Confidencial
Festa do Pinhão

Prestigiada

O prefeito Junior Benato conseguiu realizar uma das maiores festa do Pinhão do município. Até pelo momento eleitoral vivido, bem prestigiada. Estiveram deputados que tiveram votos lá como Artagão Junior e seu pai Artagão que é conselheiro do Tribunal de Contas, os deputados estaduais Estacho (PV) e , Lemos (PT) e os federais Vermelho e Roman, ambos do PSD. Ainda os prefeitos Santin Roveda de União da Vitória e Jorge Derbli de Irati que aparece na foto junto do deputado Artagão e do prefeito Benato.

 

Mas a Amcespar...

Apenas o prefeito Jorge Derbli dentre os municípios da Amcepsar esteve presente na Festa do Pinhão. Benato, além de ser presidente da Associação é o prefeito que prestigia os eventos em outros municípios. Mas parece que desta vez houve um certo descaso com o seu evento. Parece que a unidade da Amcespar esta avariada...

 

Lau Candidato?

Irati poderá ter uma campanha bem disputada. A visita do deputado Evandro Roman á Santa Casa de Irati, em especial ao provedor Ladislau Obrzut pode impulsionar o processo. O Projeto é que Ladislau estruture o “Patriota” em Irati e seja candidato a prefeito nas eleições do próximo ano. Roman é um dos deputados que mais trouxe recursos para a Santa Casa de Irati e possivelmente vê em Ladislau a possibilidade de renovar o seu grupo politico.

 

Ar da Graça

O deputado que esteve em Inácio prestigiando a festa do Pinhão na ultima sexta e em Irati no sábado, fez neste ano sua primeira visita, dando o “ar da graça”. É reconhecido pelo trabalho de resultado que realiza. Em Irati uma de suas obras marcantes é o canal hídrico e a pavimentação até o Pinho de Baixo, obra que foi licitada a pouco tempo. Em Inácio a construção do mirante deve marcar uma nova realidade no município mais alto do estado.

 

Trocando de Grupo

Partidários e amigos do deputado que o apoiaram na última eleição não foram avisados da sua visita. Fazendo uma leitura breve da cena, parece evidente que o deputado Roman quer mudar não só a equipe em Irati, mas parece que o grupo e amigos estão incluso no pacote. A nova referencia é Ladislau Obrzut, que já foi PSD e hoje esta nas feileiras do PSDB.   

 

 

Bandidao perdeu o PDT

O ex prefeito de Inacio Martins Valdir Cabral (Bandidão) que era detentor do PDT a muito tempo perdeu a sigla para o ex vereador Osvaldir que segundo informações que é candidatíssimo a prefeito em Inacio Martins pela nova sigla. DE raíz petista Osvaldir teve a chancela do ex prefeito de Irati Odilon Burgath que comanda a sigla no momento.

 

Com quem vai Bandidão e sua turma

Embora desabrigado temporariamente o grupo politico que Bandidão pertence já arruma um espaço. Até mesmo porque nele tem figuras de expressão como os irmãos e empresários Mauricio e João Artur Cavassim e o Padre .... que diz até para as árvores em Inacio que é candidato a prefeito. E isso é o que os polticos mais querem, dar o partido para quem vai ser candidato, independente do resultado. Mas se o padre vai sair ou não, isso só se confirma no ano que vem.

 

Complicado

A influenciaa de Burgath no PDT de Inacio mostra que a vida do presidente da câmara Nei Cabral, irmão de Bandidão não esta fácil. O desentendimento entre Cabral e Burgath vem de longo tempo e Odilon não engole a aproximação de Cabral com o prefeito Derbli. Isso porque Nei Cabral estava sob sua legenda na eleição passada. Mas o contato com Derbli é mais antigo. Na minha opinião Nei vai ter de buscar outra legenda para se abrigar, porque o PDT já esta na esquerda de Irati e do Paraná.

“A Unicentro é a Industria da Inteligência”

Jorge Derbli

 

SAMU

Esta tramitando na câmara de Irati a lei que autoriza o municipio a instalar o SAMU. A estrutura é muito importante para ampliar estrutura de atendimento a urgência e emergência na região. Embora eu acredito que seja aprovado, é questionável o investimento inicial do projeto. Nos primeiros meses o municipio deverá ter um custo de mais de R$100 mil por mês.

 

Caixa Precário

Os vereadores Rogerio, Helio de Mello e Zequinha fizeram questionamentos para averiguar se a prefeitura conseguirá bancar o custo do projeto. O que se teme é que o municipio inicie o projeto e não consiga bancar na sequencia. O projeto apresentado mostra que a manutenção será tranquila, mas o custo inicial pode judiar do caixa precário da prefeitura de Irati.

 

Onde vai cortar

A secretaria deveria não apenas informar as contas de onde vai sair o dinheiro, mas quais serão os médicos, viagens, horas extras, ou medicamentos  que serão reduzidos para cobrir o custo. Não se observa sobras nem no caixa da saúde, como no caixa livre da saúde para cobrir tal custo.

 

INVERNADA POLÍTICA

Apesar da estimativa de grande sucesso para a Invernada Campeira e para a Invernada Artística do 31º Rodeio Crioulo de Integração de Irati, talvez perca a força em 2019 a "Invernada Política". Explico: como o ano de 2019 não é eleitoral, o evento acaba deixando de fazer parte da agenda de uns e outros representantes que só fazem questão de aparecer a cada quatro anos.

OPORTUNIDADE

Brincadeiras à parte, o momento é uma grande oportunidade para que a população de Irati e dos municípios vizinhos possa identificar quem efetivamente está presente na realidade do município e da região, e quem só chega quando quer pleitear votos. Alem de Irati a agenda pode e deve ser cheia uma fez que tem eventos em Irati, Teixeira Soares e Rio Azul.

                        “5,09% ”

Indice de aumento salarial que o governo Ratinho irá repassar ao funcionalismo estadual

 

Foto flagra

A Foto Flagra desta edição mostra a interaçao do mundo animal com o humano. Num evento esta semana na Unicentro um cão marcou presença com certa intimidade.