Início da florada do pêssego traz boa expectativa para fruticultores

A coloração rosa do início da florada do pêssego já começou a tomar conta de várias propriedades no interior do

A coloração rosa do início da florada do pêssego já começou a tomar conta de várias propriedades no interior do município. Neste mês de agosto, os fruticultores de Irati já podem observar o início da do processo, que com a chegada do clima mais quente deixará os frutos prontos para serem consumidos.

Os produtores iratienses estão animados já que a florada não atrasou e em alguns casos chegou de maneira antecipada, devido ao clima um pouco mais quente durante o ano.  A expectativa é que as variedades que são cultivadas estejam prontas para a tradicional Festa do Pêssego, nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, no Parque Aquático.

A equipe da Secretaria Municipal de Agricultura esteve visitando uma das propriedades para observar a florada. Foto: Divulgação

Os produtores iratienses estão animados já que a florada não atrasou neste ano. Foto: Divulgação

Em Irati são em torno de 30 produtores da fruta, onde cerca de 15 comercializaram seus produtos na última Festa do Pêssego. De acordo com o produtor do Rio Corrente, Geraldo Machinski, a expectativa para a colheita e muito boa. Estamos com o pêssego coral, e a florada está muito boa, vigorosa, uma flor sadia. A gente espera que seja um bom fruto para a festa que será em dezembro. Temos uma boa estimativa para colheita este ano, comenta.

Para o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, a expectativa para a produtividade da fruta é para que seja uma das maiores safras dos últimos anos, Até o momento é umas das melhores floradas, a expectativa é de grande safra, só necessita de um período de chuvas para concretizar uma grande produção. Os produtores estão animados com o andamento do processo, comenta.

O engenheiro agrônomo da Prefeitura de Irati, Antonio Sidnei Martins, também visitou os produtos, e avaliou os pêssegos produzidos. Esse ano estamos com uma boa florada no pessegueiro. E está antecipada em relação aos outros anos. O tempo estava mais quente e isso fez com que as plantas iniciassem um processo de florescimento, em pelo menos, dez dias antes do período normal, disse.

Com esse resultado positivo das plantas, Martins acredita que os frutos serão de ótima qualidade na festa. Estamos tendo um tempo seco para as plantas isso é bom, em relação a não ter plantas com doenças. Então esperamos que ocorra uma boa temporada e uma excelente produção esse ano, com frutos de muita qualidade, explica.

Segundo o engenheiro agrônomo a variedade está em PS 10/711, que é um pêssego branco, com um tamanho bom e firme. A expectativa é que a brotação seja excelente e a florada bem intensa.