Vila Matilde

Matilde Anciutti Pessoa nasceu em Irati, no Riozinho, em 28 de agosto de 1908, fez seus estudos em Curitiba, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, onde também aprendeu a pintura em telas e aulas de violino. Casou-se em 24 de abril de 1926, com o farmacêutico João de Matos Pessoa, este que veio de Curitiba à Irati em 1924 e montou, junto com seu colega Arion de Vasconcelos, a Farmácia Central. Dona Matilde muito dinâmica, além das atividades domésticas, fazia parte da Associação da Damas de Caridade, que disponibilizavam doações de alimentos e roupas arrecadados às famílias carentes e ao Hospital de Caridade de Irati. Matilde faleceu em 26 de junho de 1990.

No ano de 1997, a administração municipal, adquiriu de herdeiros da Família Anciutti Pessoa, um terreno de 155.288,33 metros quadrados, ou seja aproximadamente 6,5 alqueires de terra. O prefeito era Luiz Rodrigo de Almeida Hilgemberg, o governador do Paraná era Jaime Lerner e Fernando Henrique Cardoso o presidente da República.

Rodrigo contou que adquiriu o imóvel, com recursos próprios do município, pelo valor de duzentos e cinquenta mil reais. O objetivo era suprir uma enorme fila de espera de famílias necessitando de moradia, com isso, criou-se o projeto Lote Fácil. A administração abriu as ruas, fez a terraplanagem e levou rede de água para parte dos imóveis, os lotes foram disponibilizados aos mutuários pelo módico preço de R$ 10,00 mensais. Foi uma grande conquista da administração municipal, com o intuito de minimizar o problema da carência de moradias populares na cidade.

o decorrer do tempo, foram executadas, pelos próprios proprietários dos lotes, 426 moradias, criando-se assim a Vila Matilde. O nome do bairro foi em homenagem a Dona Matilde Anciutti Pessoa, matriarca das tradicionais famílias Anciutti e Pessoa. A mesma, era mãe dos herdeiros que venderam a área de terra. Anteriormente, no local, havia uma mata e alguns potreiros, onde um dos herdeiros, o “Nego João”, criava seus cavalos de corrida. A mata foi derrubada pela Prefeitura, em apenas quatro dias e, posteriormente executado o loteamento que foi desenhado e acompanhado pelo Fernando Schulumberg, conhecido pela alcunha de “Queijo”, topógrafo de carreira da municipalidade.

Na administração 2005-2008, que tinha como prefeito Sérgio Stoklos, foi adquirida pela prefeitura o imóvel da sede da Unirati, com intuito de se instalar o Instituto Federal do Paraná, importante conquista para a educação de Irati

Esse grande educandário, o Instituto Federal do Paraná (IFPR), é uma instituição pública federal de ensino, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), voltada a educação superior, básica e profissional e especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892. O Campus ocupa área de 39.000 metros quadrados e possui dois prédios, um de 1.112 metros quadrados, e outro de 2.727 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, dentre outros, o ginásio de esportes possui 1.682,74 metros quadrados de área construída e capacidade para 800 pessoas.

O bairro recebeu pavimentação com pedras irregulares, quase que na totalidade das vias. O acesso ao bairro se dá pela Rua Athis Fernandes Silva, rua essa que foi recapada pela administração Derbli, bem como está ocorrendo a total recuperação da Rua Augusto Anciutti Sobrinho com recape asfáltico, novas galerias e calçadas para pedestres. Essa via dá acesso ao Instituto Federal do Paraná e ao loteamento Cartoon. O bairro Vila Matilde é contiguo à Vila São João e à Vila Flor.

As ruas foram denominadas por nomes de antigos moradores da cidade de Irati. Alguns eram parentes dos antigos proprietários da área, tais como: João Anciutti Filho, Augusto Anciutti Sobrinho, Maria Pessoa Smolka, João Anciutti Pessoa. Também, as ruas: Pedro Koppe, Vico Teixeira, Miguel Komniski, Antonio Ditrich, Francisco Pabis, Hermes Custódio e Leontino Menon.

Com mais esse relato continuamos resgatando mais uma parte de um importante capítulo da história de Irati.

Salve a história de nossa cidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.