Rodrigo Declina

Rodrigo Declina

O ex-prefeito Rodrigo Hilgemberg (DEM) anunciou na reunião do partido acontecida na última quinta (10), que não disputará mais a indicação de vice prefeito na chapa de Jorge Derbli. Rodrigo era a indicação do DEMOCRATAS na coligação a executiva. Ele alegou que por estar muito tempo afastado da política, acabou sobrendo uma grande pressão familiar para que não entrasse na disputa. Mas ainda na semana passada, ele teve uma conversa com Felipe Lucas, que deverá ser vice de Emiliano Gomes. Rodrigo e Felipe tiveram trajetória política junta. Mas ele deixa seu DNA na política. Seu filho, Leopoldo Hilgemberg (muito parecido com o pai), deverá ser candidato a vereador pelo DEM. E quem conhece o Rodrigo sabe que ele não colocaria o filho em mato que não conhece.

 

 

Mas ele não estava sozinho

O ex-prefeito disputava a indicação com o PV, partido que ao longo da gestão se aproximou do prefeito Jorge e foi construindo o cenário ideal para indicar o vice. Nomes fortes foram vindo para legenda como Carlos Rolim de Moura da ala evangílica, o médico Eugênio Mazepa que representa os médicos e a etnia ucraniana, Ticão Prado, empresário, Nei Cabral, vereador presidente da Câmara. Mas a busca por um perfil que completasse o prefeito fez com que o nome do vereador Helio de Mello crescesse nos últimos dias. Residente do interior e com boa entrada no setor educacional, ele soma o discurso do homem do campo a realidade do educador. Mas política é política, e isso não quer dizer que ele seja o vice. Mas tudo será esclarescido na segunda, data da convenção dos partidos aliados.

 

É Josué é o primeiro candidato

O MDB, o PTC e o Republicano aclamaram Josué Hilgemberg e Caetano do Leite como candidato a prefeito e vice em Irati. A rápida convenção aconteceu na Câmara Municipal de Irati, na noite da quinta (10).  Com proposta de geração de emprego e renda e valorização de Irati, Josué, que é advogado criminalista, colocou como meta de gerar nada mais, nada menos que 5000 empregos em Irati nos proximos quatro anos. O nome do vice é uma pessoa que conhece todas as demandas do interior.

No fechamento, é Josué, ainda conseguiu aglutinar o Republicano. Inicialmente, o Republicano indicaria o vice de Ico Ruva (PSL), mas como assim é na política, não sentiram o apoio da esfera estadual e decidiram “juntar” com a coligação do MDB que agora tem três partidos no núcleo: MDB, Republicanos e PTC. Segundo Josué, foram os mesmos ideais e as mesmas vontades que uniu os partidos. Josué acredita que outras legendas podem ser somadas a ele até o dia 15.

Oziel não vai

O ex-prefeito de Fernandes Pinheiro, Oziel Neiveth (PSL), anunciou que não será candidato a prefeito como se especulava.  A oposição terá o nome de Rosene Pabis (MDB) como candiato a prefeito e o nome do vice poderá vir de uma escolha de três vereadores: Juninho, Queila e Cícero. Por outro lado, a prefeita Cleonice Chuck, que vai disputar a reeleição pelo PSD, terá a reedição da chapa com Fabio Jacomel de vice.

Chegar a 100% 

O prefeito Jorge Derbli e o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, receberam em Irati o presidente da Sanepar Claudio Stabile. Derbli colocou ao presidente a meta de atingir 100% de rede de esgoto na cidade, sendo uma das poucas do Paraná a ter este índice, além da ampliação da rede de água no interior. Já Junior Benato, pediu a ampliação da rede de tratamento de esgoto na cidade que precisa de muito investimento. O presidente veio acompanhado do deputado Artagão Junior.

