Hora de Dormir!

Nosso quarto é nosso refúgio mais íntimo. É lá que recarregamos nossas energias, porém é lá também onde passamos momentos agradáveis em família, as crianças adoram passar um tempo por lá, vendo TV ou tomando café na cama. Mais a qualidade do quarto influencia diretamente no nosso sono e na nossa saúde. Por isso devemos evitar a bagunça neste local, especialmente nos armários, pois como é o maior móvel é também o mais fácil de se transformar em um depósito.

Vamos para algumas dicas que devemos levar em conta na hora de decorar nosso refúgio pessoal.

Cama

A cama Box geralmente possui rodízios facilitando a movimentação para a limpeza. Por não possuir quinas pode evitar acidentes. Já as camas de madeira têm um charme todo especial. Olhar a cabeceira de frente para quem entra torna o quarto mais agradável. Evite encostá-las na parede, isso facilitará o acesso e a troca das roupas de cama. Não esqueça de considerar a vista da janela quando estiver deitado. É agradável olhar a copa de uma árvore ou o céu ao invés de um prédio vizinho.

Cabeceira

Modelos acolchoados trazem mais conforto para apoiar o corpo quando estamos sentados, ou assistindo TV. Outra opção é um papel de parede ou pintura na altura da cabeceira. Elas ajudam a criar uma base para todos os elementos que estão a frente.

Criado Mudo

Existem vários móveis que podem ser usados como criado mudo, além dos tradicionais, mesas ou prateleiras são ótimas opções. Até mesmo uma cadeira pode cumprir esta função. Tenha apenas o cuidado de respeitar a altura do colchão.

Iluminação

Quando estamos deitados é inevitável olhar diretamente para a luminária. Por isso escolha um Plafon com iluminação indireta, de preferência os que tem vidro fosco ou tecido. Não esqueça que o abajur ao lado da cama com acendimento ali mesmo, é mais funcional. A grande maioria das pessoas gosta de dormir no quarto totalmente escuro. Mas a cortina é um excelente filtro para a luz do dia, mantem a privacidade e permite que a luz entre.

Roupas de Cama

Um kit básico é composto por um lençol de baixo, geralmente com elástico, um lençol de cima, capas para os travesseiros, colcha ou edredom. O quarto é o único ambiente da casa onde você pode e deve abusar do branco. Afinal quanto mais clean o ambiente maior a sensação de limpeza e calma que precisamos para relaxar. Mantas e almofadas decorativas dão um toque especial na decoração. Utilize peças que possam ser utilizadas também na sala.

Armários

Seja planejado ou comprado pronto, o armário deve contar com prateleira, gavetas, cabideiro e sapateira. Evite armários de canto, pois o acesso as roupas é mais complicado. As portas de abrir são uma solução econômica e geralmente são mais profundos. Já as portas de correr libera a área a sua frente, porem rouba na profundidade, já que precisam de mais espaço para correr. Se o espaço permitir, o ideal é ter um closet para guardar suas roupas. Além de ser um luxo ainda ajuda a manter a ordem no quarto.

Uma cômoda também ajuda na estocagem, podendo até ser colocada ao lado da cama como criado mudo. Para compensar a altura da peça, preencha com alguns quadros a parte de cima.

Poltronas e cadeiras

São ótimas para aumentar a sensação de estar no ambiente e ajudam na hora de se vestir. O móvel com uma estampa apropriada ajuda na decoração. Mas tome cuidado para não deixar roupas em cima. Se você tem este hábito procure colocar um cabideiro na parede ou atrás da porta. As poltronas podem ser usadas para apoiar as almofadas, porem somente na hora de dormir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.