Pilates e você
PILATES E EMAGRECIMENTO

 

A preocupação com o peso corporal é algo muito recorrente nos tempos atuais. Não o que envolve a autoestima, mas, principalmente, a qualidade de vida e a saúde. Por isso, nesse texto vamos abordar o Método Pilates no Emagrecimento!

As doenças crônicas começam de forma silenciosa e os hábitos da vida moderna tem, de certa forma, facilitado a carga genética que cada pessoa traz consigo. A facilidade das comidas prontas, refeições rápidas, pouco tempo de descanso, horas a mais de trabalho e pouco espaço para se preocupar com si próprio tão ajudam no aumento dos riscos.

Entretanto, com o crescimento dessas doenças, a procura pelos hábitos saudáveis como, por exemplo, mudanças na alimentação e na prática de exercícios, está aumentando tanto nos jovens quanto nos idosos. E percebemos que os famosos quilinhos a mais preocupam não somente a parte estética como também a saúde, por isso o Pilates no emagrecimento vem crescendo.

Dentre os objetivos está o alívio de dor, melhora na postura e ganhos de mobilidade e/ou flexibilidade, muitos alunos desde os iniciantes até os praticantes do método Pilates questionam se a prática do método tem eficácia para a perda de peso

Sair da sua zona de conforto já é um começo, praticar uma atividade física que te dar prazer já é motivador e estar aliado a um profissional que conheça seus objetivos e faça um planejamento baseado neles é essencial, seja quaisquer a atividade escolhida.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DA PERDA DE PESO?

A perda de peso pode acontecer através do aumento do gasto calórico pelo exercício e/ou pela diminuição da ingestão de calorias pela dieta. A famosa frase “nós somos o que comemos” não fica tão figurativa nos tempos atuais, pois muito do que ingerimos pode se transformar em calorias ruins para o nosso organismo que permite o acúmulo de gordura e ganho de peso.

 

 

PILATES NO EMAGRECIMENTO

Ter hábitos alimentares saudáveis, praticar atividade física, beber mais água, cuidar da sua mente e organizar seu dia estão entre as recomendações mais comuns.

E por que uma atividade física que cuida da mente e do corpo não poderia oferecer o “benefício” do Pilates no emagrecimento? Tenho me questionado como diferentes atividades não poderiam realizar o mesmo processo. Segundo Joseph, “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz. ”

Levando em consideração que o Pilates é uma prática que trabalha a musculatura profunda do corpo, é necessário um maior gasto energético para ativar a musculatura necessária, auxiliando, assim, na perda progressiva de peso.

 

 

Quando acionamos o Power House, estamos interferindo na gordura abdominal (ou visceral), onde se há o maior acúmulo de adipócitos do corpo humano. Comprovando mais uma vez uma das frases mestre Joseph: “Poucos movimentos bem feitos e realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica. ”

O método atua de forma global e envolve vários grupos musculares ao mesmo tempo, dentro desse contexto, a metodologia desenvolvida por Pilates pode ser eficiente sim para o processo de emagrecimento.

 

  Fonte: Group Voll Pilates