Ainda não anunciou

A convenção do PSL e outros nove partidos (PSDB,DEM,PROS,PP,PTB,PDT,SOLIDARIEDADE, PSC E PATRIOTAS) de Rio Azul será no domingo às 15h no Centro de Eventos Martins. O local escolhido foi para manter distanciamento e as exigências no combate à pandemia. Rodrigo Solda não antecipa o nome do vice e disse que as negociações prosseguem e apenas na convenção será anunciado. Contra ele deve ser oficializado Leandro (PSD) e Jair Boni (PSD).

Mais experiente 

Guamiranga pode ter um dos prefeitos mais vividos do estado. Angelo Machado (DEM), aos 81 anos, confirmou sua candidatura tendo como vice o empresário e novato na política, Vilmar Cirvinski, da mesma legenda. Machado mostrou que idade não é sinônimo de estar parado no tempo e inovou sendo a primeira convenção Drive-In na nossa região e buscando um nome novo na política.

Estranho

Por outro lado, percebemos o afastamento da Família Fenquer do jogo político. A poucos dias a ex-prefeita, Telma Fenquer, (PSDB), era cogitada como vice de Marcos Nass da mesma legenda. “Informações de Cocheira” contam que o vice de Nass deverá ser João Francisco Pontarolo, do PSC, se a documentação do partido assim o habilitar. Ainda, outros dois candidatos devem compor o jogo. Macros Chiaradia (PSL) e Vital.

Mudou os ares em Inácio

Com a liberação de Fichas Sujas para poder concorrer a esta eleição os ares mudaram em Inacio Martins, cidade serrana da região. Lembram do Lauri Setrinski. pois é, ele pode ser o vice do padre Marcos Melek (PSB) que já esta afastado e pronto para disputa. O ex prefeito Marino Kutianski provavelmente sai a vereador. De quebra o PSC pode lançar Douglas Pasqualin para prefeito mudando o perfil das proximas eleições. No sábado Junior Benato (PSD) e Klevinho (DEM), serão formalizados como candidato. No domingo, é a vez do padre ser oficializado como candidato.

PCdoB tem vice do PT?

A esquerda em Irati está buscando se aglutinar. O Partido Comunista do Brasil (PSdoB) que terá João Dreminski como candidato a prefeito, terá como vice uma mulher vinda do PT, Claudete Bassen. Nesta composição está unida a essência da esquerda que podem buscar a mesma estratégia que elegeu Odilon.

O PT Contesta

Mas a executiva do PT contesta a decisão da convenção que posicionou Claudete como candidata a vice. Segundo o presidente da legenda, professor Adevino Leite, por tumultuo, a conven'ção foi considerada inconclusiva. Uma outra esta sendo convocada para o sabado onde a execudtiva deve aclamar Osvaldo Zaboroski e Adevino como candidato a prefeito e vice consecutivamente. Informaçoes dão conta que os dois lados do PT que esta rachado defendem suas candiaturas agora na esfera estaual onde buscam a definição de quem deverá ser o candiado. Que lambança!

Ainda não

O PDT, que é considerado menos esquerda, não anunciou o candidato a vice. Eles teriam anunciado Rafaela como candidata a prefeita pela legenda. Segundo informações de “cocheira”, os candidatos a vereador desta sigla já estão buscando “asilo” em outras legendas com candidatos a prefeito com maior expressão.

PSL namora o Patriota

O PSL de Irati namora o Patriota. Ico Ruva, que deve ser o candidato a prefeito pela sigla, teria Tino Santini do Republicano como vice, mas o Republicano declinou. Ico foi procurado esta semana pelo secretário Sandro Alex, mas não houve conversa. Pelo menos até o fechamento da edição. Isso dá a entender, que o namoro não acabou. Ruva afirmou, na quinta-feira (10), que em última instância o PSL pode sim sair de chapa pura.

Muller será candidato 

O ex-prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller (PP), realizou convenção na tarde da quinta-feira (10) e declarou sua candidatura. Houve muita indecisão na candidatura de Ivanor. Ainda na quarta-feira (09), uma caravana de correligionários foi até a casa de Ivanor no raiar das 6h30 com a missão de convencê-lo a entrar na disputa. Foi acordado como vide o empreasrio do ramo madeireiro e ex vereador  Admilson Pires (Pros).  Professor Fifo (PV) também disputava a vice. A coligação de Ivanor Muller será composta pelo PP, PT, SD, PSDB, PV e PROS. Podemos esperar uma grande disputa em Teixeira Soares onde os dois candidatos, Lula e Muller prometem vitória .

