Confidencial
Jorge investe em mobilidade

Investindo em mobilidade

O prefeito Jorge Derbli apresentou, esta semana, para discussão, um programa de investimento em ciclovias em Irati. A ideia é criar uma malha de ciclovias que tornem o veículo uma importante ferramenta de transporte e lazer. As ciclovias serão espaços mais seguros que os cidadãos terão para se locomover. Derbli chamou para discussão pessoas que têm envolvimento com o setor, além do presidente da ACIAI, Elias Mansur, que representa o comércio local.

 30 km

Esta é a extensão da Ciclovia que Derbli quer implantar em Irati

Será ou não

Ao falar sobre um curso online, que o Cidadania (23) estadual realizou no dia 02/07, tratou o ex-prefeito de Irati, Felipe Lucas, como pré-candidato a prefeito de Irati. Lucas está no Cidadania, mas tem no PSC sua melhor aproximação com o governo Ratinho Junior. Segundo informações da base do partido, tanto o PSC como o Cidadania têm discutido sua participação no quadro político local.

Felipe ou Rafael

O candidato pode ser Felipe (Cidadania) ou até mesmo Rafael(PSC), que tem condição passível de candidatura. O que o partido pratica, neste momento, é a arte de conversar. E isso com ambos os lados para decidir a candidatura num momento mais a frente. Segundo as informações, o único partido que ainda não sentou foi PSDB do prefeito Jorge. Embora livre, o partido pretende dialogar com o governo o seu alinhamento na cidade. Isso demostra que a conversa é não afrontar o governo na decisão.

Fatos e boatos

Informações de “cocheira” contam que Emiliano Gomes esteve, esta semana, visitando o atual vice-prefeito, Amilton Komintski(DEM). A fofoca, ainda, diz que Emiliano teria convidado, ou iniciado uma conversa, no sentido de ter Amilton como seu vice. Acredito mais que isso não passe de boato, uma vez que, Amilton esteve até a janela no PSD e pela hombridade não aceitaria ser vice. Mas política é política. Mas uma coisa é fato: Gomes tem conversado muito.

Novos carros

O deputado Artagão Junior esteve nesta quinta (2), em Guamiranga, entregando dois veículos. Montana que serão destinados à Secretaria da Agricultura. O pedido foi do vereador Marcos Nass via Artagão Junior e viabilizado pelo Governo Ratinho Junior. O secretário da Administração, Ruy Machado, que recebeu os veículos, comentou que a Agricultura é uma das Secretarias que precisa constantemente de investimento, principalmente, no segmento de inseminação artificial onde um dos veículos vai estruturar. Na entrega, ainda, estiveram o vereador, o secretário de Agricultura, Olicir Moleta, e o ex-prefeito João Orestes Fenker. O valor viabilizado junto a SEAB é de, aproximadamente, R$110 mil.

Tratamento de respeito

Uma cena que deveria ser uma constante no relacionamento público. Na entrega dos veículos em Guamiranga, dois lados políticos estiveram no mesmo palanque quando se trata de benefícios para o município. O ex-prefeito, Ruy Machado, atualmente secretário da Administração, recebeu os veículos que vieram por demandas do grupo liderado pelo também ex-prefeito, João Orestes Fenquer, que estava na entrega. O pensamento de trabalhar pelo município tem o seu momento e viver a política também tem o seu. É o respeito mútuo que faz com que o município prospere.

Iratiense de destaque na SEJU

O Sociólogo, Mauro Rockenbach, assumiu a Secretaria da Justiça Família e Trabalho do Paraná. Mauro já vinha sendo cotado para o cargo com a saída de Nei Leprevost, que tenta um espaço no PSD para disputar a prefeitura de Curitiba. Com a posse de Mauro, que foi diretor da Sudis, uma iratiense passa a ter mais destaque no governo. A advogada, Lyana Bacil, filha de Elizete Bacil, que já trabalhou com Ortega na SEDU e a muito trabalha com Mauro, acompanhará Rochembach na SEJU, atuando junto do secretário. Mais uma iratiense trilhando um caminho importante no governo do estado.

Contra empresários???

Boatos vindos de Imbituva contam que algumas lideranças políticas buscam desarticular o sistema administrativo baseado na administração privada. Um dos maiores exemplos de sucesso deste sistema foi a administração de Bertoldo Rover que colocou nos eixos as contas públicas de Imbituva. Informações dão conta que uma reunião com membros do PP como Pedrinho e Moraes, do Podemos, Zaqueu e Mari, além do PSC de Durval e Élcio Galvão, tentam compor um grupo para fazer este enfrentamento. O objetivo do grupo, ainda, seria lançar candidatos dentre eles para enfrentar o PSD na próxima eleição.

Estudo sobre os Pedágios

A Assembleia Legislativa do Paraná confirmou que representantes da EPL (Empresa de Planejamento e Logística) vão explicar, em audiência a ser ainda marcada, os estudos sobre a nova modelagem de concessão das rodovias paranaenses. Os deputados querem acesso aos detalhes sobre a forma de contratação das concessionárias e as cobranças de tarifas.
As atuais concessões vencem em novembro de 2021.

Micheleto assume a administração

O deputado estadual Marcel Micheletto (PL) anunciou, na sessão remota desta quarta-feira (1º), que está se licenciando do cargo no Legislativo para assumir a função de secretário de Estado da Administração e da Previdência no Governo do Paraná. Micheletto lembrou das dificuldades que enfrentou na vida pessoal, agradeceu o apoio e enalteceu o companheirismo do deputado Ademar Traiano (PSDB), de quem é amigo pessoal. Quem assume a cadeira deixada por Micheletto é o suplente da coligação PR-PRB/PHS/PR/Avante, Gugu Bueno. Micheleto ocupará o cargo de Reinhold Sthephanes, que vai para Agepar.