Aplicativo 190 começa a funcionar em unidades da Polícia Militar da região de Irati

Para facilitar a comunicação entre a Polícia Militar e toda a população, incluindo pessoas que possuem limitações físicas e não conseguem pedir atendimento por ligação telefônica, a Polícia Militar do Paraná e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), criaram o aplicativo para acionamentos de emergência, não tendo a necessidade de ligação telefônica para o 190 para solicitar atendimento.

Nesta semana o aplicativo passará a funcionar para dar atendimentos às ocorrências da área dos Campos Gerais, incluindo a 8ª CIA Independente, sediada em Irati.

COMO FUNCIONA

Os usuários já podem baixar o aplicativo gratuitamente, devendo cadastrar todos os seus dados pessoais para poderem fazer a utilização desta facilidade. O aplicativo permite que informações, como fotos e vídeos, sejam compartilhadas com a polícia, para melhor atender tal solicitação. Além disso, há a possibilidade de, via chat, o policial entrar em contato com o solicitante para obter melhores informações acerca daquela ocorrência repassada.

APLICATIVO 190 TRAZ AS SEGUINTES INOVAÇÕES:

– inclusão de fotos e vídeo na ocorrência;

– tradução em libras;

– avaliação do atendimento prestado pela equipe policial;

– troca de mensagens entre a central e o solicitante, para obter mais informações acerca da ocorrência;

– recebimento dos dados do boletim de ocorrência no próprio APP;

– acompanhamento de todas as solicitações anteriores, bem como os respectivos desfechos;

– multiplataforma, Android e IOS;

Para baixar é fácil, basta acessar o link do Google Play abaixo, ou pesquisar por 190 PR.

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pr.celepar.sesp.emgpr

EM UM ANO, APLICATIVO 190PR TEM MAIS DE 17 MIL USUÁRIOS

O aplicativo 190 PR, plataforma da Polícia Militar pioneira no Brasil em possibilitar o acionamento de emergência sem ligação telefônica, já possui 17,3 mil usuários em todo o Paraná. A Polícia Militar recebeu 6.584 solicitações, todas atendidas com orientações ou com despacho de uma viatura para o local da ocorrência.

O balanço de um ano mostra ainda que o aplicativo já está presente em 117 municípios do Estado e, em breve, vai alcançar todas as regiões do Paraná. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pelo Comando da PM.

Desde que o aplicativo começou a funcionar, em outubro de 2018, houve 3.930 acionamentos somente na Capital. A Região Metropolitana concentrou 1.838 demandas, principalmente em Colombo (359), Araucária (335), Almirante Tamandaré (252) e Pinhais (229).

Os casos de perturbação de sossego, que empenham grande parte da atenção da PM, foram os que mais demandaram atendimento pelo aplicativo, com 5.163 acionamentos.

Abordagem de pessoas suspeitas (255), infrações de trânsito (219) e lesão corporal – violência doméstica (186) também foram as naturezas criminais que mais solicitaram a PM pelo aplicativo.

O balanço confirma a eficiência e a confiança na população ao saber que receberá o atendimento de maneira célere. A média de ligações ao 190 caiu aproximadamente 13% em Curitiba e Londrina após a implantação do 190 PR. Segundo o capitão Claudio Prus, integrante do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), as pessoas têm optado pelo aplicativo cada vez mais.

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