Bombeiros demonstram técnicas de resgate vertical em Irati

Entre as técnicas utilizadas pelos bombeiros teve o rapel – processo de descida com a ajuda de corda. Foto: Osmair

Entre as técnicas utilizadas pelos bombeiros teve o rapel – processo de descida com a ajuda de corda. Foto: Osmair Turko

Em comemoração aos 70 anos do Corpo de Bombeiros de Irati, o Subgrupamento realizou na tarde de sábado (20), técnicas de resgate vertical, mostrando para a população que o trabalho da corporação vai muito além de combater incêndios. O simulado aconteceu em um prédio localizado no prolongamento da Rua 19 de Dezembro, no centro da cidade.

Além de realizarem um demonstrativo, a oportunidade também serviu para treinar técnicas que não são comuns de ser utilizadas, mas que não podem ser descartadas. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitão Jorge Augusto Ramos, muitas ocorrências dependem desses conhecimentos. Mostramos aqui casos de salvamentos, de pessoa com dificuldade de sair da edificação ou presa do lado externo, explica.

Entre as técnicas utilizadas pelos bombeiros teve o rapel – processo de descida com a ajuda de corda – o que chamou bastante a atenção de quem acompanhou. São técnicas difíceis, além dos bombeiros é raro o profissional que faça. Com essa demonstração lembramos a comunidade que treinamos para isso, que com o apoio da população temos materiais adequados para esse tipo de ocorrência e o simulado também nos propicia treinar para fazer, ressalta.

Segundo o comandante, o preparo é sempre realizado pensando nas possíveis ocorrências que exigem o resgate vertical, como em cachoeiras, penhascos, prédios, nestes principalmente por profissionais da construção civil ou limpeza, além de casos com suicidas. São situações de alta letalidade, que se não atendidas, possivelmente terá desfecho trágico, com morte ou ferimentos graves, expõe.

O capitão Jorge Augusto fala que também há uma crescente na cidade no número de prédios, o que faz aumentar os riscos. Cresce o perigo para trabalhadores das construções e depois para usuários desses edifícios. Precisamos sempre estar preparados, acrescenta.

Além dos demonstrativos de resgate vertical, na tarde de sábado houve a oportunidade para crianças e pessoas que quisessem percorrer algumas ruas da cidade no caminhão de combate a incêndios do Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAÇÃO

Para comemorar 70 anos, o Corpo de Bombeiros de Irati segue até dezembro com uma série de atividades. Entre elas, visitas em escolas, com intuito preventivo, e os simulados, que mostram para a população um pouco das atividades desempenhadas no cotidiano dos profissionais.

Neste próximo sábado (27), às 15h, acontece um de combate a incêndio com fogo, na área onde futuramente será o Parque Aquático da Vila São João. Já no sábado (4), também 15h, instruções de resgate veicular e atendimento pré-hospitalar, no Parque Aquático do Rio Bonito. A população é convidada a assistir.