Renovando a política

Política de boa vizinhança

Foto: Nilton Pabis

O prefeito Celso Kubaski (Cidadania) foi o primeiro a fazer a política de boa vizinhança e visitar o prefeito Jorge Derbli (PSDB). A visita foi na terça-feira (17) e foi em um clima muito descontraído, como não podia deixar de ser. Kubaski é natural de Irati o que faz com que a relação com o município seja estreita.

Prefere o CIS

A prefeita reeleita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Chuck (PSD), afirmou esta semana que pretende pleitear a presidência de uma das instituições que agregam os municípios da região, a AMCESPAR e o CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Mas segundo ela, o interesse seria no CIS, pela condição administrativa que oferece e teria mais o seu perfil.

Acima de 1.000

O presidente da Câmara, Nei Cabral (PV,) quebrou o paradigma de que o presidente da Câmara do último biênio não se elegia. Trabalhou direitinho, fez a lição de casa e ter colocado o nome à disposição para vice evidenciou o seu nome. Mas foi o trabalho que o ajudou a conseguir a votação de 1.029 votos. Ele foi o único que passou da casa dos mil. Seguido da Tere da Anapsi, com 967, e Hélio de Mello, com 918 votos.

 

Pela primeira vez

Embora 70% dos vereadores sejam renovados na Câmara de Irati, apenas dois terão função legislativa pela primeira vez. Tere, e Batatinha, que foi uma das maiores surpresas da eleição passando de voto até de Ronaldão. Os outros, já exerceram o cargo de vereador, ou suplente, pelo menos. A composição da próxima mesa diretora também será interessante, uma vez que, existem cinco partidos na Câmara (PSDB, PV, MDB, PSC e PSD) e a mesa precisa de quatro.

Renovou mais de 90%

Apenas Dirceu Camargo, do PSD, foi reeleito em Imbituva. Ele ficou como segundo colocado em votos. Por primeiro, está Lisoel de Almeida (DEM), do Incra, com 712 votos. A Câmara de Imbituva passou por um processo interessante de renovação. Dos 11 vereadores, 10 não voltam para o cargo com uma renovação de mais de 90%. Élcio Galvão que é suplente não estava na conta. Ainda, a Câmara manteve uma mulher entre os vereadores. O interessante é que nove partidos estão representados, sendo que o PSD e DEM fizeram dois vereadores cada. Os outros partidos, (PSL, Cidadania, PSC, PSB, Pode, PP e PSDB), cada um fez um.

Gerônimo!!!!

Teixeira Soares, a Câmara foi renovada em 55%. Dos nove vereadores, cinco permaneceram. Mas foi Gerônimo Tasior (Podemos) que foi a ponteira nas urnas com 340 votos, uma surpresa para muitos. Fifo (PV), Erminho Vital (PSD), Juca Salapata (PSB) e Marcelo Acordi (PSC) e Zé do Baratão já estavam na casa. Gerônimo, Inês Ferreira (PROS), Edson Ror (PSDB) e Carlinhos Gorte (PP) são os novatos. Mas Gorte já foi vereador em outros mandatos anteriores.

Maior bancada

Em Inácio Martins, o PSD fez a maior façanha na Câmara de vereadores. Eles elegeram quatro vereadores, sendo o novato Ismael o mais votado. Mas a Câmara foi renovada 55%. São novatos o Ismael (PSD), Dr. Júlio e Professor Élcio do PV, e Marino e Professor Prestes ambos do PSB. Mas Marino já foi vereador em outro mandato. Foram reeleitos Bello, Dimas e Jorge (PSD), e Laureci que está filiado ao Podemos. Pelo quadro da Câmara já podemos afirmar que o prefeito tem a maioria de seis vereadores.

Começou a outra correria

Em virtude de as eleições saírem em novembro, o espaço para as articulações para assumir a presidência das Câmaras já está acontecendo. Embora se saiba que é sempre na última hora que os votos se definem, as conversas já estão prosseguindo, principalmente, onde o placar ficou mais apertado. Muita energia para conquistar a tranquilidade por dois anos. Depois é tudo novamente.

É penta

O prefeito Luiz Everaldo Zak (PSD) foi reeleito para o quinto mantado. Ele é o único prefeito da região a conseguir esta façanha. Se elegeu, originalmente pelo PT, e agora, fará seu quinto mandato pelo PSD. Fábio Chiqueto (PROS) vice de Zak acumula quatro mandatos de vereador e três de vice prefeito. A dobradinha Zak e Fabio acontece pela terceira vez, outro fato inédito na região.

Renovou 5

A Câmara de Rebouças renovou cinco vereadores, dos nove da casa. Joaozinho (PDT), Bepinho (PSL), Claudemir (PSC), Marcia Freitas (PROS) ainda não tiveram experiência na Câmara. Jader já foi vereador anteriormente. Mesmo com a dança das cadeiras, duas mulheres foram eleitas. Betinha (PSD) a atual presidente e Marcia. O PROS foi o partido com mais cadeiras na casa, três.

                                                                13

As mulheres voltam ao cenário político regional ocupando cargos. São nove na vereança e duas no executivo.

Transição

Poucos municípios da região Sudeste (Amcespar) terão que realizar transição de governo. A prefeitura muda de mão apenas em Imbituva e Rio Azul. Guamiranga, ainda está sob judice e não tem prefeito anunciado. Mesmo assim Chiaradia que tem sua candidatura sob judice apresentou um pedido de transição. Em Imbituva, Kubaski esteve com o prefeito Bertoldo esta semana, mas disse que a transição deve acontecer no mês de dezembro.

Guamiranga

O município de Guamiranga ainda continua com a situação indefinida. Aguarda-se um julgamento de liminar para então sair uma decisão do TRE. Marco Chiaradia venceu a eleição por seis votos de diferença, mas concorreu sob judice uma vez que estava inelegível. O juiz eleitoral não homologou sua candidatura e Marco recorreu ao TRE. Aguarda-se para os próximos dias a decisão. A situação é indefinida e não há transição.

Placar positivo

O governo Ratinho Junior foi bem nas eleições da região da Amcespar. O PSD venceu em seis cidades. O DEM venceu em Prudentópolis e ainda não há decisão em Guamiranga. O Cidadania venceu em Imbituva e o PSDB em Irati. Na região, até o momento o governo foi contra apenas em Irati, onde perdeu. Em Guamiranga, não ouve posicionamento.

Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele. -Martin Luther King

Sem chaminé

Foto: Patrícia de Paula

A Centro Universitário Campo Real anunciou, na manhã da quinta-feira (19), os nove cursos que compõe o primeiro vestibular do campus de Irati. O prefeito Jorge retomou o discurso da indústria sem chaminé, em virtude dos empregos e renda que a vinda da instituição gera. A universidade comprou e está reformando o antigo colégio Sagrado Coração de Jesus, em Engenheiro Gutierrez, que vai manter sua arquitetura original. Com o investimento, o prefeito já observa que deverá fazer investimentos no bairro como pavimentar a ligação Lagoa – Riozinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.