Confidencial
Troca de secretários

Troca de secretários

O secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcel de Deus, foi exonerado da Secretaria. O prefeito Jorge Derbli confirmou a informação na tarde de quinta-feira (30). Marcel que era membro da diretoria da ACIAI recebeu o convite de uma empresa para desenvolver um trabalho e aceitou a tarefa. Durante sua estada na Secretaria, ele foi elogiado pelo seu trabalho técnico, inclusive no plenário da Câmara pelo presidente Nei Cabral.

Quem assume

A pasta, que tem como meta desenvolver o setor empresarial da cidade e suas ramificações, será gerida por Samanta Regina dos Santos Ferreira. Samanta já trabalhou na Secretaria por, aproximadamente, 30 meses na gestão Jorge Derbli. Sua posse se dá a critérios técnicos, uma vez que, é turismóloga e tem o perfil de ser, como diz o prefeito, “pé de boi”. A secretária vê na sala do empreendedor, na parceria com o Sebrae e no micro credito da Fomento Paraná, importantes ferramentas para superar a crise que a Covid-19 trouxe a todos. Ainda, com isso, quem deve ganhar força também é o turismo.

De supetão 

Quem esteve na surdina visitando a pavimentação entre Irati e São Mateus do Sul foi o governador Ratinho Junior. Acompanhado do secretário da SEIL, Sandro Alex, visitaram a obra, conversaram com moradores ribeirinhos e com funcionários da empresa. O governador salientou que tiraram do papel a obra que segue mesmo com os percalços da pandemia. Na visita, estiveram apenas o governador e o secretário.

Com Covid-19

O prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda, terá agora um testemunho com propriedade. No último domingo, 26, ele informou que testou positivo para a Covid-19. Ele está de quarentena, mas passa bem. O seu vice, Renato Hrinczuk, por ter estado com o prefeito nos últimos dias, ficou de quarentena, portanto não assumiu prefeitura, mas o teste dele resultou negativo na quinta-feira (30). Como Rodrigo está bem, desenvolve suas atividades de casa e promete novidades no seu retorno.

Reformas

Os deputados, Hussein Bakri e Artagão Junior, articularam a liberação de recursos para reformas em escolas na região. Hussein articulou recurso junto a Secretaria Estadual de Educação para a escola Antônio Xavier da Silveira de Irati, e Afonso Alves de Camargo de Rio Azul. Já Artagão Junior, a pedido do vereador Hélio de Mello, pediu e foi atendido com recurso para a escola do Rio do Couro, que sofreu com vendaval.

Festa, Pinga e Foguete

O ex-prefeito de Imbituva, Rubinho Pontarolo, foi condenado a três anos e quatro meses de reclusão por ter usado dinheiro público em despesas incompatíveis. Rubinho foi prefeito na vacância do seu pai, Zezo Pontarolo, que teve o seu registro de candidatura cassado o que impediu que o vice assumisse. Como Rubinho era o presidente da Câmara, ele assumiu a prefeitura por quase dois anos, estando à frente da Prefeitura nos anos de 2009 e 2010.

7

Parece número de mentiroso, mas é a quantia de vezes que Rubinho Pontarolo cometeu o delito de se apropriar de dinheiro público

Com tornozeleira?

O Ministério Público apontou na acusação que Rubinho fazia festa com o dinheiro do cidadão de Imbituva. Segundo o MP, por no mínimo sete vezes, ele pagou casas noturnas como a Woods e motéis na região de Curitiba com o dinheiro da prefeitura, inclusive, tirando notas para cobrir as despesas da farra. Ainda cabe recurso, mas a vida política da família Pontarolo está cada vez mais enrolada. Mas Rubinho poderá cumprir o regime em casa com regras especiais. Será que é com tornozeleira?

Com Sandro Alex

O prefeito Jorge Derbli esteve com o secretário Sandro Alex, nesta semana. Ele entregou ofício solicitando a pavimentação com pedra irregular para a comunidade da Barra do Gavião. Segundo o secretário, sua família tem origem naquela localidade. Por várias vezes, contava em programas de rádio que fazia das férias que passava quando guri nas bandas da Barra do Gavião. O prefeito Derbli foi no ponto fraco do secretário.

Marasmo político

Embora estejamos em ano eleitoral, o clima não faz jus a época. Nesta semana, tudo quieto. Talvez o que esteja causando este fenômeno seja o misto da Covid-19, com falta de dinheiro e postergação das eleições. Como tudo se define nas previas das convenções, tudo ainda tem tempo para acontecer. Única novidade é que o PSD de Prudentópolis parece que não vai ter candidato. Diniz que se ensaiava para ser o candidato a prefeito declinou da candidatura segundo contam as “bocas de matildes”. No mais, tudo em silêncio.

Nei nas escolas

O presidente da Câmara de Irati, Nei Cabral (PV), aproveitou o recesso da Câmara de Vereadores para fazer uma série de visitas a todas as escolas do município. Nei foi verificar a estruturas e, ao final, levará ao prefeito uma pauta de pedidos levantados pelo presidente.

Asfalto do Califórnia

O vereador Alberto Schereda teve papel preponderante na viabilização do recurso de R$1 milhão aplicado em pavimentação no bairro Jardim Califórnia em Irati. Schereda fez o pedido a SEIL e conseguiu do secretário a obra que recupera pavimentos já deteriorados do bairro.