nomes estabelecidos e com o prolongamento do internato, a incerteza continua. “Informações de cocheira” dizem que apenas as secretarias que têm orçamento como Saúde, Educação e Finanças terão titulares que podem ser nomeados. Mas ainda há projetos que devem ter início nos próximos dias como o projeto Viver Bem (antigo Condomínio do Idoso) e a licitação do Ginásio de Esportes, que precisam de tutores. A administração deve iniciar a gestão numa espécie de quadro mínimo de secretários, até porque se deve esperar a vontade do Derbli. Quanta Curiosidade!!!

Vice assumirá o parque de máquinas

O prefeito eleito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), informou em entrevista que o vice-prefeito, Jair Boni (PSB), assumirá o parque de máquinas. Jasinski disse que Boni sempre foi muito ativo nas atividades relacionadas ao parque de máquinas e assumirá este setor para dar o ritmo que a administração precisa. Leandro anda disse que não vai trazer vereadores para assumir cargo na Prefeitura.

"Disque me disque”

A indústria da boataria está correndo solta em Rebouças. O prefeito Zak, que tem a maioria na Câmara (seis vereadores), pode ter mais problemas se tivesse a minoria. Segundo informações, ele teria se comprometido em apoiar a eleição de Getúlio (PROS) para presidente da Casa. Mas Jader (PROS) é outro que parece estar articulando a presidência. Apenas lembrando que Jader foi chefe de gabinete de Zak no último mandato e goza de muita proximidade do alcaide. As movimentações já dão a entender a que Jader é o preferido. Mas para isso precisa convencer Getúlio a declinar!

Ignorado

O vereador Getúlio (PROS) relatou que estaria sendo ignorado por algumas reuniões que estão sendo organizadas por Jader para ajustar a presidência. Jader (PROS) teria buscado junto de Tio Chico (suplente PROS), apoio na oposição - leia-se vereador João Kozak (PDT), para assumir a presidência. Está nas “Bocas de Matildes” que Jader assumiria a Secretaria de Saúde, mas declinou para assumir a presidência da Câmara. Será?

Independência

Resta saber ainda como a oposição vai votar. Joãozinho (PDT), Bepinho (PSL) e Claudemir (PSC) podem estar esperando os desdobramentos e os descontentes da situação para se posicionar. Um exemplo é o próprio Joãozinho que se elegeu com trabalho simples e humilde, através da confiança do povo. A posição adotada por ele reflete o desejo da maioria que o elegeu e confiou em seu discurso oposicionista. Dependendo de seus movimentos, sem dúvida é um nome que se consolida como uma forte e jovem liderança municipal.

Lucas Sanches.
Foto: Reprodução

Falta combinar com os Russos

Em Prudentópolis, as costuras apontam que o presidente da Câmara de Vereadores deverá ser o mais votado, Lucas Sanches (DEM). Lucas deve ter o apoio da base do governo que teve a articulação tanto de Osnei quanto de Adelmo. A bancada da base tem votos suficientes para eleger o presidente, se ninguém ruir. Apenas um empecilho. Houve apenas uma alteração na composição do vice. “Falta apenas combinar com os russos! ”

Ministério publico

O MP de Prudentópolis propôs denúncia contra o vereador Worubi, por compra de voto e abuso de poder econômico. Na denúncia, foram anexadas várias conversas de eleitores que pediam cestas básicas e vale gás, dentre outras benesses. Mas Worubi foi diplomado e ação pede a cassação do diploma e do mandato.

Guamiranga

Em Guamiranga, deve ser a concorrência mais acirrada pela presidência da Câmara. Uma vez que o próximo presidente irá assumir o cargo de prefeito. A articulação deve se intensificar, mas a decisão acontece no dia. Até lá muita carta para jogar. A candidatura de Marco Chiaradia (PSL) está sob judice o que o impede de assumir.

Em Irati

Embora pareça calma a eleição para a presidência da Câmara de Irati está se construindo. Pelo menos dois grupos e mais de três nomes disputam as pretensões, mas o pluripardidarismo tem de ser levado em conta, o que muitas vezes dificulta o jogo. O próximo presidente tem a missão de potencializar a relação entre a Câmara com o executivo para que juntos possam acelerar as conquistas para o município. Qualquer outro discurso é de pessoas que põem seus interesses acima da coletividade.

Posse Virtual

A (Sesa) publicou na terça-feira (22) a Resolução nº 1.488/2020 que coloca recomendações para as cerimônias de posse dos eleitos deste ano. A orientação da Secretaria é que esses eventos sejam realizados, preferencialmente, por videoconferência, com transmissão remota para evitar possíveis aglomerações e reforçar a prevenção contra a infecção pelo novo corona vírus no Paraná. Se optarem por ser presencial, ficam autorizados a participar presencialmente da cerimônia apenas as autoridades eleitas da Câmara Municipal e da Prefeitura e um acompanhante, a equipe de apoio indispensável à realização do evento e imprensa previamente credenciada.

Atualize-se com o horário das posses

Rebouças – 29/12 às 19h;

Irati – 30/12 às 9h;

Rio Azul – 31/12 às 18h;

Inácio Martins – 31/12 as 10h;

Fernandes Pinheiro – 31/12 as 9h;

Imbituva – 01/01 às 9h;

Mallet – 01/01 às 9h;

Prudentópolis – 01/01 às 10h;

Guamiranga – 01/01 às 10h;

São Mateus do Sul – 01/01 às 16h;

Teixeira Soares – Indefinido

 “O segredo da mudança é focar toda a nossa energia não em lutar com o antigo, mas em construir o novo” -Sócrates

                                           “R$ 6 milhões”

O prefeito Adelmo deixará um bom caixa confortável para o sucessor Osnei Stadler.