Confidencial
Na Yazaki

Na Yazaki

O prefeito Jorge Derbli fez uma visita importante a uma das empresas que mais gera empregos em Irati. A visita foi a convite da empresa para demostrar como a Yazaki está realizando o combate à Covid-19, dentro da sua estrutura organizacional. As ações que a Yazaki realizou na planta em Irati foi exemplo para suas outras unidades, no Brasil e no exterior. Ainda, o presidente da Yazaki para o Mercosul, Lázaro de Figueiredo Junior, confirmou ao prefeito que a empresa pretende retornar com as contratações já em setembro. Na visita, estava todo o estaf da Yazaki de Irati e pessoas como Mariano Lima, Karla Mirelli Pedroso e Jair Sebastião Pontes. Derbli esteve acompanhado pelas secretárias, Samanta e Jussara, além do enfermeiro Agostinho e do chefe de gabinete Ico Andreassa.

Herança maldita

O prefeito Jorge Derbli (PSD) está sofrendo as ações de ter assumido as contas da administração do ex-prefeito Odilon(PDT). Não tomou as devidas medidas de impor uma moratória no início da gestão, por exemplo, mas ao contrário usou dos recursos da sua administração para quitar contas da eram Burgath. Agora, está pagando os pecados. Suas contas estão à deriva no TCE.

Causa

Quando assumiu, algumas empresas que tinham grandes quantias para receber, demonstravam não ter intenção de prestar serviços para prefeitura. Este foi um dos motivos que pôs Derbli a pagar os fornecedores da era Odilon, sem decretar uma moratória, instrumento que lhe possibilitaria a analisar melhor as contas herdadas. Devido a isso e a outras situações, as contas de 2018 estão com parecer pela desaprovação por déficit e as de 2017 não foram julgadas.

25

Os municípios que compõe a Amcespar deverão ter um número significativos de candidatos a prefeito

Correção

Agora terá que gastar neurônios para se explicar contabilmente perante o Tribunal e recorrer da decisão. Mas nada que afete a sua participação nas eleições deste ano ou o deixe fora da disputa. Fez algumas escolhas desacertadas que vão lhe custar mais caro. Uma delas foi pagar contas que não haviam sido empenhadas no último ano de mandato de Burgath. Mas agora, já tem a experiência.

Lado contrário

Por outro lado, o secretário Juarez Miguel da Silva, trabalha firme para aprovar as contas do ano de 2019 e 2020. Inclusive, ele entrou no cargo com a responsabilidade de organizar as finanças do município e dá mostras que está conseguindo. Segundo ele uma das funções era acabar com a fila de cobradores na Secretaria e segundo ele, isso se extinguiu. Agora, a missão é fechar as contas e permitir os investimentos, e dar sono tranquilo ao prefeito neste ano pandêmico.

Lista tríplice

Das “bocas de matildes” veio a informação que já está na mão do secretário Marcio Nunes, a lista tríplice de nomes que podem assumir o escritório do IAP de Irati. O atual chefe Marcelo, não se sabe o desgaste, mas por vontade do secretário deverá deixar a chefia nos próximos dias. Dentre os nomes está um de Irati, um de Imbituva e um de Prudentópolis, “salvo melhor informação”. O Deputado Artagão já segurou o que pode, uma vez que a indicação do chefe é dele, mas agora a mudança está muito próxima de acontecer.

Recuou do aumento da água

O governo do Estado anunciou, hoje, que vai pedir a suspensão do aumento de 9,62% da tarifa de água e esgoto pedido pela Sanepar e aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar, na terça-feira (25). A decisão foi tomada após a repercussão negativa do reajuste entre os parlamentares da base do governo na Assembleia Legislativa. Na sessão de hoje, o líder do governo, Hussein Bakri (PSD), afirmou que os deputados da bancada governista são contra o aumento, pois consideram que, diante da pandemia da Covid-19, não é o momento para aumentar a tarifa.

Unindo forças

O pré-candidato a prefeito pelo MDB, em Fernandes Pinheiro, Rosene Pabis, se reuniu esta semana com o vereador Juninho e com o deputado Artagão Junior. Trataram de possíveis acordos para campanha. Juninho, que é do PSL, é sondado para ser vice de Rosene na dobrada. Mas uma informação pode mudar todo o destino das eleições. Uma reunião do PSL que teria ocorrido na quinta-feira (27), teria a presença do ex-prefeito, Oziel Neivert, que estava em momento sabático. Será que vai voltar à política?

Data definida 

A convenção dos partidos aliados ao prefeito Junior Benato, em Inácio Martins, já está marcada. Será no dia 12 na Câmara de Vereadores. Os partidos DEM, PT, PV e PSD se reúnem para homologar a candidatura de Junior Benato a prefeito e Klevinho Perússulo a vice. A convenção será presencial, respeitando os limites de distanciamento social e higiene como também o será nas eleições.

Banda Guarany

A banda Guarany, a mais antiga de Teixeira Soares, acabou de receber uniformes novos. O investimento feito pela prefeitura busca valorizar e reconhecer o esforço dos músicos e dos aprendizes que fortalecem o nome de Teixeira Soares em outros municípios da região. O Prefeito Lula enalteceu o trabalho dos integrantes da banda, em especial, do maestro que faz a regência dos trabalhos.

Prefeitos, os principais membros de sua equipe são um ótimo contador e um ótimo advogado. Os outros cargos são complementares

Rafael Iatauro – ex-conselheito do Tribunal de Contas do Paraná

Estressado

O pré-candidato Chico Bier, ficou estressado com uma nota falando sobre a atual situação política do município de Rebouças. Bier que não conseguiu se eleger a vereador, agora, pretende disputar pelo MDB a condição de ser prefeito de Rebouças. Lamentação a parte, este pode ser o declínio da oposição e o único candidato que a represente. Esta é uma das táticas do presidente do MDB, João Arruda, em deixar vivo o partido no estado. Veja povo, onde chegamos.

Jocelito está fora

Uma discussão entre a deputada Mabel Canto e o líder do governo Hussein Bakri, se transformou no pretexto necessário para que o ex-prefeito de Ponta Grossa e apresentador Jocelito Canto deixa-se a rede massa. Mabel embora eleita pelo PSC atuava como deputada independente e no início desta semana Hussein e Mabel acabaram trocando farpas. Após o desentendimento, Mabel anunciou que Jocelito agradecia ao proprietário e apresentador Ratinho pelo espaço dado a ele na emissora, mas estava deixando a TV. Jocelito está lançando a filha mais nova como candidata a prefeita de Ponta Grossa. Segundo comentários, umas das possibilidades é que ela seja vice de Marcio Paulik, dando mais robustez a chapa.