Cerca de 12 toneladas de lixo reciclável são trocadas por alimento no Ecotroca

O Ecotroca fomenta várias iniciativas como a coleta e reaproveitamento do lixo reciclável. Foto: Reprodução

O projeto Ecotroca chega a um ano de duração na atual gestão. O programa, que permite a troca de lixo reciclável por alimentos foi criado na gestão anterior e está tendo sequência na atual, podendo ainda ser ampliado. Cerca de 12 toneladas de lixos são trocadas por alimentos mensalmente, sendo 3500 alimentos distribuídos no mesmo período.

São quatro pontos de trocas, que estão localizados nos Bairros Fragatas, Vila Matilde, Pedreira e Vila Raquel. Cada família pode trocar 03 quilos de material reciclável por 01 quilo de alimento. O limite é de 20 quilos de alimento por família.

O investimento no projeto conta com recursos do município, sendo disponibilizados cerca de 33 produtos para a população. O trabalho é feito em conjunto com Cooperativa Coccair e a Associação Malinoski, que vem desenvolvendo os cuidados com material reciclável adquirido nas trocas.

Cerca de 3500 quilos de alimentos são distribuídos mensalmente nos pontos de troca. Foto: Reprodução

O Ecotroca fomenta várias iniciativas como a coleta e reaproveitamento do lixo reciclável, além do investimento na compra de alimentos, que são produzidos no município, através das cooperativas e da agricultura familiar. O programa também tem cunho social, onde cerca de 180 famílias têm acesso mensalmente a uma alimentação saudável, que é trocada por lixo reciclável, contribuindo também com o meio ambiente.

O secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, destacou que o programa continua crescendo e trazendo grandes benefícios à população. Para nós é uma alegria podermos chegar a um ano sem parar com o projeto. O programa tem uma séria de pontos positivos, como o incentivo aos nossos produtores familiares, que através desta ação estamos dando condições de produzirem mais. Além disso, o Ecotroca traz mais saúde para que a população tenha uma vida mais saudável, relata.

 

Comentários estão fechados.