 

Mais um candidato

Depois da visita do deputado Felipe Francisquini e Emerson Bacil, ambos do PSL, fomentaram a candidatura de Joneval Camilo a prefeito de Imbituva pelo PSL. A candidatura pode se transformar numa vice por exemplo, mas foi posto um pouco mais de gasolina para acender o fogo da disputa eleitoral de Imbituva. No próximo sábado (12), o Cidadania de Celso Kubaski abre a convenção para decidir a chapa. Kubaski tem preferência pelo Pastor João do PSB, que já foi de vice. Mas está aberto a negociações com outras legendas como o Podemos do vereador Zaqueu. Por outro lado, o vice de Geraldo Rocha (DEM) ainda não foi anunciado, mas deve vir do PSD e representar o prefeito Bertoldo na coligação. Nos bastidores comenta-se que o vice de Geraldo é uma missão do prefeito.

 

Mais Asfalto 

O prefeito Adelmo não deu folga para o governador nem no feriado. Ele esteve em uma agenda na terça-feira (8), com o governador Ratinho Junior e com o presidente da ALEP, Ademar Traiano. Na pauta ele pediu o recape da pavimentação da estrada que liga Prudentópolis a linha esperança. Para surpresa do “pidão” o governador se sensibilizou e vai incluir nos recursos do estado.

Anuncia 

O pré-candidato a prefeito de Prudentópolis Osnei Stadler reúne o DEM em convenção na próxima terça-feira (16). Ele deve anunciar como vice Evaldo Hoffman Jr (PSDB). Osnei pretende dar sequência ao trabalho do prefeito Adelmo, do qual tem o apoio integral para a eleição e gestão. Evaldo vem do PSDB, partido que Adelmo pertence. Por outro lado, comenta-se nas candidaturas de Irajane, Divo e Machadinho, mas sem confirmação. Aguarda-se as convenções para maiores informações.

Mudou o cenário

O cenário político do município de Rebouças mudou. De uma possível candidatura única do Prefeito Zak, agora tem três postulantes a vaga de prefeito. Além de Luiz (PSD), que tem Fabio Chiqueto (PMB) como vice, terá apoio dos partidos PSB e PROS, com aproximadamente 25 candidatos a vereador. Ele enfrentará uma dobrada inédita tendo o primeiro tetraplégico do estado Fabio Seidel Santos (PSC) como candidato a prefeito que terá como vice o ex-prefeito, Bepe Massoqueto (DEM). Soma-se a eles o PDT e estreitam namoro com o PSL. E de quebra, segundo informações, Chico Bier (MDB) procura um vice para fechar a dobrada, fechando a última das três candidaturas.

Viver mais Paraná 

O presidente da Cohapar, Jorge Lange, confirmou à equipe da Folha de Irati que as obras do programa “Viver Mais Paraná” deverão ter início nos próximos dias. As 40 unidades que são destinadas à terceira idade serão construídas em poucas cidades do estado, dentre elas Irati e Prudentópolis, onde as obras recém começaram. Em Irati, elas serão construídas próximas ao parque São João, na Vila de mesmo nome.

96%

Irati tem índices de captação de esgoto de cidade europeia

Segue o Jogo

Até então segue o jogo de que o PSD de Emiliano Gomes deve ter o Cidadania de Felipe Lucas como vice. Ainda, se soma a eles o PSC que também orbita na família Lucas. Em Rebouças, na vinda do governador Ratinho Junior, eles assumiam posturas de candidatos. A convenção de ambos será dia 15 às 16h45 na Peixaria Camilo. Buchichos de “bocas de Matildes” contam que o vice ainda poderia ser o Ico, coisa que eu duvido. Felipe Lucas já está com ar e vontade de campanha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.