Gavetas da Cozinha: Utensílios Corretos

Como estão suas gavetas?

Quando compramos utensílios para a cozinha, muitas vezes acabamos exagerando e tornando assim as gavetas abarrotadas e desorganizadas.

Para reorganizá-las devemos começar pela classificação dos utensílios. Precisamos então decidir o que realmente é útil e facilita no dia a dia.

Segue algumas dicas que irão facilitar na sua decisão.

Um kit de cozinha básico deve conter: abridor de latas, abridor de garrafas, batedor de arame, concha, colher de madeira, escumadeira, peneira, tábua de cortar, luva de cozinha, espátulas e facas.

As facas geralmente são os utensílios mais utilizados, seguido pelas espátulas. 

Quanto as facas, evite comprar um conjunto. Escolha as que usará mais regularmente. As mais utilizadas são: faca de cozinheiro, faca de aparar, faca serrilhada e faca para desossar. Uma tesoura de cozinha também será muito útil. 

Sobre as espátulas podemos destacar a espátula de peixes. São utilizadas para soltar os biscoitos da forma por exemplo, ou drenar óleo dos ovos fritos e principalmente para virar os files de peixe. As melhores têm bordas fininhas e são de metal. Por isso não devem ser usadas em panelas antiaderentes.

As espátulas de silicone, são ótimas para tudo. Além de muito higiênicas, pois como são inteiras e únicas tendem a não ter espaço para o acúmulo de bactérias. Totalmente lavável e ideais para as panelas antiaderentes.

Espátulas em metal são ideais para virar hamburguers, cortar brownies ou virar panquecas,

Espátula-colher como o nome já diz parece uma colher e é ideal para alimentos mais pesados, como guisados ou molhos.

Mas vale destacar também alguns utensílios que podem estar somente tomando espaço em suas gavetas, devido a sua utilização. Vai algumas dicas

Termômetros. Utilizados para medir a temperatura precisa dos alimentos, como das carnes e doces por exemplo.

Medidores: Muito útil para cozinheiros que costumam utilizar balanças. A maioria de nós, utiliza medidas em xícaras, copos ou até colheres.

Tigelas: Evite as que podem deformar, dobrar, lascar, machucar, absorver odores e aquelas muito pesadas. Boas tampas e fundos aderentes devem ser consideradas. 

Essas são apenas algumas dicas, mais lembre-se que cada lista de utensílios será única, pois cada cozinheiro tem seu estilo e sabe suas necessidades. 

E não esqueça: Saber exatamente a função de cada utensílio é a única forma de saber se realmente precisamos dele.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.