Confidencial
Uma semana de conquistas

Uma ação de sensibilidade

O prefeito Jorge Derbli usou da sensibilidade para colocar em prática uma grande ação voltada ao público feminino. A implantação da “Patrulha Maria da Penha” vai assistir um público que realmente precisa de atenção, as mulheres que sofrem violência. Um exemplo a ação do prefeito para cidades do porte de Irati a menor. E ainda o prefeito teve sensibilidade para atender o pedido das mulheres que se manifestavam dizendo não a violência. Talvez não é a Delegacia Cidadã que é obrigação do estado, mas é sim muito mais que a obrigação do município em fazê-la. Uma ação que envolve Judiciário, Câmara, PM e as várias ações femininas todos representados no evento. Em tempo há de se reconhecer o trabalho realizado pelo ex-secretário de segurança para a realização do Projeto. Com esta ação fica, sim, um legado para outros que virão.

Prestigiando

O prefeito de Imbituva, Bertoldo Rover, esteve prestigiando a inauguração com o prefeito Derbli. Como de praxe se emocionou e foi envolvido no processo pela presidente da OAB Sonia Mara Gerchevski, que pediu seu apoio para construção, pelo Governo do Estado, de uma Delegacia da Mulher em Irati para atender toda a região.

Desponta (Geraldo Rocha)

Mesmo em ano eleitoral a política está mais quieta que o normal. Em Imbituva, poucos ecos nos corredores, mas é notório que o vice de Bertoldo Rover, Geraldo Rocha, também do PSD, anda a passos largos no sentido de construir sua candidatura a prefeito. E como se houve nos bastidores com as maiores chances possíveis de converter isso em realidade. Geraldo pode enfrentar outros dois nomes, o ex-prefeito Celso Kubaski e Moraes, que já disputaram o pleito. Mas o peso da administração do prefeito Bertoldo Rover deverá definir a eleição.

Estranho

Mas estranho na visita do secretário da SEIL, Sandro Alex é que ele esteve em Irati e Prudentópolis e não visitou os prefeitos, Jorge Derbli e Adelmo. Ë de praxe que quando uma autoridade da envergadura de um secretário de estado venha a um município faça uma visita de cortesia ao administrador municipal. Nada de mais, apenas estranho, ainda mais que Adelmo foi anunciado apoiador de Ratinho nas eleições estaduais.

Secretario na Região

O secretario Sandro Alex (SEIL) esteve na região na semana passada. Esteve com o prefeito de Guamiranga, Ângelo Machado, fazendo junto a entrega de um ônibus para APAE. O deputado havia colocado uma emenda para a compra de uma vã. Mas como as licitações deram deserta, e até que se defina a questão da emenda, o prefeito comprou um ônibus e entregou para uso da APAE. Na oportunidade, Sandro Alex comprometeu-se com o prefeito Ângelo liberar recursos para pavimentação no município.

Sob Nova Direção

Corre nos bastidores que após um almoço que teve em Irati na quinta-feira (16), junto com o secretário e deputado Sandro Alex, se definiu o destino do PSD de Irati. A boca miúda corre que Emiliano Gomes será o nome da legenda que foi desidratada em Irati, após a saída de Evandro Roman da Sigla. Os comentários dizem que Emiliano já é o primeiro candidato contra o prefeito Jorge Derbli que é pré-candidato natural ao cargo de prefeito.

Revolta

Mas a reunião que contou com a presença do ex-secretário de Comunicação, Sidnei Jorge, já do PSD, Emiliano Gomes, do vereador Tucho Bartoski, que deve deixar o PSDB de Jorge Derbli e se agregar ao PSD, trouxe desgostos. Um deles é o do atual vice-prefeito Amilton Komntski, que apoiou Sandro Alex nas últimas eleições e não se sente mais nos planos do deputado e nem do partido. Komntski já fala em deixar a legenda como tantos fizeram.

Mais recurso

O deputado Aliel Machado esteve em Prudentópolis na última semana e anunciou R$200 mil para custeio da Saúde do município e mais recurso para equipamentos. O deputado fez menção a qualidade da administração de Adelmo e Osnei que permite a liberação do recurso com a garantia da boa aplicação dos recursos. O investimento na Saúde se deve aos bons números apresentados.

Busca e apreensão

A Construtora Triunfo S/A, que executa as obras de Irati a São Mateus do Sul, pavimentações em Irati e a pavimentação que liga a BR 277 ao Pinho de Baixo, sofreu na tarde da quinta-feira (23), um mandato de busca e apreensão movido pelo Banco Volkswagen. Foram apreendidos, pelo oficial de justiça, 21 caminhões que faziam parte do mandato. Segundo informações, a construtora está em recuperação judicial, mas está tomando as medidas para liberar os equipamentos nos próximos dias, sem que isso prejudique a execução das obras.

                                                                          “374”

                                                Número de medida protetiva em Irati

Em mulher não se bate nem com uma flor! Ainda mais com a palma da mão de um covarde” - Nei Cabral

Envolvendo atividades

O prefeito Rodrigo Solda de Rio Azul está empenhado em promover a Fest In Rio. Um dos eventos marcantes do município que está sendo retomado pelo prefeito. Segundo ele, além de atrair um grande público com a beleza natural do Parque da Pedreira, a Prefeitura está apostando em um show nacional para atrair mais público. Mas, a maior novidade é que todo o lucro será revertido para entidades que dividirão a renda do evento. Segundo Rodrigo, serão 15 entidades beneficiadas com a festa, cada uma desenvolvendo uma atividade.

Foto Flagra

O flagra desta edição foi feito durante a visita do deputado Traiano a Prudentópolis. Na foto, o funcionário realiza a limpeza da abóbada da Igreja São Josafat, que está sofrendo um processo de recuperação. Estão sendo investidos mais de R$2,1 mi para trazer a igreja quase centenária ao seu estado original.