Confidencial
Papo Confidencial

Justiça com a Diva 

O prefeito Rodrigo Solda recebeu o vice-governador, Darci Piana, para um almoço antes da entrega de 48 casas em Rio Azul. Além dele, estiveram o deputado estadual Alexandre Curi, o presidente da COHAPAR, Jorge Lange, dentre outros. O almoço serviu para estreitar as relações com o vice, que representou o governador Ratinho Junior no evento. Na oportunidade, Rodrigo já solicitou a Piana mais recursos para fazer justiça com a Vila Diva e ampliar a pavimentação no outro lado da vila.

Discurso afinado

No seu discurso, o prefeito Rodrigo Solda aproveitou para lavar a alma perante à população. Num bom discurso, ele mostrou o que a sua oposição está fazendo para dificultar o seu governo. O clima de adversidade, criado pela oposição, foi para dificultar o projeto das casas que estão sendo entregues. Além de agradecer o deputado Alexandre Curi que defende o município, Rodrigo enalteceu os quatro vereadores, Tchetcho, Zerico, André Duczanoski e Cesar que defendem os bons projetos do município na Câmara.

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olha para os homens que tem a sua volta” 

Nicolau Machiavel, Filosofo Italiano

Na SEIL 

O comunicador e ex-vereador, Sidnei Jorge, o Sidão, trocou a prefeitura de Irati pelo Estado. Ele foi nomeado na pasta da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), em que é titular da pasta o deputado federal, Sandro Alex. No mandato de Jorge Derbli, Sidão foi secretário de Assistência Social e, na atualidade, era de Comunicação. Segundo dizem, a nomeação era compromisso político, uma vez que, ele foi coordenador da campanha de Ratinho Junior na região. Nos bastidores comentava-se que o cargo seria na Casa Civil, mas foi Alex que honrou a indicação. A sua atuação deverá ser na região. Sidão já ocupou o cargo de Chefe do Escritório da Família no governo Richa.

Acumulando

  Quem vai acumular o cargo da  comunicação será o secretário de Segurança Luiz Carlos Ramos, o “Bolinha”.

Ele estará interino a partir desta sexta. Informações de cocheira dizem que Luiz deve terminar algumas tarefas na pasta de Segurança e dedicar-se apenas a comunicação. Ainda mais que a eleição se aproxima e o prefeito Jorge Derbli tem muitas obras que estão acontecendo no município e a população precisa saber. Será que Bola vai deixar a pasta da Segurança para outra pessoa assumir?

 

 

Desgaste

A informação errada que o vereador Nivaldo Bartoski (PSDB) (Tucho), deu na tribuna da Câmara na última sessão anunciando que o jovem Ramon Zofiak, que está desaparecido, estaria morto causou constrangimento a família. Os comentários nas redes sociais escracharam o vereador, que já está tomando as medidas para evitar um processo, o que vai ser difícil. O fato foi tão negativo que já se fala nos bastidores que o vereador deverá se afastar até o final do ano para minimizar o desgaste popular. Um fato errado pode por a eleição no mato.

Uma foto vale mais...

Uma foto vale mais que mil palavras. Nesta semana, o secretário de finanças de Irati, Juarez da Silva, manteve um diálogo amistoso com a prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro. Como Juarez é concursado de Fernandes, a prefeita solicitou que ele se apresentasse novamente na prefeitura daquele município, tendo que deixar o cargo que exerce em Irati. Mas parece que a conversa foi boa e pelo que sabemos, até o momento, Juarez deve permanecer em Irati.

A Curtida desta semana vai para o procurador de Irati, Robson Krupeizaki, que agiu como embaixador de Irati, atuando para que Juarez permaneça em suas atividades.

O deslike vai para o vereador Tucho de Irati, que no uso exacerbado da palavra, não mediu o impacto de suas ações, causando ainda mais dor à família Zofiak.

 

Sesc/Senac 

O prefeito Jorge Derbli conversou com o vice-governador, Darci Piana, em Rio Azul que confirmou a instalação do novo prédio do Sesc em Irati, localizado às margens da Avenida José Galiciolli. Piana é também o presidente da Fecomércio e confidenciou que está nas fases finais de projeto, e em breve deverá ser anunciada a construção. O Sensc/Senac está com muitas obras no Paraná, o que deixou o processo um pouco mais lento.

Três candidatos

Em Prudentópolis, o caminho está crescendo para ter no mínimo três candidatos para disputa eleitoral a prefeito no próximo ano. O vice de Adelmo, e prefeito em exercício, Osnei Stadler (DEM), o presidente da Câmara, Jaison Kuhn (PV), e Irajane Santidno (PRB). Mas ainda tem outros candidatos como Divo, que nunca perde de disputar uma eleição. Se quando a situação era ruim já tinha muitos candidatos, imaginem agora.

                                  “180”

É o número de casas que Rodrigo Solda pretende construir em seu primeiro mandato em Rio Azul.

Ouvir para melhorar 

O secretário de educação do estado do Paraná, Renato Feder, esteve em Irati nesta quinta (17). Na Câmara de Vereadores de Irati ele falou aos diretores, secretários municipais de educação e prefeitos. Didadicamente, ele veio mostrar os planos para mudar a educação no Paraná. Ele abriu a palavra a todos os diretores que puderam fazer suas reclamações e ponderações sobre as necessidades dos professores e das escolas. Uma atitude ousada que abre o diálogo para melhorar a educação.