Bairros de Irati
Jardim Califórnia

“Lá pela década de 40, quando papai e vovô vinham de carroça, do Rio do Couro para cidade de Irati, fazer compras no armazém da Família Fillus, e também buscar documentos nos órgãos públicos, esses lados da cidade era uma área fechada por cercas, era a invernada dos Fillus, onde soltavam os cavalos para o tratamento e pernoite. O avô de Lídia era o senhor Antonio Vieira de Mello e seu pai o senhor Miguel Vieira de Mello. A carroça possuía tolda. Traziam cobertas e dormiam na carroça. No dia seguinte, retornavam para o interior. ” Narra Lídia de Mello Pacheco.

Lídia é moradora do bairro Jardim Califórnia desde 1985. Seu avô, Antonio Vieira de Mello, foi vereador camarista no mandato do prefeito municipal de Irati, Mário Pimentel de Camargo.

Conta, por sua vez, Antonio Luiz Fabris, ex-gerente da Companhia de Abastecimento de Água do Paraná, a Sanepar, que no Jardim Califórnia foi construída pela Sanepar, no ano de 1976, um reservatório d’água, com capacidade de 1.000.000 litros (um milhão de litros). Na ocasião, era para abastecer todo o bairro Rio Bonito, por gravidade. Contudo, também foi instalada uma bomba de elevação de pressão da água, chamado de “booster”, visando abastecer os bairros Stroparo, Vila São João, Lagoa e toda a parte alta do Conjunto Habitacional Luiz Fernando Gomes. Esse reservatório foi, por muito tempo, responsável pelo abastecimento de 60% da demanda da cidade de Irati. Isso até o ano de 1995, quando foram executados novos reservatórios na cidade.

O bairro possui a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental, denominada Ana Amaral Gruber, que está localizada em Rua Luiza Simionato Stroparo, 1783. A escola atende diversos bairros. Além do bairro Jardim Califórnia, ainda, Ouro Verde, Stroparo, Vila Flor, Vila Matilde, Vila São João, centro, e outros mais. A escola completou, esse ano, 25 anos de história na comunidade iratiense. Inaugurada em setembro de 1994, iniciou suas atividades em 1995, com o auxílio pedagógico da diretora Zenilda Alice Stroparo, da Escola Municipal Francisco Stroparo. No primeiro ano tinha somente 2 salas de aula, posteriormente teve a ampliação de mais 2 salas de aula, além das instalações complementares. Diversas diretoras e coordenadoras exerceram atividades no educandário, a atual diretora é a professora Márcia Andriola Medeiros. A escola atende 130 alunos. As instalações da escola estão passando por melhorias e ampliação, pela a atual administração do Prefeito Jorge Derbli. Serão mais 2salas de aula para o ano de 2020.

O bairro Jardim Califórnia é residencial, mas contempla serviços e comércio em geral. Trata-se de uma área bem valorizada no mercado imobiliário, devido à proximidade do centro e ainda, a remanescente e importante Mata do Gomes, o último pulmão de área verde de Irati.

O bairro situa-se a sudeste e é contíguo ao centro da cidade. As ruas desse bairro têm nomes de antigos moradores de nosso município e são: rua Angelim Mósele, rua Nicodemos Vasconcelos, rua Albino Pabis, rua Manoel Vasconcelos, rua Jornalista José da Silva, rua 19 de Dezembro, rua Zeferino Bittencourt, rua Nereu Ramos, rua Assef Garzuze, rua Agostinho Zarpellon, rua Doutor José Augusto da Silva, rua Souza Naves, rua Eugênia Molinari Center e rua Luiz Fornazari Neto.

As linhas de divisa do bairro são: a rua 19 de Dezembro, o Arroio dos Pereiras, a rua Albino Pabis e a rua Jornalista José da Silva.

Os potreiros da invernada dos Fillus transformaram-se num aprazível e próspero bairro, praticamente junto ao centro da cidade.

Salve a história de Irati.