Confidencial
Transições e avanços

Cumprimentado

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) ainda está recebendo vários cumprimentos referente à vitória das eleições. Esta semana ele recebeu correspondência da Yasaki, parabenizando e desejando sucesso. A Yazaki é uma empresa japonesa que é um marco na geração de emprego em Irati. Isso mostra que o prefeito está construindo um link importante com o setor de geração de emprego e renda.

Mudanças

O prefeito Jorge Derbli promete mudanças para o próximo mandato. Mas algumas mudanças estão acontecendo agora. Claudio Adão que ocupava a Secretaria de Segurança pediu exoneração do cargo no início desta semana. Derbli vai extinguir a Secretaria de Segurança e sua estrutura passará a ser apenas no gabinete ou administração. Mas a Guarda e o Iratran serão comandados por um chefe de departamento, provavelmente.

Celso anuncia dia 15

O prefeito eleito Celso Kubaski de Imbituva já fez uma visita cordial ao prefeito Bertoldo Rover e combinaram que a transição deverá acontecer a partir do dia 15 de dezembro. Celso Kubaski informou que deverá anunciar nesta data o seu secretariado e primeiro escalão, iniciando pelos secretários. Kubaski ainda afirmou que até lá os nomes escolhidos não devem ser divulgados.

Lee pode sair?

Muitos comentários vêm neste período pós eleitoral. Alguns com fundamento, outros apenas ficção. Um dos comentários a respeito do chefe do Ciretran que pode perder seu cargo devido seu posicionamento nas últimas eleições municipais. Teria até nomes circulando nos bastidores como interessado. Mas a indicação da chefia do Ciretran é de tutela do deputado Artagão Junior. Vamos ver como isso se comporta para frente. Vamos aguardar.

Ternopil

O Prefeito eleito de Prudentópolis, Osnei Stadler, foi outro que recebeu felicitações. Mas estas vieram na Ucrânia, mais especificamente de Ternopil, cidade irmã de Prudentópolis. O Prefeito de Ternopil, Serhii Nadal, felicita Osnei pela vitória da eleição municipal. Serhii diz estar alegre por ter conhecido Osnei pessoalmente em 2019 durante a visita em Prudentópolis e convida-o a visitar Ternopil no próximo ano.
Finalizou dizendo: “Desejo a você e ao povo de Prudentópolis boa saúde, superação da pandemia e maior crescimento econômico da cidade e a implementação de seus planos”.

Erramos

Na edição nº 1630, na nota “Maior Bancada” onde está escrito Professor Prestes, leia-se João Prestes. Desculpem a nossa falha.

Agora é a presidência

Em virtude de as eleições saírem em novembro, o espaço para as articulações para assumir a presidência das Câmaras são mais dinâmicas e já estão acontecendo. Embora é sabido que é sempre na última hora que os votos se definem. As conversas já estão prosseguindo, principalmente, onde o placar ficou mais apertado. Muita energia para conquistar a tranquilidade por dois anos.

Telespectador

O presidente Nei Cabral(PV) está mais para telespectador, no que se refere a presidência da Câmara no próximo mandato. Nei fez uma grande votação e como é presidente neste biênio tem-se dúvida se poderia ser ou não candidato novamente, mesmo sendo em outro mandato. Mas tem mais gente interessada como Ronaldão, e Nato Kffuri, ambos do PSD, dentre outros. Outra alternativa seria Hélio de Mello (PV) que já passou pela presidência.

Garantiu

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz (PSD), e a vice Juliana Belinoski, anunciaram junto a liberação de R$ 700 mil para a implantação da empresa Kadesh no município. Mostra que a administração não para. A liberação foi feita via SEDU com o apoio do secretário Ortega e do deputado Alexandre Curi. Este recurso será utilizado na infraestrutura do parque industrial.

Assista ao vídeo:

 

Transição

Poucos municípios da região Sudeste (Amcespar) terão que realizar transição de governo. A Prefeitura muda de mão apenas em Imbituva e Rio Azul. Guamiranga ainda está sob judice e não tem prefeito anunciado. Mesmo assim Chiaradia que tem sua candidatura sob judice apresentou um pedido de transição. Em Imbituva, Kubaski esteve com o prefeito Bertoldo esta semana, mas disse que a transição deve acontecer no mês de dezembro. Em Prudentópolis, Osnei é sequência de Adelmo, portanto a transição é branda.

"Você tem inimigos? Bom. Significa que você brigou por algo, alguma vez na vida." - Winston Churchill

Única com 2º turno

Ponta Grossa está mesmo chamando atenção no Paraná. Além de ter duas mulheres no segundo turno disputando a Prefeitura, PG é a única cidade no Paraná onde as eleições prosseguiram. Como não bastasse isso, o Paraná Pesquisa divulgou no dia 21 uma pesquisa onde aparecem as duas mulheres tecnicamente empatadas, com Mabel Canto (PSC) meio ponto na frente da Professora Elizabeth (PSD). A Eleição é domingo dia 29.

Refis Estadual

A ALEP aprovou por unanimidade na segunda (23), projeto de lei de apoio às empresas paranaenses para abrir um novo Refis para empresas do estado afetadas pela pandemia. O deputado Hussein Bakri afirmou que “essa é mais uma medida do grande esforço econômico que vem sendo feito para garantir que o Paraná sofra o menor impacto

Sandálias da humildade

O ex-prefeito Claudemir dos Santos Hertel (PSC) agora vereador, por Rebouças vestiu “as sandálias da humildade” e visitou o deputado Artagão Junior (PSB). Os dois haviam se distanciado na época que Claudemir foi prefeito. A conversa foi boa e reaproximou os dois políticos e parece que Claudemir saiu da conversa admirando mais Artagão e com as portas abertas do gabinete. Nada como o tempo.

                                                       “2º”

O Paraná foi o 2º do País no ranking das unidades federativas com maior número de contratações no acumulado do ano (janeiro a outubro).