Pilates e você
O que é Pilates? Tudo que você precisa saber.

Bruna Fernandes Cordeiro

Não é à toa que o Pilates é conhecido como método completo. Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também trabalha com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.

O método trabalha com seis princípios básicos, importantes a serem listados para nos levar até os benefícios, são eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez.

Dito isso, é fácil imaginar quais são os diversos benefícios do Pilates, irei citar algum deles: aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, melhora os desvios da coluna, trata patologias, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, diminui ou acaba com as dores, melhora a coordenação motora, auxilia a prevenção de osteoporose, promove bem-estar, melhora a postura e a resistência muscular, ajuda no controle de peso corporal, fortalece os músculos abdominais e ajuda a melhorar a respiração. Esses são alguns dos tantos benefícios que o Pilates nos trás .

Por estes ganhos citados para o corpo, o Pilates pode ser usado como tratamento para dores crônicas, problemas associados a má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e a perda de peso.

Para quem nunca praticou, os exercícios de Pilates surpreendem pela suavidade de seus movimentos. A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, a partir dos sete anos de idade, desde atletas de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida, crianças, gestantes e deficientes também podem praticar.

Por exemplo, mulheres com prótese de silicone podem fazer exercícios sem nenhum tipo de restrição, a não ser que a cirurgia de mamoplastia de aumento tenha sido realizada recentemente. Neste caso, é preciso aguardar certa de três meses para o retorno a atividade física. Por isso, sempre procure um profissional qualificado para atendê-lo.